Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151
Resumo: Resumo: O presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda -se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on -line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertos
id CAMP_e701e08fd72501f445df9cd29f8c037d
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232875
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atençãoThe new digital music business models and the attention economyMarketingMarketingEconomia da atençãoEstratégias de marketingIndústria fonográficaArtigo originalResumo: O presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda -se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on -line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertosAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1151CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista crítica de ciências sociais. Coimbra : Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais, 2016. Vol. 109 (maio, 2016), p. 203-228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232875porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-23T14:37:09Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1232875Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:22:30.023099Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true
dc.title.none.fl_str_mv Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
The new digital music business models and the attention economy
title Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
spellingShingle Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
Marketing
Marketing
Economia da atenção
Estratégias de marketing
Indústria fonográfica
Artigo original
title_short Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
title_full Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
title_fullStr Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
title_full_unstemmed Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
title_sort Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção
author Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
author_facet Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Leonardo Ribeiro da, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing
Economia da atenção
Estratégias de marketing
Indústria fonográfica
Artigo original
topic Marketing
Marketing
Economia da atenção
Estratégias de marketing
Indústria fonográfica
Artigo original
description Resumo: O presente artigo busca analisar as estratégias de inserção do mercado fonográfico no ambiente digital, em especial os novos serviços gratuitos de streaming por demanda. Aborda -se a mudança da natureza comercial da música - que deixa de ser comercializada diretamente para ser valorizada como um serviço do marketing comportamental - e como esse novo modelo tem, como pressuposto, por um lado, as características de abundância e gratuidade da música e, por outro, a valorização dos dados de navegação e do tempo de atenção dos usuários. Por fim, o texto discute o modo como esse novo serviço fomenta a hegemonia da economia da atenção on -line e da vigilância ubíqua e auxilia na expansão de ambientes digitais fechados, produzidos unicamente pelo mercado em detrimento de espaços livres e abertos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151
CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista crítica de ciências sociais. Coimbra : Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais, 2016. Vol. 109 (maio, 2016), p. 203-228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151. Acesso em: 6 nov. 2023.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151
identifier_str_mv CRUZ, Leonardo Ribeiro da. Os novos modelos de negócio da música digital e a economia da atenção. Revista crítica de ciências sociais. Coimbra : Universidade de Coimbra/Centro de Estudos Sociais, 2016. Vol. 109 (maio, 2016), p. 203-228. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1151. Acesso em: 6 nov. 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1232875
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1783463923559694336