Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10459 |
Resumo: | Resumo: Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa |
id |
CAMP_f7c27898161722f843d4a8d7e832d34b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1339148 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superiorInterdisciplinary Higher Education Program : a new way to higher educationAcesso ao ensino superiorPolitica de inclusão socialEducação geralEstatisticas educacionaisAccess to higher educationSocial inclusion policyGeneral educationEstatísticas educacionaisArtigo originalResumo: Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programaAbstract: This paper introduces the ProFIS (a portuguese acronym for Interdisciplinary Higher Education Program), an undergraduate course established at Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) in 2011. Firstly, we mention the guidelines adopted for the creation of the course, which are the increase of the admission of low-income students, and the adoption of a general education program at the university. Then, we briefly describe the new course, including its curriculum and the mechanism of migration from ProFIS to other undergraduate courses of Unicamp. We conclude presenting the admission process, as well as some statistical data that reveals that the social inclusion aim was fully achieved by the first group of students admitted to the programAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Cibele Yahn deGomes Neto, Francisco de Assis Magalhães, 1964-Knobel, Marcelo, 1968-Carneiro, Ana Maria, 1976-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/10459ANDRADE, Cibele Yahn de et al. Programa de Formação Interdisciplinar: um novo caminho para a educação superior. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF : INEP, 2012. Vol.93, n.235 (set./dez., 2012), p. 698-719. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10459. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339148porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-17T12:34:56Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1339148Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-10-17T12:34:56Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior Interdisciplinary Higher Education Program : a new way to higher education |
title |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior |
spellingShingle |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior Andrade, Cibele Yahn de Acesso ao ensino superior Politica de inclusão social Educação geral Estatisticas educacionais Access to higher education Social inclusion policy General education Estatísticas educacionais Artigo original |
title_short |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior |
title_full |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior |
title_fullStr |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior |
title_full_unstemmed |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior |
title_sort |
Programa de Formação Interdisciplinar : um novo caminho para a educação superior |
author |
Andrade, Cibele Yahn de |
author_facet |
Andrade, Cibele Yahn de Gomes Neto, Francisco de Assis Magalhães, 1964- Knobel, Marcelo, 1968- Carneiro, Ana Maria, 1976- |
author_role |
author |
author2 |
Gomes Neto, Francisco de Assis Magalhães, 1964- Knobel, Marcelo, 1968- Carneiro, Ana Maria, 1976- |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cibele Yahn de Gomes Neto, Francisco de Assis Magalhães, 1964- Knobel, Marcelo, 1968- Carneiro, Ana Maria, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior Politica de inclusão social Educação geral Estatisticas educacionais Access to higher education Social inclusion policy General education Estatísticas educacionais Artigo original |
topic |
Acesso ao ensino superior Politica de inclusão social Educação geral Estatisticas educacionais Access to higher education Social inclusion policy General education Estatísticas educacionais Artigo original |
description |
Resumo: Apresenta o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), curso de nível superior implantado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2011. Primeiramente, são citados os objetivos e as diretrizes que nortearam a criação do curso – aumento do ingresso de alunos de escolas públicas na universidade e a adoção de um programa de formação geral – e, em seguida, descritos, em linhas gerais, o novo curso, seu currículo e o processo de transferência dos alunos concluintes do ProFIS para os cursos de graduação da Unicamp. Conclui apresentando uma análise sobre o critério de seleção adotado, bem como alguns dados estatísticos que revelam que os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados pela primeira turma matriculada no programa |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10459 ANDRADE, Cibele Yahn de et al. Programa de Formação Interdisciplinar: um novo caminho para a educação superior. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF : INEP, 2012. Vol.93, n.235 (set./dez., 2012), p. 698-719. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10459. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/10459 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Cibele Yahn de et al. Programa de Formação Interdisciplinar: um novo caminho para a educação superior. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF : INEP, 2012. Vol.93, n.235 (set./dez., 2012), p. 698-719. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10459. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1339148 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030829117079552 |