Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586 |
Resumo: | Resumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico |
id |
CAMP_f6bf6bc2debe18dad1806a95aec2a878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349827 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e SouzaMoral and civic lessons in history teaching : the formation of the ideal citizen in the view of teacher Mello e SouzaEducação - HistóriaHistória culturalEducation - HistoryCultural historyIdentidade docenteMoral e civismoPrimeira RepúblicaArtigo originalResumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patrióticoAbstract: This article reflects on the conceptions of history teaching of the teacher Mello e Souza (1888-1969), an individual who began his career in the first decades of the twentieth century amid ambitious projects of valorization of school education and literate culture. In order to analyze his family memories and professional trajectories, recorded in various textual and visual supports, we dialogued with theoretical and methodological references of cultural history and education. By focusing mainly on the thesis prepared for the candidacy application to Colégio Pedro II, which discussed the students' character formation based on the moral and civic principles found in the historical contents, we problematize the limits of the current projects, which focused efforts on the diffusion of an idealized model of patriotic citizenAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-Pinto Junior, Arnaldo, 1968-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12586GABRIEL, Sônia Maria da Silva; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Lições de moral e civismo no ensino de História: a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza. Historia e cultura. São Paulo, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, 2021. Vol. 10, n. 1 Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças (jul., 2021), p. 369-391. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349827porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T14:56:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-22T14:56:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza Moral and civic lessons in history teaching : the formation of the ideal citizen in the view of teacher Mello e Souza |
title |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza |
spellingShingle |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971- Educação - História História cultural Education - History Cultural history Identidade docente Moral e civismo Primeira República Artigo original |
title_short |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza |
title_full |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza |
title_fullStr |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza |
title_full_unstemmed |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza |
title_sort |
Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza |
author |
Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971- |
author_facet |
Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971- Pinto Junior, Arnaldo, 1968- |
author_role |
author |
author2 |
Pinto Junior, Arnaldo, 1968- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971- Pinto Junior, Arnaldo, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História História cultural Education - History Cultural history Identidade docente Moral e civismo Primeira República Artigo original |
topic |
Educação - História História cultural Education - History Cultural history Identidade docente Moral e civismo Primeira República Artigo original |
description |
Resumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586 GABRIEL, Sônia Maria da Silva; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Lições de moral e civismo no ensino de História: a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza. Historia e cultura. São Paulo, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, 2021. Vol. 10, n. 1 Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças (jul., 2021), p. 369-391. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586 |
identifier_str_mv |
GABRIEL, Sônia Maria da Silva; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Lições de moral e civismo no ensino de História: a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza. Historia e cultura. São Paulo, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, 2021. Vol. 10, n. 1 Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças (jul., 2021), p. 369-391. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349827 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030831109373952 |