A constituição de espaços educacionais pelo movimento camponês : as experiências do MST
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15137 |
Resumo: | Resumo: Refletimos sobre a proposição e as experiências de espaços educacionais constituídos e institucionalizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e como estes representam uma caminhada para a organização e sistematização da filosofia pedagógica e científica na perspectiva social emancipatória. Temos como objetivo descrever características de quatro destas iniciativas para entendermos a configuração das concepções e das práticas relativas à ciência, à tecnologia e ao processo de construção de referenciais para a educação do campo. Demonstramos que as concepções epistemológicas e as atitudes políticas estão entrelaçadas na leitura de mundo e nas práticas sociais que configuram a existência camponesa. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica e documental, a observação de campo nos espaços educacionais onde selecionamos alguns educadores e lideranças do MST para entrevistar. Como resultado, evidenciamos os fundamentos gnosiológicos, metodológicos e político-educacionais que orientam o pensamento pedagógico e as ações educativas na ENFF, ITERRA, IEJC, CEAGRO e do CEEPATEC |
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A constituição de espaços educacionais pelo movimento camponês : as experiências do MSTThe constitution of educational spaces by peasant movement : the MST experiencesMovimentos sociaisEducação ruralCiência e tecnologiaSocial movementsEducation, RuralScience and technologyArtigo originalResumo: Refletimos sobre a proposição e as experiências de espaços educacionais constituídos e institucionalizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e como estes representam uma caminhada para a organização e sistematização da filosofia pedagógica e científica na perspectiva social emancipatória. Temos como objetivo descrever características de quatro destas iniciativas para entendermos a configuração das concepções e das práticas relativas à ciência, à tecnologia e ao processo de construção de referenciais para a educação do campo. Demonstramos que as concepções epistemológicas e as atitudes políticas estão entrelaçadas na leitura de mundo e nas práticas sociais que configuram a existência camponesa. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica e documental, a observação de campo nos espaços educacionais onde selecionamos alguns educadores e lideranças do MST para entrevistar. Como resultado, evidenciamos os fundamentos gnosiológicos, metodológicos e político-educacionais que orientam o pensamento pedagógico e as ações educativas na ENFF, ITERRA, IEJC, CEAGRO e do CEEPATECAbertoGitahy, Leda Maria Caira, 1949-UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZart, Laudemir Luiz, 1965-Bitencourt, Loriége Pessoa2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/15137ZART, Laudemir Luiz; BITENCOURT, Loriége Pessoa. A constituição de espaços educacionais pelo movimento camponês: as experiências do MST. Revista da Faculdade de Educação/Universidade do Estado de Mato Grosso. Cáceres, MT. v. 27, n. 1, p. 105–124, set. 2019. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15137. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373670porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-07T15:45:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1373670Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-02-07T15:45:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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