Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro |
id |
CAMP_e98ffd776ab03139062908ff1e63a58e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1351202 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógicaDevelopment of reading autonomy by students : the role of pedagogical mediationLeituraMediaçãoAutonomiaReadingMediationAutonomyArtigo originalResumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outroAbstract: The aim of this study was to understand the relations between the docent mediation and autonomous activity of the subject in the context of reading activities in the school, choosing the teaching relations produced in the classroom as a place for research. Anchored in cultural-historical perspective of Vygotsky and the discursive-enunciation perspective of Bakhtin, we discussed the importance role of the teacher and their ways of intervention and participation in this process by understanding that autonomy, in a cultural-historical perspective, it is only possible mediated by the ways of action by the otherAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOmetto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12781OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 2 (Feb., 2021), p. 14887-14902. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1351202porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-29T14:35:00Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1351202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-29T14:35Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica Development of reading autonomy by students : the role of pedagogical mediation |
title |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica |
spellingShingle |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- Leitura Mediação Autonomia Reading Mediation Autonomy Artigo original |
title_short |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica |
title_full |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica |
title_fullStr |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica |
title_sort |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos : o papel da mediação pedagógica |
author |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- |
author_facet |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Mediação Autonomia Reading Mediation Autonomy Artigo original |
topic |
Leitura Mediação Autonomia Reading Mediation Autonomy Artigo original |
description |
Resumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781 OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 2 (Feb., 2021), p. 14887-14902. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781 |
identifier_str_mv |
OMETTO, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento. Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica. Brazilian journal of development. Curitiba, PR : Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2021. Vol. 7, n. 2 (Feb., 2021), p. 14887-14902. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12781. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1351202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832170532864 |