Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601 |
Resumo: | Resumo: O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico. Além disso, vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da Educação Infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretados de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etária |
id |
CAMP_0bd6b127efb1fb98c6a485d517ed8c01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363192 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantilLet’s play circus : body "in art" in preschoolCriançasAtividades circensesEducaçãoArtesChildrenCircus activitiesEducationArtsArtigo originalResumo: O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico. Além disso, vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da Educação Infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretados de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etáriaAbstract: The circus is an artistic-cultural manifestation capable of embracing different social spheres such as artistic, therapeutic, social, leisure, educational, physical conditioning, and has been attracting the attention of professionals from multiple areas. At this juncture, circus education has been taking place in different social contexts, including preschool, with the participation of an increasingly larger and more diverse audience. Therefore, this research aims to understand how schools and teachers in the State of São Paulo, Brazil, organize the knowledge of the circus and how they are applied into their work plan. To this end, we intend to carry out a field research that will include direct observation and recording of both classes and activities in Field Journal as well as semi-structured interviews with the leading teachers and coordinators of the schools. The information obtained was interpreted in a qualitative way, using the Thematic Categorical Analysis methodology. We noticed the presence of games and playfulness, storytelling and artistic presentations in all participating schools, important strategies that show us specificities with the approach, material, spaces and circus contente for this age groupAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998-Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13601TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo "em arte" na educação infantil. Práticas educativas, memórias e oralidades. Fortaleza, CE : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2021. Vol. 3, n. 2 (2021), n. art. e324656. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363192porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T14:17:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1363192Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-10T14:17:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil Let’s play circus : body "in art" in preschool |
title |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil |
spellingShingle |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998- Crianças Atividades circenses Educação Artes Children Circus activities Education Arts Artigo original |
title_short |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil |
title_full |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil |
title_fullStr |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil |
title_sort |
Vamos brincar de circo : corpo "em arte" na educação infantil |
author |
Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998- |
author_facet |
Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tengan, Ellen Yukari Maruyama, 1998- Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Atividades circenses Educação Artes Children Circus activities Education Arts Artigo original |
topic |
Crianças Atividades circenses Educação Artes Children Circus activities Education Arts Artigo original |
description |
Resumo: O circo é uma manifestação artístico-cultural que pode abranger diferentes âmbitos sociais como o terapêutico, social, lazer, educativo e condicionamento físico. Além disso, vem atraindo a atenção de profissionais de diferentes áreas, incluindo pedagogos em geral. Diante dessa conjuntura, o ensino do circo tem acontecido em distintos contextos sociais, dentre eles o da Educação Infantil, com a participação de um público cada vez maior e diverso. Desta forma, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino do circo em escolas de Educação Infantil do Estado de São Paulo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de campo que incluiu a observação direta com registro das aulas/atividades em Diário de Campo, bem como a realização de entrevistas semiestruturadas com os(as) professores(as) responsáveis e coordenadores(as) das escolas. Os dados obtidos foram interpretados de modo qualitativo, com base na Análise Categorial Temática. Notamos a presença de jogos e brincadeiras lúdicas, contação de histórias e apresentações artísticas em todas as escolas participantes, importantes estratégias que nos mostram especificidades com a abordagem, materiais, espaços e conteúdos circenses para esta faixa etária |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601 TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo "em arte" na educação infantil. Práticas educativas, memórias e oralidades. Fortaleza, CE : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2021. Vol. 3, n. 2 (2021), n. art. e324656. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601 |
identifier_str_mv |
TENGAN, Ellen Yukari Maruyama; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Vamos brincar de circo: corpo "em arte" na educação infantil. Práticas educativas, memórias e oralidades. Fortaleza, CE : Editora da Universidade Estadual do Ceará, 2021. Vol. 3, n. 2 (2021), n. art. e324656. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13601. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1363192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030833350180864 |