Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Serodio, Liana Arrais, 1959-, Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559
Resumo: Resumo: O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas
id CAMP_e1d90a8b2ab7398fd1bbfbe3b37d6b25
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412281
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredirHeterautoscientific gossiping : tangent to transgressCotilleos heteroautocientificos : vivenciar la tangente para transgredirInquérito narrativo (Método de pesquisa)EscritaEstéticaNarrative inquiry (Research method)WritingAestheticsPesquisa narrativaTransgrediênciaDossiêResumo: O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências HumanasAbstract: The goal of this article is the communication of the conscious decision making of changing the axiological position of the teacher-researcher that investigates their own practice in their master’s degree through the jesting figure (BAKHTIN) of gossip (FEDERICI), that the axiological assumption alters the aesthetic perspective of the view, producing experiences/comprehensions (VOLOCHINOV) admittedly evaluative, between consciences that are both equipollent and illuminated by a single authorial consciousness.The narrative research methodology guides itself by epistemological questions made available by the aesthetic change that induces another axiological position of the teacher-researcher. The materiality is made up by excerpts of the qualification text, thedissertation and the gossiping. We consider the narratives situated and contextualized could present transgressive values (BAKHTIN) in relation to the theoretical knowledge of the field and the experiencing learnings of themselves, and this proved to be arelevant way of assessing the axiological consciousness of the teaching practice by the researcher, strenghtening the heteroautoscientificity notion of the Human SciencesResumen: El propósito de este artículo es comunicar ladecisión consciente de cambio de laposición axiológica de la maestra-investigadora queinvestiga supropiaprácticaen lainvestigación de maestría a través de la figura burlona (BAJTÍN) delcotilleo (FEDERICI) que altera la perspectiva estética de lavisión, produciendo vivencias/comprensiones (VOLÓCHINOV) que son valorativas, entreconciencias equipolentes y voces plenivalentes. La metodología de lainvestigación narrativa se guía por lascuestiones epistemológicas posibilitadas por el cambio estético que provoca otra posición axiológica de la maestra-investigadora. La materialidad consiste en extractosdel texto de lacalificación de maestría, ladisertación y loscotilleos. Consideramos que las narrativas situadas y contextualizadas pudieron presentar valores transgredientes (BAJTÍN) en relación a losconocimientos teóricos del campo y a losconocimientos experienciales de símismo y estoresultó ser una vía relevante para laconciencia axiológica de lapráctica docente por parte de la investigadora, reforzandolanociónde heteroautocientificidad de las Ciencias HumanasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-Serodio, Liana Arrais, 1959-Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/25559CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Fofocas heteroautocientíficas: tangenciar para transgredir . Crítica educativa. Sorocaba, SP. v. 8, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412281porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-02-11T15:05:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412281Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:22:09.898468Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
Heterautoscientific gossiping : tangent to transgress
Cotilleos heteroautocientificos : vivenciar la tangente para transgredir
title Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
spellingShingle Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Escrita
Estética
Narrative inquiry (Research method)
Writing
Aesthetics
Pesquisa narrativa
Transgrediência
Dossiê
title_short Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
title_full Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
title_fullStr Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
title_full_unstemmed Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
title_sort Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
author Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
author_facet Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
Serodio, Liana Arrais, 1959-
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
author_role author
author2 Serodio, Liana Arrais, 1959-
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-
Serodio, Liana Arrais, 1959-
Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Escrita
Estética
Narrative inquiry (Research method)
Writing
Aesthetics
Pesquisa narrativa
Transgrediência
Dossiê
topic Inquérito narrativo (Método de pesquisa)
Escrita
Estética
Narrative inquiry (Research method)
Writing
Aesthetics
Pesquisa narrativa
Transgrediência
Dossiê
description Resumo: O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559
CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Fofocas heteroautocientíficas: tangenciar para transgredir . Crítica educativa. Sorocaba, SP. v. 8, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559. Acesso em: 21 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559
identifier_str_mv CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Fofocas heteroautocientíficas: tangenciar para transgredir . Crítica educativa. Sorocaba, SP. v. 8, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559. Acesso em: 21 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412281
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1824684945411407872