A SSM como instrumento de mobilização em um curso de pós-graduação em formação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/172 |
Resumo: | No presente texto, relata-se a experiência com a utilização do método Soft Systems Methodology (SSM) na identificação e elaboração de propostas com a participação e empenho conjunto dos docentes e alunos do curso de Pós-Graduação em Administração (PPGA-FEA) em fase de formação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, objetivando à época reconhecimento do programa de pós-graduação perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, orgão da esfera federal vinculado ao Ministerio da Educação. O método aplicado procurou identificar e estruturar as situações problemáticas e com dificuldades de definição, visando, de uma forma encadeada, relacionar o mundo real e o ideal e/ou mundo do pensamento sistêmico. A experiência resultou em uma planilha de acompanhamento acadêmico e a SSM, nesse cenário, mostrou-se como um processo interativo de aprendizagem, caracterizando-se por constantes debates e participação política de todos os atores envolvidos. Sua execução permitiu propor ações para solucionar os problemas no reconhecimento do curso de pós-graduação, configurando-se como instrumento útil para o programa discutir seus segmentos internos, seus papéis, o que deveria ser mudado e, principalmente, tornar os discentes participantes corresponsaveis pelo processo de avaliação e envolvidos politicamente com seus resultados. |
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A SSM como instrumento de mobilização em um curso de pós-graduação em formaçãoSSM as a mobilization instrument in a graduate program in the fi eld of administrationSoft Systems Methodology. Graduate Studies. Evaluation Criteria.Soft Systems Methodology. Programa de Pós- Graduação. Critérios de Avaliação.No presente texto, relata-se a experiência com a utilização do método Soft Systems Methodology (SSM) na identificação e elaboração de propostas com a participação e empenho conjunto dos docentes e alunos do curso de Pós-Graduação em Administração (PPGA-FEA) em fase de formação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, objetivando à época reconhecimento do programa de pós-graduação perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, orgão da esfera federal vinculado ao Ministerio da Educação. O método aplicado procurou identificar e estruturar as situações problemáticas e com dificuldades de definição, visando, de uma forma encadeada, relacionar o mundo real e o ideal e/ou mundo do pensamento sistêmico. A experiência resultou em uma planilha de acompanhamento acadêmico e a SSM, nesse cenário, mostrou-se como um processo interativo de aprendizagem, caracterizando-se por constantes debates e participação política de todos os atores envolvidos. Sua execução permitiu propor ações para solucionar os problemas no reconhecimento do curso de pós-graduação, configurando-se como instrumento útil para o programa discutir seus segmentos internos, seus papéis, o que deveria ser mudado e, principalmente, tornar os discentes participantes corresponsaveis pelo processo de avaliação e envolvidos politicamente com seus resultados.The present text reports an experience in which the Soft Systems Methodology (SSM) was utilized to identify and formulate proposals with the participation of professors and students of a graduate program in the fi eld of Administration that, at the time, was in the process of seeking offi cial recognition by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, an entity linked to Brazil’s federal Ministry of Education. The SSM aims to identify and structure problem situations with defi nitional diffi culties in a manner that relates the real world with systemic thinking. The experience resulted in a spreadsheet of academic accompaniment. In this context, the SSM proved to be an interactive learning process, characterized by constant debates and the political participation of all of the individuals involved. The process generated proposals of action designed to solve the problems related to acquiring the recognition of the graduate program. As such, it served as a useful instrument for discussions pertaining to the roles of the program, its internal segments and the aspects that should be changed. In addition, the methodology helped the participating students to assume co-responsibility for the evaluation process and to be politically involved with its results.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCastro, Pedro Marcos Roma dePenedo, Antonio Sérgio TorresOliveira, Márcio Mattos Borges de2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/17210.21713/2358-2332.2009.v6.172RBPG; v. 6, n. 11 (2009)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/172/166info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
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No presente texto, relata-se a experiência com a utilização do método Soft Systems Methodology (SSM) na identificação e elaboração de propostas com a participação e empenho conjunto dos docentes e alunos do curso de Pós-Graduação em Administração (PPGA-FEA) em fase de formação na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, objetivando à época reconhecimento do programa de pós-graduação perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, orgão da esfera federal vinculado ao Ministerio da Educação. O método aplicado procurou identificar e estruturar as situações problemáticas e com dificuldades de definição, visando, de uma forma encadeada, relacionar o mundo real e o ideal e/ou mundo do pensamento sistêmico. A experiência resultou em uma planilha de acompanhamento acadêmico e a SSM, nesse cenário, mostrou-se como um processo interativo de aprendizagem, caracterizando-se por constantes debates e participação política de todos os atores envolvidos. Sua execução permitiu propor ações para solucionar os problemas no reconhecimento do curso de pós-graduação, configurando-se como instrumento útil para o programa discutir seus segmentos internos, seus papéis, o que deveria ser mudado e, principalmente, tornar os discentes participantes corresponsaveis pelo processo de avaliação e envolvidos politicamente com seus resultados. |
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