Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham "os demais"?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12889
Resumo: Resumo: O Brasil vive, hoje, um preocupante contexto político-educacional, sobretudo em relação à inclusão escolar. Seja do ponto de vista legal ou pedagógico, o retrocesso é a marca do atual governo que, escancaradamente, tem criado estratégias para violar direitos educacionais arduamente conquistados pelas pessoas consideradas com deficiência, principalmente nas últimas três décadas. Aqueles que entendem a gravidade do momento têm se chocado diante de todas as tentativas de desconstrução da democracia. A partir de uma breve análise de pronunciamentos do atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a respeito da inclusão escolar no Brasil, apresentamos o porquê, a nosso ver, vivemos um período demarcado pela injustiça, intolerância e obscurantismo
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spelling Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham "os demais"?How do students considered with disabilities disturb "the others"?Inclusão escolarPessoas com deficiênciaPoliticas públicas em educaçãoMainstreaming in educationDisabled personsEducational public policiesPolíticas públicas educacionaisDossiêResumo: O Brasil vive, hoje, um preocupante contexto político-educacional, sobretudo em relação à inclusão escolar. Seja do ponto de vista legal ou pedagógico, o retrocesso é a marca do atual governo que, escancaradamente, tem criado estratégias para violar direitos educacionais arduamente conquistados pelas pessoas consideradas com deficiência, principalmente nas últimas três décadas. Aqueles que entendem a gravidade do momento têm se chocado diante de todas as tentativas de desconstrução da democracia. A partir de uma breve análise de pronunciamentos do atual Ministro da Educação, Milton Ribeiro, a respeito da inclusão escolar no Brasil, apresentamos o porquê, a nosso ver, vivemos um período demarcado pela injustiça, intolerância e obscurantismoAbstract: Brazil nowadays is experiencing a worrisome political-educational context, especially regarding school inclusion. Whether from a legal or teaching point of view, the retrogression is the trade of the current government which blatantly created strategies to violate merited educational rights earned by individuals considered with disabilities, especially in the last three decades. Those who understand the significance of the moment have been shocked by all attempts to dismantle democracy. From a brief analysis of announcements by the current Minister of Education, Milton Ribeiro, about school inclusion in Brazil, we present the reason, in our point of view, why we live in a period marked by injustice, intolerance and obscurantismAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMantoan, Maria Teresa Eglér, 1943-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12889MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Como os estudantes considerados com deficiência atrapalham "os demais"?. Ensin@ UFMS. Campo Grande, MS : Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2021. Vol. 2, n. 6 pt. Dossiê: o reformismo curricular no Brasil e a política de formação de professores (dez., 2021), p. 57-67 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12889. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1360943porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T08:53:22Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1360943Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-04-22T08:53:22Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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