Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Straforini, Rafael, 1973-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354
Resumo: Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docente
id CAMP_fb1cc34b6255b452f54c788531f443e6
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362519
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiênciaAutobiographic narrative and teachers’ training in geography : reconstructing formative paths from the narrative of experiencePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)AutobiografiaMemóriaFormação de professoresAutobiographyMemoryTeacher trainingInstitutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil)Artigo originalResumo: Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docenteAbstract: This text aims to present the autobiographic narrative as a methodological resource for research and teachers’ identity construction in Geography. It is constituted of an autobiographical research done in 2016 in the scope of Pibid – Geography that unfolded as the final paper, which aimed to understand how the existing relations are established between a scholar of teaching initiation and the supervisor professor within the context of the activities of the Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation (Pibid) of the subproject Geography – Unicamp; considering that in this relation both individuals influenced each other’s teachers’ training. The focus in this text is to analyze how the methodological choices took place through the autobiographic narrative and how this choice influenced the scholar in her training path as well as for the self-reflection in the process of creating her teacher identityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-Straforini, Rafael, 1973-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13354CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis. Goiás, GO : Universidade Federal de Goiás/Unidade Acadêmica Especial de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Vol. 14, n. 2 Dossiê: Geografia e Educação - Experiências do Fazer-Saber (jul., 2018, p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362519porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T18:32:17Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T18:32:17Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
Autobiographic narrative and teachers’ training in geography : reconstructing formative paths from the narrative of experience
title Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
spellingShingle Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Autobiografia
Memória
Formação de professores
Autobiography
Memory
Teacher training
Institutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil)
Artigo original
title_short Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
title_full Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
title_fullStr Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
title_full_unstemmed Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
title_sort Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
author Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
author_facet Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Straforini, Rafael, 1973-
author_role author
author2 Straforini, Rafael, 1973-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-
Straforini, Rafael, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Autobiografia
Memória
Formação de professores
Autobiography
Memory
Teacher training
Institutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil)
Artigo original
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Autobiografia
Memória
Formação de professores
Autobiography
Memory
Teacher training
Institutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil)
Artigo original
description Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docente
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354
CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis. Goiás, GO : Universidade Federal de Goiás/Unidade Acadêmica Especial de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Vol. 14, n. 2 Dossiê: Geografia e Educação - Experiências do Fazer-Saber (jul., 2018, p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354
identifier_str_mv CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis. Goiás, GO : Universidade Federal de Goiás/Unidade Acadêmica Especial de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Vol. 14, n. 2 Dossiê: Geografia e Educação - Experiências do Fazer-Saber (jul., 2018, p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362519
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030832802824192