Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas |
id |
CAMP_e1d90a8b2ab7398fd1bbfbe3b37d6b25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412281 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredirHeterautoscientific gossiping : tangent to transgressCotilleos heteroautocientificos : vivenciar la tangente para transgredirInquérito narrativo (Método de pesquisa)EscritaEstéticaNarrative inquiry (Research method)WritingAestheticsPesquisa narrativaTransgrediênciaDossiêResumo: O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências HumanasAbstract: The goal of this article is the communication of the conscious decision making of changing the axiological position of the teacher-researcher that investigates their own practice in their master’s degree through the jesting figure (BAKHTIN) of gossip (FEDERICI), that the axiological assumption alters the aesthetic perspective of the view, producing experiences/comprehensions (VOLOCHINOV) admittedly evaluative, between consciences that are both equipollent and illuminated by a single authorial consciousness.The narrative research methodology guides itself by epistemological questions made available by the aesthetic change that induces another axiological position of the teacher-researcher. The materiality is made up by excerpts of the qualification text, thedissertation and the gossiping. We consider the narratives situated and contextualized could present transgressive values (BAKHTIN) in relation to the theoretical knowledge of the field and the experiencing learnings of themselves, and this proved to be arelevant way of assessing the axiological consciousness of the teaching practice by the researcher, strenghtening the heteroautoscientificity notion of the Human SciencesResumen: El propósito de este artículo es comunicar ladecisión consciente de cambio de laposición axiológica de la maestra-investigadora queinvestiga supropiaprácticaen lainvestigación de maestría a través de la figura burlona (BAJTÍN) delcotilleo (FEDERICI) que altera la perspectiva estética de lavisión, produciendo vivencias/comprensiones (VOLÓCHINOV) que son valorativas, entreconciencias equipolentes y voces plenivalentes. La metodología de lainvestigación narrativa se guía por lascuestiones epistemológicas posibilitadas por el cambio estético que provoca otra posición axiológica de la maestra-investigadora. La materialidad consiste en extractosdel texto de lacalificación de maestría, ladisertación y loscotilleos. Consideramos que las narrativas situadas y contextualizadas pudieron presentar valores transgredientes (BAJTÍN) en relación a losconocimientos teóricos del campo y a losconocimientos experienciales de símismo y estoresultó ser una vía relevante para laconciencia axiológica de lapráctica docente por parte de la investigadora, reforzandolanociónde heteroautocientificidad de las Ciencias HumanasAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988-Serodio, Liana Arrais, 1959-Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965-2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/25559CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Fofocas heteroautocientíficas: tangenciar para transgredir . Crítica educativa. Sorocaba, SP. v. 8, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559. Acesso em: 21 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412281porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-02-11T15:05:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1412281Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2025-02-21T05:22:09.898468Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir Heterautoscientific gossiping : tangent to transgress Cotilleos heteroautocientificos : vivenciar la tangente para transgredir |
title |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir |
spellingShingle |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988- Inquérito narrativo (Método de pesquisa) Escrita Estética Narrative inquiry (Research method) Writing Aesthetics Pesquisa narrativa Transgrediência Dossiê |
title_short |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir |
title_full |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir |
title_fullStr |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir |
title_full_unstemmed |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir |
title_sort |
Fofocas heteroautocientíficas : tangenciar para transgredir |
author |
Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988- |
author_facet |
Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988- Serodio, Liana Arrais, 1959- Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- |
author_role |
author |
author2 |
Serodio, Liana Arrais, 1959- Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cândido, Patrícia Yumi Fujisawa, 1988- Serodio, Liana Arrais, 1959- Prado, Guilherme do Val Toledo, 1965- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inquérito narrativo (Método de pesquisa) Escrita Estética Narrative inquiry (Research method) Writing Aesthetics Pesquisa narrativa Transgrediência Dossiê |
topic |
Inquérito narrativo (Método de pesquisa) Escrita Estética Narrative inquiry (Research method) Writing Aesthetics Pesquisa narrativa Transgrediência Dossiê |
description |
Resumo: O objetivo deste artigo é a comunicação da tomada consciente de alteração da posição axiológica da professora-pesquisadora que investiga a própria prática na pesquisa de mestrado por meio da figura zombeteira (BAKHTIN) da fofoca (FEDERICI), que altera a perspectiva estética da visão, produzindo vivências/compreensões (VOLÓCHINOV) assumidamente valorativas, entre consciências equipolentes e vozes plenivalentes. A metodologia narrativa de pesquisa se orienta pelas questões epistemológicas possibilitadas pela mudança estética que provoca outra posição axiológica da professora-pesquisadora. A materialidade é composta por excertos do texto da qualificação, da dissertação e as fofocas. Consideramos que narrativas situadas e contextualizadas puderam apresentar valores transgredientes (BAKHTIN) em relação aos conhecimentos teóricos do campo e os saberes experienciais de si e este se mostrou um modo relevante para as tomadas de consciência axiológica da própria prática docente pela pesquisadora, fortalecendo a noção de heteroautocientificidade das Ciências Humanas |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559 CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Fofocas heteroautocientíficas: tangenciar para transgredir . Crítica educativa. Sorocaba, SP. v. 8, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559. Acesso em: 21 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559 |
identifier_str_mv |
CÂNDIDO, Patrícia Yumi Fujisawa; SERODIO, Liana Arrais; PRADO, Guilherme do Val Toledo. Fofocas heteroautocientíficas: tangenciar para transgredir . Crítica educativa. Sorocaba, SP. v. 8, n. 2, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/25559. Acesso em: 21 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1412281 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1824684945411407872 |