Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Rosemary Conceição dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barbieri, Marisa Ramos, Sanchez, Roberto Galetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1472
Resumo: This paper deals with the promotion of literacy and scientific initiation among students from the basic education network, as the responsibility of postgraduate students of stricto sensu programs, since 2012, in the House of Science (Hemocentro de Ribeirão Preto), an integral project of the National Science Institute and Technology (INCT) in Stem Cells and Cancer Cell Therapy in Cancer. In ten meetings, after the presentation of scientific content to the students, and a dialogical clarification of any doubts, it is verified, through qualitative research, the ability of these students to identify and to analyze the presented themes. In specific cases, the project emphasizes teaching and learning peculiarities evidenced during its validity, namely: anticipating the practice of teaching with science and technology with future professionals of higher education and improving the cognitive abilities reflected in the student’s academic performance, respectively.
id CAPES-1_138c67ef39e3f58371e9467f61ac4105
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/1472
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científicoScientific literacy and scientific initiation: the assimilation of concepts into scientific behaviorAlfabetización científica e iniciación científica: de la asimilación de conceptos al comportamiento científicoEducaçãoAlfabetização Científica. Iniciação Científica. Assimilação de Conceitos. Comportamento Científico. Adolescentes. Casa da Ciência.Scientific Literacy. Scientific research. Assimilation of Concepts. Scientific Behavior. Adolescents. House of Science.Alfabetización Científica. Iniciación Científica. Asimilación de conceptos. Comportamiento Científico. Adolescentes. Casa de la Ciencia.This paper deals with the promotion of literacy and scientific initiation among students from the basic education network, as the responsibility of postgraduate students of stricto sensu programs, since 2012, in the House of Science (Hemocentro de Ribeirão Preto), an integral project of the National Science Institute and Technology (INCT) in Stem Cells and Cancer Cell Therapy in Cancer. In ten meetings, after the presentation of scientific content to the students, and a dialogical clarification of any doubts, it is verified, through qualitative research, the ability of these students to identify and to analyze the presented themes. In specific cases, the project emphasizes teaching and learning peculiarities evidenced during its validity, namely: anticipating the practice of teaching with science and technology with future professionals of higher education and improving the cognitive abilities reflected in the student’s academic performance, respectively.Este trabajo trata de la promoción de la alfabetización y la iniciación científica entre los estudiantes de la red de educación básica, bajo la responsabilidad de los estudiantes de posgrado de los programas stricto sensu, desde 2012, en la Casa de la Ciencia (Hemocentro de Ribeirão Preto), un proyecto integral del Instituto Nacional de Ciencia y Tecnología (INCT) en células madre y terapia celular adoptiva (o terapia celular contra el cáncer). En diez encuentros, después de la presentación de contenidos científicos a los alumnos, y aclaración dialogada de eventuales dudas, se verificó, através de investigación cualitativa, la capacidad de estos contenidos en identificar y analizar los temas presentados. En casos puntuales, el proyecto resalta peculiaridades docentes y discentes evidenciadas durante su vigencia, a saber: anticipar la práctica de enseñanza con ciencia y tecnología junto a futuros profesionales de la educación superior y perfeccionar las habilidades cognitivas reflejadas en el desempeño escolar.Este trabalho trata da promoção de alfabetização e iniciação científicas em alunos da rede básica de ensino, desenvolvidas por pós-graduandos de programas stricto sensu atuantes, desde 2012, na Casa da Ciência (Hemocentro de Ribeirão Preto), projeto integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Células-Tronco e Terapia Celular no Câncer. Em dez encontros, após a apresentação de conteúdos científicos aos alunos, e esclarecimento dialogado de eventuais dúvidas, verifica-se, através de pesquisa qualitativa, a capacidade destes em identificar, e analisar, os temas apresentados. Em casos pontuais, o projeto ressalta peculiaridades docentes e discentes evidenciadas durante sua vigência, a saber: antecipar a prática de ensinar com ciência e tecnologia junto a futuros profissionais da educação superior e aprimorar as habilidades cognitivas refletidas no desempenho escolar discente, respectivamente.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCNPqSantos, Rosemary Conceição dosBarbieri, Marisa RamosSanchez, Roberto Galetti2017-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/147210.21713/2358-2332.2017.v14.1472RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1472/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
Scientific literacy and scientific initiation: the assimilation of concepts into scientific behavior
Alfabetización científica e iniciación científica: de la asimilación de conceptos al comportamiento científico
title Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
spellingShingle Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
Santos, Rosemary Conceição dos
Educação
Alfabetização Científica. Iniciação Científica. Assimilação de Conceitos. Comportamento Científico. Adolescentes. Casa da Ciência.
