Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354 |
Resumo: | Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docente |
id |
CAMP_fb1cc34b6255b452f54c788531f443e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362519 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiênciaAutobiographic narrative and teachers’ training in geography : reconstructing formative paths from the narrative of experiencePrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)AutobiografiaMemóriaFormação de professoresAutobiographyMemoryTeacher trainingInstitutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil)Artigo originalResumo: Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docenteAbstract: This text aims to present the autobiographic narrative as a methodological resource for research and teachers’ identity construction in Geography. It is constituted of an autobiographical research done in 2016 in the scope of Pibid – Geography that unfolded as the final paper, which aimed to understand how the existing relations are established between a scholar of teaching initiation and the supervisor professor within the context of the activities of the Institutional Program of Scholarship in Teaching Initiation (Pibid) of the subproject Geography – Unicamp; considering that in this relation both individuals influenced each other’s teachers’ training. The focus in this text is to analyze how the methodological choices took place through the autobiographic narrative and how this choice influenced the scholar in her training path as well as for the self-reflection in the process of creating her teacher identityAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992-Straforini, Rafael, 1973-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/13354CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis. Goiás, GO : Universidade Federal de Goiás/Unidade Acadêmica Especial de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Vol. 14, n. 2 Dossiê: Geografia e Educação - Experiências do Fazer-Saber (jul., 2018, p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362519porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-28T18:32:17Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1362519Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-28T18:32:17Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência Autobiographic narrative and teachers’ training in geography : reconstructing formative paths from the narrative of experience |
title |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência |
spellingShingle |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Autobiografia Memória Formação de professores Autobiography Memory Teacher training Institutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil) Artigo original |
title_short |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência |
title_full |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência |
title_fullStr |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência |
title_full_unstemmed |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência |
title_sort |
Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia : reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência |
author |
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- |
author_facet |
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- Straforini, Rafael, 1973- |
author_role |
author |
author2 |
Straforini, Rafael, 1973- |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cecim, Jéssica da Silva Rodrigues, 1992- Straforini, Rafael, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Autobiografia Memória Formação de professores Autobiography Memory Teacher training Institutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil) Artigo original |
topic |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Autobiografia Memória Formação de professores Autobiography Memory Teacher training Institutional Program Initiation Grant to Teachin (Brazil) Artigo original |
description |
Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar narrativa autobiográfica enquanto recurso metodológico de pesquisa e de constituição da identidade docente em Geografia. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica realizada em 2016 no âmbito do Pibid-Geografia, que se desdobrou no trabalho de conclusão de curso, no qual o objetivo foi compreender como se configuram as relações existentes entre uma aluna bolsista de Iniciação à Docência (ID) e o Professor Supervisor dentro do contexto das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do subprojeto Geografia - Unicamp; considerando que nesta relação ambos os sujeitos exerceram influências na formação docente um do outro. O enfoque neste texto é o de analisar como se realizou a opção metodológica pela narrativa autobiográfica e em como esta escolha influenciou a pesquisadora em seu percurso formativo, bem como para a autorreflexão no processo de produção de sua identidade docente |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354 CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis. Goiás, GO : Universidade Federal de Goiás/Unidade Acadêmica Especial de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Vol. 14, n. 2 Dossiê: Geografia e Educação - Experiências do Fazer-Saber (jul., 2018, p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354 |
identifier_str_mv |
CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis. Goiás, GO : Universidade Federal de Goiás/Unidade Acadêmica Especial de Educação/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018. Vol. 14, n. 2 Dossiê: Geografia e Educação - Experiências do Fazer-Saber (jul., 2018, p. 1-18. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13354. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362519 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030832802824192 |