Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro : uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicas
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648028 |
Resumo: | Representações de docentes que atuam em escolas de educação básica localizadas na zona rural de uma cidade do semiárido nordestino do Brasil onde se desenvolveu por duas gestões uma política municipal de educação proclamada como de convivência com o semiárido, bem como a memória oral de outros protagonistas dessa experiência, constituem o objeto de estudo da investigação. O objetivo é identificar seus impactos e a presença da alteridade como condição para superação da dicotomia cidade/campo e garantia da educação como direito humano e do desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado/região/país em favor do sujeito de direitos. A abordagem metodológica configura-se como pesquisa qualitativa que contemplou o estudo de caso e a biografização, ao lado dos registros escritos e relatos orais de outros protagonistas da política de convivência com o semiárido. Os resultados apontam para a não efetividade dessa política e para a premente necessidade de políticas públicas que assegurem uma rede escolar própria e de políticas de distribuição de riqueza e reconhecimento para o campo. |
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Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro : uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicasTraining Professionals to work in elementary schools located in the semi-arid zone of Brazil, a contribution to the studies of alternative public policiesPolíticas públicasEnsino fundamentalPublic policyElementary schoolFormação de profissionaisEscolas de educação básicaSemiárido brasileiroArtigo originalRepresentações de docentes que atuam em escolas de educação básica localizadas na zona rural de uma cidade do semiárido nordestino do Brasil onde se desenvolveu por duas gestões uma política municipal de educação proclamada como de convivência com o semiárido, bem como a memória oral de outros protagonistas dessa experiência, constituem o objeto de estudo da investigação. O objetivo é identificar seus impactos e a presença da alteridade como condição para superação da dicotomia cidade/campo e garantia da educação como direito humano e do desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado/região/país em favor do sujeito de direitos. A abordagem metodológica configura-se como pesquisa qualitativa que contemplou o estudo de caso e a biografização, ao lado dos registros escritos e relatos orais de outros protagonistas da política de convivência com o semiárido. Os resultados apontam para a não efetividade dessa política e para a premente necessidade de políticas públicas que assegurem uma rede escolar própria e de políticas de distribuição de riqueza e reconhecimento para o campo.The subject matter of the investigation is the representations of teachers working in basic education schools located in a rural town in the semiarid northeast of Brazil, where a municipal policy of education proclaimed as living with the semiarid and as the oral memory of the experience of the other was developed for two terms stakeholders.. The goal is to identify their impacts and the presence of otherness as a condition for overcoming the city and country dichotomy and the guarantee of education as a human right and of the scientific, technological and social state / region / country in favor of the subject of rights. The methodological approach appears as qualitative research that focused on case study and biographization, along with the written and oral reports of other protagonists of the policy of coexistence with the semiarid. The results show the ineffectiveness of this policy and not to the urgent need for public policies that assure a school network and its own policies of wealth distribution and recognition for the field.AbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosito, Margarete May Berkenbrock2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1648028ROSITO, Margarete May Berkenbrock. Formação de profissionais que atuam em escolas de educação básica localizadas no semiárido brasileiro: uma contribuição aos estudos da alteridade nas políticas públicas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação. Rio de Janeiro, RJ : Fundação Cesgranrio, 2011.. Vol. 19, no. 70 (jan./mar., 2011), p. 165-189. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1648028. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1182320porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T16:46:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1182320Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-25T16:46:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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