(Fo)focar o eu com os olhos do outro : por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Serodio, Liana Arrais, 1959-, Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25548
Resumo: Resumo: O foco deste artigo é a compreensão da professora-pesquisadora que a partir dos estudos bakhtinianos, se vê autora-narradora, personagem entre outras personagens na atividade estética da produção de sua dissertação de mestrado. A diferença entre a posição axiológica da pesquisadora e autora das narrativas pedagógicas, por meio de um artifício estético, proporciona a aquisição de um posicionamento forte fora de si mesma (BAKHTIN, 2003) e o duplo reconhecimento da professora como pessoa, e da professora como investigadoraque adentra as narrativas dentre as demais personagens. A problematização se dará especialmente em relação aos percursos estéticos dessa visão hetero-auto-consciente que gera e é gerada pela tomada consciente de outra posição axiológica durante o percurso da pesquisa e da formação da professora-pesquisadora-narradora, na produção de saberes transgredientes. Otexto final da dissertação de mestrado profissional e o texto que o precedeu e foi avaliado noexame de qualificaçãosão a materialidadeusada para as discussões nesse artigo. O tema é uma das lições da pesquisa: a importância da tomada de posições axiológicas sobre-determinadas em relação às pesquisas da própria prática, que possibilitam aos pesquisadores narrativos reconhecerem e qualificarem o papel da dimensão estética na visão tangente do eu em relação à narrativa da própria prática, bem como o de ampliação dos olhares dos pesquisadores para o que têm pesquisado e narrado
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spelling (Fo)focar o eu com os olhos do outro : por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativaGossip/focusing the self with the eyes of the other : for a bakhtinian aesthetic bias in narrative researchCotillear/enfocarsobre el yo com los ojos del otro : por un sesgo estético de Bakhtin en la investigación narrativaInquérito narrativo (Método de pesquisa)Professores - FormaçãoNarrativas pedagógicasAutobiografiaEstéticaNarrative inquiry (Research method)Teachers - Training ofPedagogical narrativesAutobiographyAestheticsMetodologia narrativa de pesquisaArtigo originalResumo: O foco deste artigo é a compreensão da professora-pesquisadora que a partir dos estudos bakhtinianos, se vê autora-narradora, personagem entre outras personagens na atividade estética da produção de sua dissertação de mestrado. A diferença entre a posição axiológica da pesquisadora e autora das narrativas pedagógicas, por meio de um artifício estético, proporciona a aquisição de um posicionamento forte fora de si mesma (BAKHTIN, 2003) e o duplo reconhecimento da professora como pessoa, e da professora como investigadoraque adentra as narrativas dentre as demais personagens. A problematização se dará especialmente em relação aos percursos estéticos dessa visão hetero-auto-consciente que gera e é gerada pela tomada consciente de outra posição axiológica durante o percurso da pesquisa e da formação da professora-pesquisadora-narradora, na produção de saberes transgredientes. Otexto final da dissertação de mestrado profissional e o texto que o precedeu e foi avaliado noexame de qualificaçãosão a materialidadeusada para as discussões nesse artigo. O tema é uma das lições da pesquisa: a importância da tomada de posições axiológicas sobre-determinadas em relação às pesquisas da própria prática, que possibilitam aos pesquisadores narrativos reconhecerem e qualificarem o papel da dimensão estética na visão tangente do eu em relação à narrativa da própria prática, bem como o de ampliação dos olhares dos pesquisadores para o que têm pesquisado e narradoAbstract: The focus of this article is the understanding of the teacher-researcher that, based on Bakhtinian studies, sees herself as an author-narrator, a character among other characters in the aesthetic activity of the production of her master's dissertation. Thedifference between the axiological position of the researcher and the author of the pedagogical narratives, through an aesthetic artifice, provides the acquisition of a strong positioning outside of herself (BAKHTIN, 2003) and the double recognition of the teacher as a person, and the teacher as a scientist, the one who enters the narratives among the other characters. We will problematize especially the aesthetic paths of this hetero-self-conscious vision that generates and is generated by the conscious taking of another axiological position during the course of the research and the formation of the teacher-researcher-narrator, in the production of transgressive knowledge. The materiality used for the discussions is the final text of the professional master's dissertation and the text that preceded it and was evaluated in the qualification exam. The theme is one of the lessons of there search: the importance of taking axiological positions on determined in relation to there search of one's own practice, which enable narrative researchers to recognize and qualify the role of the aesthetic dimension in the tangent vision of the self in relation to the narrative of one's own practice, as well as that of broadening the gaze of researchers to what they have researched and narratedResumen: El enfoque de este artículo es la comprensión de la profesora-investigadora que, basándose en los estúdios bajtinianos, se ve a si misma como autora-narradora, un personaje entre otros personajes en la actividad estética de la producción de su tesis de maestría. La diferencia entre la posición axiológica de la investigadora y la de la autora de las narrativas pedagógicas, a través de un artificio estético, proporciona la adquisición de un fuerte posicionamiento fuera de sí misma (BAKHTIN, 2003) y el doble reconocimiento de la maestra como persona, y de la maestra como científica que entra en las narrativas entre los demás personajes. Problematizaremos especialmente los caminos estéticos de esta mirada hetero-autoconsciente que genera y es generada por la toma consciente de otra posición axiológica en el transcurso de la investigación y formación del profesor-investigador-narrador, en la producción de conocimiento transgresor. La materialidad utilizada para las discusiones es el texto final de la disertación de maestría profesional y el texto que la precedió y fue evaluado en el examen de calificación. El tema es una de las lecciones de la investigación: la importancia de tomar posiciones axiológicas sobre determinadas en relación a la investigación de la propia práctica, que permitan a los investigadores narrativos reconocer y matizar el papel de la dimensión estética en la visión tangente del yo en relación a la narrativa de la propia práctica, así como la de ampliar las miradas de los investigadores por lo que han investigado y narradoAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-Serodio, Liana Arrais, 1959-Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/25548CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. (Fo)focar o eu com os olhos do outro: por um viés estético bakhtinano na pesquisa narrativa. Revista teias. Rio de Janeiro, RJ. v. 23, n. 70, p. 273-290, jul./set. 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25548. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412243porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-02-11T12:01:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:22:09.739882Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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