O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro

Bibliographic Details
Main Author: Carvalho, Yara M.
Publication Date: 2011
Other Authors: Manoel, Edison de J., Novaes, Beatriz C. A. Caiuby, Guirro, Rinaldo Roberto de J., Bracht, Valter
Format: Article
Language: por
Source: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Download full: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/153
Summary: O livro, parte significativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfil da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito – excelente, muito bom, bom, regular e fraco –, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.
id CAPES-1_0d541d2c44c4b2c3c0571f490d4a15a2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/153
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livroO livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livroPós-graduação. Avaliação do livro. Política científi ca. Metodologia de avaliação. Produção do conhecimento. Ensino superior.Graduate studies. Evaluation of books. Scienti- fi c policy. Methodology of evaluation. Knowledge production. Higher educationO livro, parte significativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfil da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito – excelente, muito bom, bom, regular e fraco –, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.Books as a signifi cant part of intellectual production have not been evaluated in the fi eld of Health. This paper presents a methodology developed thus far for evaluating books produced by Physical Education, Phonoaudiology, Physical Therapy and Occupational Therapy during the year 2005. This evaluation is apart from the evaluation of scientifi c journals, and it emphasizes quality in two dimensions: relevance/impact and publisher’s profi le. One hundred and eight books from fi fteen graduate studies courses were evaluated. There was a predominance of edited books (books with a collection of chapters by different authors), most of which would be more adequate as a paper in a scientifi c journal. Considering fi ve concept levels (excellent, very good, good, regular and weak), a signifi cant part (almost 50%) of the book production in the fi eld was evaluated as “regular”.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCarvalho, Yara M.Manoel, Edison de J.Novaes, Beatriz C. A. CaiubyGuirro, Rinaldo Roberto de J.Bracht, Valter2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/15310.21713/2358-2332.2008.v5.153RBPG; v. 5, n. 10 (2008)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 5, n. 10 (2008)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/153/147info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
title O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
spellingShingle O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
Carvalho, Yara M.
Pós-graduação. Avaliação do livro. Política científi ca. Metodologia de avaliação. Produção do conhecimento. Ensino superior.
Graduate studies. Evaluation of books. Scienti- fi c policy. Methodology of evaluation. Knowledge production. Higher education
title_short O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
title_full O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
title_fullStr O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
title_full_unstemmed O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
title_sort O livro na pós-graduação: uma metodologia para avaliação do livro
author Carvalho, Yara M.
author_facet Carvalho, Yara M.
Manoel, Edison de J.
Novaes, Beatriz C. A. Caiuby
Guirro, Rinaldo Roberto de J.
Bracht, Valter
author_role author
author2 Manoel, Edison de J.
Novaes, Beatriz C. A. Caiuby
Guirro, Rinaldo Roberto de J.
Bracht, Valter
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Yara M.
Manoel, Edison de J.
Novaes, Beatriz C. A. Caiuby
Guirro, Rinaldo Roberto de J.
Bracht, Valter
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação. Avaliação do livro. Política científi ca. Metodologia de avaliação. Produção do conhecimento. Ensino superior.
Graduate studies. Evaluation of books. Scienti- fi c policy. Methodology of evaluation. Knowledge production. Higher education
topic Pós-graduação. Avaliação do livro. Política científi ca. Metodologia de avaliação. Produção do conhecimento. Ensino superior.
Graduate studies. Evaluation of books. Scienti- fi c policy. Methodology of evaluation. Knowledge production. Higher education
dc.description.none.fl_txt_mv O livro, parte significativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfil da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito – excelente, muito bom, bom, regular e fraco –, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.
Books as a signifi cant part of intellectual production have not been evaluated in the fi eld of Health. This paper presents a methodology developed thus far for evaluating books produced by Physical Education, Phonoaudiology, Physical Therapy and Occupational Therapy during the year 2005. This evaluation is apart from the evaluation of scientifi c journals, and it emphasizes quality in two dimensions: relevance/impact and publisher’s profi le. One hundred and eight books from fi fteen graduate studies courses were evaluated. There was a predominance of edited books (books with a collection of chapters by different authors), most of which would be more adequate as a paper in a scientifi c journal. Considering fi ve concept levels (excellent, very good, good, regular and weak), a signifi cant part (almost 50%) of the book production in the fi eld was evaluated as “regular”.
description O livro, parte significativa da produção intelectual da pós-graduação, não tem sido avaliado na Grande Área da Saúde. O presente artigo apresenta a metodologia desenvolvida para a avaliação do livro com base na produção da Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, referente ao ano 2005. Como princípio, essa avaliação é desvinculada da avaliação adotada do periódico e enfatiza a dimensão qualitativa, considerando dois aspectos: relevância/impacto e perfil da editora. Cento e oito livros oriundos de quinze programas foram avaliados, havendo predomínio de coletâneas, e muitas vezes o material apresentado nesse formato mostrou-se mais adequado se veiculado em artigo. A partir de cinco faixas de conceito – excelente, muito bom, bom, regular e fraco –, observou-se uma concentração (quase 50%) de títulos na faixa regular.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/153
10.21713/2358-2332.2008.v5.153
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/153
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2008.v5.153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/153/147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 5, n. 10 (2008)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 5, n. 10 (2008)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075819241472