Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601
Resumo: Resumo: O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico. Além disso, vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da Educação Infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretados de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etária
id CAMP_0bd6b127efb1fb98c6a485d517ed8c01
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363192
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantilLet’s play circus : body "in art" in preschoolCriançasAtividades circensesEducaçãoArtesChildrenCircus activitiesEducationArtsArtigo originalResumo: O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico. Além disso, vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da Educação Infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretados de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etáriaAbstract: The circus is an artistic-cultural manifestation capable of embracing different social spheres such as artistic, therapeutic, social, leisure, educational, physical conditioning, and has been attracting the attention of professionals from multiple areas. At this juncture, circus education has been taking place in different social contexts, including preschool, with the participation of an increasingly larger and more diverse audience. Therefore, this research aims to understand how schools and teachers in the State of São Paulo, Brazil, organize the knowledge of the circus and how they are applied into their work plan. To this end, we intend to carry out a field research that will include direct observation and recording of both classes and activities in Field Journal as well as semi-structured interviews with the leading teachers and coordinators of the schools. The information obtained was interpreted in a qualitative way, using the Thematic Categorical Analysis methodology. We noticed the presence of games and playfulness, storytelling and artistic presentations in all participating schools, important strategies that show us specificities with the approach, material, spaces and circus contente for this age groupAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13601TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo "em arte" na educação infantil. Práticas educativas, memórias e oralidades. Fortaleza, CE : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2021. Vol. 3, n. 2 (2021), n. art. e324656. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363192porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T14:17:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363192Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-10T14:17:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
Let’s play circus : body "in art" in preschool
title Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
spellingShingle Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-
Crianças
Atividades circenses
Educação
Artes
Children
Circus activities
Education
Arts
Artigo original
title_short Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
title_full Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
title_fullStr Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
title_full_unstemmed Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
title_sort Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
author Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-
author_facet Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author_role author
author2 Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Atividades circenses
Educação
Artes
Children
Circus activities
Education
Arts
Artigo original
topic Crianças
Atividades circenses
Educação
Artes
Children
Circus activities
Education
Arts
Artigo original
description Resumo: O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico. Além disso, vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da Educação Infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretados de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etária
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601
TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo "em arte" na educação infantil. Práticas educativas, memórias e oralidades. Fortaleza, CE : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2021. Vol. 3, n. 2 (2021), n. art. e324656. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601
identifier_str_mv TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo "em arte" na educação infantil. Práticas educativas, memórias e oralidades. Fortaleza, CE : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2021. Vol. 3, n. 2 (2021), n. art. e324656. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363192
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833350180864