A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS EDUCACIONAIS PELO MOVIMENTO CAMPONÊS: AS EXPERIÊNCIAS DO MST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zart, Laudemir Luiz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bitencourt, Loriége Pessoa, Gitahy, Leda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3922
Resumo: Refletimos sobre a proposição e as experiências de espaços educacionais constituídos e institucionalizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e como estes representam uma caminhada para a organização e sistematização da filosofia pedagógica e científica na perspectiva social emancipatória. Temos como objetivo descrever características de quatro destas iniciativas para entendermos a configuração das concepções e das práticas relativas à ciência, à tecnologia e ao processo de construção de referenciais para a educação do campo. Demonstramos que as concepções epistemológicas e as atitudes políticas estão entrelaçadas na leitura de mundo e nas práticas sociais que configuram a existência camponesa. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica e documental, a observação de campo nos espaços educacionais onde selecionamos alguns educadores e lideranças do MST para entrevistar. Como resultado, evidenciamos os fundamentos gnosiológicos, metodológicos e político-educacionais que orientam o pensamento pedagógico e as ações educativas na ENFF, ITERRA, IEJC, CEAGRO e do CEEPATEC.
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