Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781
Resumo: Resumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro
id CAMP_e98ffd776ab03139062908ff1e63a58e
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1351202
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógicaDevelopment of reading autonomy by students : the role of pedagogical mediationLeituraMediaçãoAutonomiaReadingMediationAutonomyArtigo originalResumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outroAbstract: The aim of this study was to understand the relations between the docent mediation and autonomous activity of the subject in the context of reading activities in the school, choosing the teaching relations produced in the classroom as a place for research. Anchored in cultural-historical perspective of Vygotsky and the discursive-enunciation perspective of Bakhtin, we discussed the importance role of the teacher and their ways of intervention and participation in this process by understanding that autonomy, in a cultural-historical perspective, it is only possible mediated by the ways of action by the otherAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12781OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 2 (Feb., 2021), p. 14887-14902. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1351202porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-29T14:35:00Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1351202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-29T14:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
Development of reading autonomy by students : the role of pedagogical mediation
title Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
spellingShingle Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
Leitura
Mediação
Autonomia
Reading
Mediation
Autonomy
Artigo original
title_short Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
title_full Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
title_fullStr Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
title_sort Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
author Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
author_facet Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Mediação
Autonomia
Reading
Mediation
Autonomy
Artigo original
topic Leitura
Mediação
Autonomia
Reading
Mediation
Autonomy
Artigo original
description Resumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781
OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 2 (Feb., 2021), p. 14887-14902. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781
identifier_str_mv OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 2 (Feb., 2021), p. 14887-14902. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1351202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832170532864