Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro, 1982-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
id UNICAMP-30_d5a6b2f5c86e54e699beee1709180ce8
oai_identifier_str oai::1161811
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do PiauíExperiencias formadoras e identidad profesional docente : una mirada situada en el Pibid de Letras Inglês de la Universidad Estadual do PiauíPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Formação de professoresNarrativasAutobiografiaIdentidade profissionalTeacher TrainingNarrativesAutobiographyProfessional identityInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)Orientador: Ana Lúcia Guedes-PintoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A investigação responde ao seguinte questionamento: Quais e como as experiências formadoras vivenciadas nos espaços de formação pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Subprojeto Inglês, da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de Teresina, Piripiri e Parnaíba, impactaram o aprender a ser professor de Língua Inglesa? E teve os seguintes objetivos: 1. Delinear o perfil pessoal e acadêmico dos alunos participantes; 2. Apontar a motivação desses estudantes para a participação no Programa; 3. Conhecer e analisar de que forma as experiências formadoras proporcionadas pelo Pibid Inglês Uespi contribuíram para o aprender a ser professor de Língua Inglesa; 4. Identificar os aspectos que dificultaram e/ou facilitaram os processos de aprendizagem da docência dos discentes envolvidos com o Pibid Inglês Uespi; 5. Refletir sobre suas experiências formadoras no processo de constituição da identidade profissional e na produção de novos sentidos e significados sobre a profissão docente; 6. Compreender o potencial formativo da escrita (auto)biográfica, especificamente o Memorial de Formação, como um instrumento autoformativo. Para operacionalizar os objetivos, fizemos o uso das narrativas (auto)biográficas de onze participantes bolsistas dos subprojetos e campi citados. Do ponto de vista teórico-conceptual, a investigação enquadra-se na epistemologia qualitativa, seguindo os princípios e métodos da pesquisa (auto)biográfica. Como procedimentos de geração de dados, desenvolvemos o Ateliê (Auto)biográfico. Neste espaço foram utilizados os procedimentos Rodas de Conversa para mediar a escrita do Memorial de Formação. Nossas análises se estruturaram em três categorias: Tornar-se e Ser Professor: Aprender Fazendo; Ser professor de LI: do Verbo To be ao Rompimento com o tradicional, e o Papel intensificado pelo grupo: Eu-Tu-Eles = nós professores. No contexto analisado, observa-se que o Pibid Letras Inglês da Uespi constituiu-se como um espaço praticado de aprendizagem Profissional Docente e, por sua vez, a Escola, tendo em vista as ações que foram desenvolvidas pelo subprojeto, como o Lugar da(s) problemática(s) singular (es) da docência. Ao focar-se no processo de formação no Pibid, os participantes tiveram a oportunidade de praticar um exercício de tomada de consciência das itinerâncias e aprendizagens proporcionadas pelo Programa, incitados pelo movimento reflexivo incentivado pelo ato de narrar-se. Este movimento demarcou o potencial formativo da pesquisa (Auto)Biográfica, vislumbrando as teias dialógicas que ocorreram no mundo da escola e implicaram na formação desses discentes por meio do PibidAbstract: This dissertation responds to this leading question: which and how formative experiences of autobiographical stories experienced by the students who participated of Institutional Scholarship Programme for Teaching Initiation (Pibid), The English Language Project of the State University of Piauí of Teresina, Piripiri and Parnaíba campuses, contributed to learning to be an English teacher? There were stated the following objectives: 1 Outline the personal and academic profiles of students participating in the Institutional Scholarship Programme for Teaching Initiation (Pibid), The English Language Project of the State University of Piauí 2. Know the motivation of these students to participate in the Program; 3. Know and Analyze how the training experiences provided by The English Language Project of Pibid Uespi contributed to learning to be an English Language teacher; 4. Identify the aspects that hindered and / or facilitated the teaching learning processes of the students involved with The English Language Project of Pibid Uespi; 5. Reflect if the training experiences of students participating in The English Language Project of Pibid Uespi supported them to develop a professional identity and to perceive new meanings about the teaching profession; 6. Understand the formative potential of (auto) biographical writing, specifically the formation memorial, as a self-formative instrument. To operationalize the objectives, we used (auto) biographical narratives of eleven participants from the subprojects and campuses. From a theoretical-conceptual point of view, the investigation fits into the qualitative epistemology, following the principles and methods of (biographical) research. As data generation procedures, it was created the research space entitled Ateliê (Auto) biographical and the wheels of conversation procedural method to collect oral narratives. The wheels of conversation procedural were used to mediate the writing of the formation memorial. The content of the research corpus was organized around three key areas: Become and Be a Teacher: Learning by doing; Be a Teacher of English Language: from the Verb To be to the Break with the traditional; and Models of be a teacher: I-You-Them = Us teachers. In the analyzed context, it was observed that the English Project of the Pibid Program of State University of Piauí contributed to the professional training of the students involved with the project. The Pibid Program constituted itself as a practiced learning space for the Teaching Professional Genre, and the School, due to the actions that were developed by the subproject constituted itself the Place of the singular problem (s) of teaching. By focusing on the training process at Pibid, the participants had the opportunity to practice an exercise to become aware of the itineraries and learning provided by the Program, incited by the meta-reflective movement encouraged by the act of narrating themselves. This movement demarcated the formative potential of the Autobiography Inquiry. This relationship made possible to glimpse the dialogical webs that occurred in the world of the school and involved the formation of these students through the Pibid programDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Reichmann, Carla L.Prado, Guilherme do Val ToledoSolto, Nilton LuizBarreto, MárcioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro, 1982-20202020-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Experiências formadoras e identidade profissional docente: um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí. 2020. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161811Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-16T11:38:50Zoai::1161811Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-16T11:38:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
Experiencias formadoras e identidad profesional docente : una mirada situada en el Pibid de Letras Inglês de la Universidad Estadual do Piauí
title Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
spellingShingle Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro, 1982-
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professores
Narrativas
Autobiografia
Identidade profissional
Teacher Training
Narratives
Autobiography
Professional identity
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)
title_short Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
title_full Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
title_fullStr Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
title_full_unstemmed Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
title_sort Experiências formadoras e identidade profissional docente : um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí
author Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro, 1982-
author_facet Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Reichmann, Carla L.
Prado, Guilherme do Val Toledo
Solto, Nilton Luiz
Barreto, Márcio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Leonardo Davi Gomes de Castro, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professores
Narrativas
Autobiografia
Identidade profissional
Teacher Training
Narratives
Autobiography
Professional identity
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Formação de professores
Narrativas
Autobiografia
Identidade profissional
Teacher Training
Narratives
Autobiography
Professional identity
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (Brazil)
description Orientador: Ana Lúcia Guedes-Pinto
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735
OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Experiências formadoras e identidade profissional docente: um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí. 2020. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735
identifier_str_mv OLIVEIRA, Leonardo Davi Gomes de Castro. Experiências formadoras e identidade profissional docente: um olhar situado no Pibid Inglês da Universidade Estadual do Piauí. 2020. 1 recurso online (230 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640735. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161811
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (230 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189170717917184