Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170 |
Resumo: | Agradecimentos: Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
CAMP_e7c4d6e53b1af1d3d242932668d1f598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343328 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemáticaThe use of remote laboratories and e-learning in Brazil : a systematic reviewLaboratórios remotosExperimentação remotaAmbiente virtual de aprendizagemEnsino a distânciaEducação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)Remote laboratoriesRemote experimentationVirtual learning environmentDistance educationSTEM educationArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorResumo: Laboratórios remotos são ferramentas computacionais de apoio à educação consolidadas na literatura. Esta ferramenta possibilita a realização de atividades práticas via internet. Neste trabalho, realizou-se uma revisão sistemática, visando verificar o estado da arte atual da utilização dos laboratórios remotos na educação brasileira. O levantamento de estudos foi realizado em bases interdisciplinares de dados, devido ao caráter educacional e computacional da pesquisa. No total foram encontrados 23 artigos, sendo identificado dois possíveis focos descritivos, (i) técnicos, incluindo desenvolvimento e arquitetura dos experimento, ou (ii) didático, descrevendo atividades e avaliações em sala de aula. Os experimentos remotos encontrados são voltados a disciplinas da área de STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia e Engenharia). Também foi possível notar que, apesar de adaptáveis a diferentes níveis educacionais, há tendência de validação desta ferramenta no ensino superiorAbstract: Remote laboratories are computational support tools for education consolidated in the literature. This makes possible the accomplishment of scientific activities through the Internet. In this work, a systematic review was carried out to verify the state of the art of the use of remote laboratories in Brazilian education. Based on a systematic review protocol designed especially for the area of computer science, the study was conducted on interdisciplinary databases, due to the educational and computational character of the research. The initial survey resulted in 157 articles and after selection and extraction, 23 articles were analyzed. The articles analyzed were organized into three groups, according to the following categories: (i) main focus; (ii) discipline STEM (English acronym for Science, Technology, Engineering, and Mathematics); and (iii) educational level. The remote experiments found in this systematic review are all focused on STEM disciplines. It was also noted that, although adaptable to different educational levels, there is a tendency to apply this tool in higher educationFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTulha, Carinna Nunes, 1996-Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-Coluci, Vitor Rafael, 1976-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11170TULHA, Carinna Nunes; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de; COLUCI, Vitor Rafael. Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS. v. 22, n. 2, p. 195-209, maio/ago. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343328porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T10:41:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T10:41:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática The use of remote laboratories and e-learning in Brazil : a systematic review |
title |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática Tulha, Carinna Nunes, 1996- Laboratórios remotos Experimentação remota Ambiente virtual de aprendizagem Ensino a distância Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) Remote laboratories Remote experimentation Virtual learning environment Distance education STEM education Artigo original |
title_short |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática |
title_full |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática |
title_sort |
Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática |
author |
Tulha, Carinna Nunes, 1996- |
author_facet |
Tulha, Carinna Nunes, 1996- Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- Coluci, Vitor Rafael, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- Coluci, Vitor Rafael, 1976- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tulha, Carinna Nunes, 1996- Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970- Coluci, Vitor Rafael, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratórios remotos Experimentação remota Ambiente virtual de aprendizagem Ensino a distância Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) Remote laboratories Remote experimentation Virtual learning environment Distance education STEM education Artigo original |
topic |
Laboratórios remotos Experimentação remota Ambiente virtual de aprendizagem Ensino a distância Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) Remote laboratories Remote experimentation Virtual learning environment Distance education STEM education Artigo original |
description |
Agradecimentos: Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170 TULHA, Carinna Nunes; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de; COLUCI, Vitor Rafael. Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS. v. 22, n. 2, p. 195-209, maio/ago. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170 |
identifier_str_mv |
TULHA, Carinna Nunes; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de; COLUCI, Vitor Rafael. Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS. v. 22, n. 2, p. 195-209, maio/ago. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030830240104448 |