Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cristofoleti, Rita de Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575
Resumo: O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro.  
id VERACRUZ-0_fd0986fe00de3e6d7557ea6e80f1bd14
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24575
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediationLeituraMediaçãoAutonomia.O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2457510.34117/bjdv7n2-218Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14887-14902Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14887-14902Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14887-149022525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575/19634Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOmetto, Cláudia Beatriz de Castro NascimentoCristofoleti, Rita de Cassia2022-06-24T19:06:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24575Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:29.455812Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
title Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
spellingShingle Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Leitura
Mediação
Autonomia.
title_short Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
title_full Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
title_fullStr Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
title_full_unstemmed Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
title_sort Desenvolvimento da autonomia leitora pelos alunos: o papel da mediação pedagógica / Development of reading autonomy by students: the role of pedagogical mediation
author Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
author_facet Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Cristofoleti, Rita de Cassia
author_role author
author2 Cristofoleti, Rita de Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ometto, Cláudia Beatriz de Castro Nascimento
Cristofoleti, Rita de Cassia
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Mediação
Autonomia.
topic Leitura
Mediação
Autonomia.
description O objetivo deste trabalho fora compreender as relações entre a mediação docente e a atividade autônoma do sujeito no contexto das atividades de leitura na escola, elegendo as relações de ensino produzidas na sala de aula como o lugar de investigação. Ancoradas na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e na perspectiva enunciativo-discursiva de Bakhtin, problematizamos a importância do papel da professora e de seus modos de intervenção e de participação nesse processo por compreender que a autonomia, em uma perspectiva histórico-cultural, só é possível mediada pelos modos de ação do outro.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575
10.34117/bjdv7n2-218
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24575/19634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 14887-14902
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 14887-14902
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 14887-14902
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645511154991104