Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tulha, Carinna Nunes, 1996-
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-, Coluci, Vitor Rafael, 1976-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170
Resumo: Agradecimentos: Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id CAMP_e7c4d6e53b1af1d3d242932668d1f598
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343328
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemáticaThe use of remote laboratories and e-learning in Brazil : a systematic reviewLaboratórios remotosExperimentação remotaAmbiente virtual de aprendizagemEnsino a distânciaEducação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)Remote laboratoriesRemote experimentationVirtual learning environmentDistance educationSTEM educationArtigo originalAgradecimentos: Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorResumo: Laboratórios remotos são ferramentas computacionais de apoio à educação consolidadas na literatura. Esta ferramenta possibilita a realização de atividades práticas via internet. Neste trabalho, realizou-se uma revisão sistemática, visando verificar o estado da arte atual da utilização dos laboratórios remotos na educação brasileira. O levantamento de estudos foi realizado em bases interdisciplinares de dados, devido ao caráter educacional e computacional da pesquisa. No total foram encontrados 23 artigos, sendo identificado dois possíveis focos descritivos, (i) técnicos, incluindo desenvolvimento e arquitetura dos experimento, ou (ii) didático, descrevendo atividades e avaliações em sala de aula. Os experimentos remotos encontrados são voltados a disciplinas da área de STEM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia e Engenharia). Também foi possível notar que, apesar de adaptáveis a diferentes níveis educacionais, há tendência de validação desta ferramenta no ensino superiorAbstract: Remote laboratories are computational support tools for education consolidated in the literature. This makes possible the accomplishment of scientific activities through the Internet. In this work, a systematic review was carried out to verify the state of the art of the use of remote laboratories in Brazilian education. Based on a systematic review protocol designed especially for the area of computer science, the study was conducted on interdisciplinary databases, due to the educational and computational character of the research. The initial survey resulted in 157 articles and after selection and extraction, 23 articles were analyzed. The articles analyzed were organized into three groups, according to the following categories: (i) main focus; (ii) discipline STEM (English acronym for Science, Technology, Engineering, and Mathematics); and (iii) educational level. The remote experiments found in this systematic review are all focused on STEM disciplines. It was also noted that, although adaptable to different educational levels, there is a tendency to apply this tool in higher educationFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTulha, Carinna Nunes, 1996-Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-Coluci, Vitor Rafael, 1976-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11170TULHA, Carinna Nunes; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de; COLUCI, Vitor Rafael. Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS. v. 22, n. 2, p. 195-209, maio/ago. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343328porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T10:41:45Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1343328Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-12T10:41:45Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
The use of remote laboratories and e-learning in Brazil : a systematic review
title Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
spellingShingle Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
Tulha, Carinna Nunes, 1996-
Laboratórios remotos
Experimentação remota
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino a distância
Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Remote laboratories
Remote experimentation
Virtual learning environment
Distance education
STEM education
Artigo original
title_short Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
title_full Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
title_fullStr Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
title_sort Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil : uma revisão sistemática
author Tulha, Carinna Nunes, 1996-
author_facet Tulha, Carinna Nunes, 1996-
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Coluci, Vitor Rafael, 1976-
author_role author
author2 Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Coluci, Vitor Rafael, 1976-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Tulha, Carinna Nunes, 1996-
Carvalho, Marco Antonio Garcia de, 1970-
Coluci, Vitor Rafael, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratórios remotos
Experimentação remota
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino a distância
Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Remote laboratories
Remote experimentation
Virtual learning environment
Distance education
STEM education
Artigo original
topic Laboratórios remotos
Experimentação remota
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino a distância
Educação STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática)
Remote laboratories
Remote experimentation
Virtual learning environment
Distance education
STEM education
Artigo original
description Agradecimentos: Agradecemos ao apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170
TULHA, Carinna Nunes; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de; COLUCI, Vitor Rafael. Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS. v. 22, n. 2, p. 195-209, maio/ago. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170
identifier_str_mv TULHA, Carinna Nunes; CARVALHO, Marco Antonio Garcia de; COLUCI, Vitor Rafael. Uso de laboratórios remotos na educação a distância no Brasil: uma revisão sistemática. Informática na educação: teoria & prática. Porto Alegre, RS. v. 22, n. 2, p. 195-209, maio/ago. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11170. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343328
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030830240104448