Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinto Junior, Arnaldo, 1968-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586
Resumo: Resumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico
id CAMP_f6bf6bc2debe18dad1806a95aec2a878
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349827
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e SouzaMoral and civic lessons in history teaching : the formation of the ideal citizen in the view of teacher Mello e SouzaEducação - HistóriaHistória culturalEducation - HistoryCultural historyIdentidade docenteMoral e civismoPrimeira RepúblicaArtigo originalResumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patrióticoAbstract: This article reflects on the conceptions of history teaching of the teacher Mello e Souza (1888-1969), an individual who began his career in the first decades of the twentieth century amid ambitious projects of valorization of school education and literate culture. In order to analyze his family memories and professional trajectories, recorded in various textual and visual supports, we dialogued with theoretical and methodological references of cultural history and education. By focusing mainly on the thesis prepared for the candidacy application to Colégio Pedro II, which discussed the students' character formation based on the moral and civic principles found in the historical contents, we problematize the limits of the current projects, which focused efforts on the diffusion of an idealized model of patriotic citizenAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-Pinto Junior, Arnaldo, 1968-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/12586GABRIEL, Sônia Maria da Silva; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Lições de moral e civismo no ensino de História: a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza. Historia e cultura. São Paulo, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, 2021. Vol. 10, n. 1 Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças (jul., 2021), p. 369-391. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349827porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T14:56:20Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1349827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-22T14:56:20Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
Moral and civic lessons in history teaching : the formation of the ideal citizen in the view of teacher Mello e Souza
title Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
spellingShingle Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-
Educação - História
História cultural
Education - History
Cultural history
Identidade docente
Moral e civismo
Primeira República
Artigo original
title_short Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
title_full Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
title_fullStr Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
title_full_unstemmed Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
title_sort Lições de moral e civismo no ensino de História : a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza
author Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-
author_facet Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-
Pinto Junior, Arnaldo, 1968-
author_role author
author2 Pinto Junior, Arnaldo, 1968-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Sônia Maria da Silva, 1971-
Pinto Junior, Arnaldo, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
História cultural
Education - History
Cultural history
Identidade docente
Moral e civismo
Primeira República
Artigo original
topic Educação - História
História cultural
Education - History
Cultural history
Identidade docente
Moral e civismo
Primeira República
Artigo original
description Resumo: Este artigo reflete sobre as concepções de ensino de História do professor Mello e Souza (1888-1969), sujeito que iniciou a carreira nas primeiras décadas do século XX em meio a ambiciosos projetos de valorização da educação escolar e da cultura letrada. Para analisar suas memórias familiares e trajetórias profissionais, registradas em suportes textuais e imagéticos diversos, dialogamos com referenciais teórico-metodológicos da história cultural e da educação. Ao focalizarmos principalmente a tese elaborada para o concurso do Colégio Pedro II, que discutia a formação do caráter dos alunos a partir dos princípios morais e cívicos encontrados nos conteúdos históricos, problematizamos os limites dos projetos vigentes, que concentraram esforços na difusão de um modelo idealizado de cidadão patriótico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586
GABRIEL, Sônia Maria da Silva; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Lições de moral e civismo no ensino de História: a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza. Historia e cultura. São Paulo, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, 2021. Vol. 10, n. 1 Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças (jul., 2021), p. 369-391. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586
identifier_str_mv GABRIEL, Sônia Maria da Silva; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Lições de moral e civismo no ensino de História: a formação do cidadão ideal na visão do Professor Mello e Souza. Historia e cultura. São Paulo, SP : UNESP/Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais, 2021. Vol. 10, n. 1 Historiografia em tempos de urgência: do horizonte de expectativas ao fechamento das esperanças (jul., 2021), p. 369-391. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/12586. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1349827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030831109373952