Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro. |
id |
VERACRUZ-0_fd0986fe00de3e6d7557ea6e80f1bd14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24575 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediationLeituraMediaçãoAutonomia.O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2457510.34117/bjdv7n2-218Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14887-14902Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14887-14902Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14887-149022525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575/19634Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoCristofoleti, Rita de Cassia2022-06-24T19:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24575Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:29.455812Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
title |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
spellingShingle |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Leitura Mediação Autonomia. |
title_short |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
title_full |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
title_fullStr |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
title_sort |
Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation |
author |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento |
author_facet |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Cristofoleti, Rita de Cassia |
author_role |
author |
author2 |
Cristofoleti, Rita de Cassia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Cristofoleti, Rita de Cassia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Mediação Autonomia. |
topic |
Leitura Mediação Autonomia. |
description |
O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575 10.34117/bjdv7n2-218 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575/19634 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14887-14902 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14887-14902 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14887-14902 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511154991104 |