Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda -se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on -line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertos |
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Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atençãoThe new digital music business models and the attention economyMarketingMarketingEconomia da atençãoEstratégias de marketingIndústria fonográficaArtigo originalResumo: O presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda -se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on -line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1151CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista crítica de ciências sociais. Coimbra : Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais, 2016. Vol. 109 (maio, 2016), p. 203-228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232875porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T14:37:09Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:22:30.023099Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true |
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