Scientific Literacy. Scientific research. Assimilation of Concepts. Scientific Behavior. Adolescents. House of Science.
Alfabetización Científica. Iniciación Científica. Asimilación de conceptos. Comportamiento Científico. Adolescentes. Casa de la Ciencia.
title_short Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
title_full Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
title_fullStr Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
title_full_unstemmed Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
title_sort Alfabetização científica e iniciação científica: da assimilação de conceitos ao comportamento científico
author Santos, Rosemary Conceição dos
author_facet Santos, Rosemary Conceição dos
Barbieri, Marisa Ramos
Sanchez, Roberto Galetti
author_role author
author2 Barbieri, Marisa Ramos
Sanchez, Roberto Galetti
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Rosemary Conceição dos
Barbieri, Marisa Ramos
Sanchez, Roberto Galetti
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alfabetização Científica. Iniciação Científica. Assimilação de Conceitos. Comportamento Científico. Adolescentes. Casa da Ciência.
Scientific Literacy. Scientific research. Assimilation of Concepts. Scientific Behavior. Adolescents. House of Science.
Alfabetización Científica. Iniciación Científica. Asimilación de conceptos. Comportamiento Científico. Adolescentes. Casa de la Ciencia.
topic Educação
Alfabetização Científica. Iniciação Científica. Assimilação de Conceitos. Comportamento Científico. Adolescentes. Casa da Ciência.
Scientific Literacy. Scientific research. Assimilation of Concepts. Scientific Behavior. Adolescents. House of Science.
Alfabetización Científica. Iniciación Científica. Asimilación de conceptos. Comportamiento Científico. Adolescentes. Casa de la Ciencia.
dc.description.none.fl_txt_mv This paper deals with the promotion of literacy and scientific initiation among students from the basic education network, as the responsibility of postgraduate students of stricto sensu programs, since 2012, in the House of Science (Hemocentro de Ribeirão Preto), an integral project of the National Science Institute and Technology (INCT) in Stem Cells and Cancer Cell Therapy in Cancer. In ten meetings, after the presentation of scientific content to the students, and a dialogical clarification of any doubts, it is verified, through qualitative research, the ability of these students to identify and to analyze the presented themes. In specific cases, the project emphasizes teaching and learning peculiarities evidenced during its validity, namely: anticipating the practice of teaching with science and technology with future professionals of higher education and improving the cognitive abilities reflected in the student’s academic performance, respectively.
Este trabajo trata de la promoción de la alfabetización y la iniciación científica entre los estudiantes de la red de educación básica, bajo la responsabilidad de los estudiantes de posgrado de los programas stricto sensu, desde 2012, en la Casa de la Ciencia (Hemocentro de Ribeirão Preto), un proyecto integral del Instituto Nacional de Ciencia y Tecnología (INCT) en células madre y terapia celular adoptiva (o terapia celular contra el cáncer). En diez encuentros, después de la presentación de contenidos científicos a los alumnos, y aclaración dialogada de eventuales dudas, se verificó, através de investigación cualitativa, la capacidad de estos contenidos en identificar y analizar los temas presentados. En casos puntuales, el proyecto resalta peculiaridades docentes y discentes evidenciadas durante su vigencia, a saber: anticipar la práctica de enseñanza con ciencia y tecnología junto a futuros profesionales de la educación superior y perfeccionar las habilidades cognitivas reflejadas en el desempeño escolar.
Este trabalho trata da promoção de alfabetização e iniciação científicas em alunos da rede básica de ensino, desenvolvidas por pós-graduandos de programas stricto sensu atuantes, desde 2012, na Casa da Ciência (Hemocentro de Ribeirão Preto), projeto integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Células-Tronco e Terapia Celular no Câncer. Em dez encontros, após a apresentação de conteúdos científicos aos alunos, e esclarecimento dialogado de eventuais dúvidas, verifica-se, através de pesquisa qualitativa, a capacidade destes em identificar, e analisar, os temas apresentados. Em casos pontuais, o projeto ressalta peculiaridades docentes e discentes evidenciadas durante sua vigência, a saber: antecipar a prática de ensinar com ciência e tecnologia junto a futuros profissionais da educação superior e aprimorar as habilidades cognitivas refletidas no desempenho escolar discente, respectivamente.
description This paper deals with the promotion of literacy and scientific initiation among students from the basic education network, as the responsibility of postgraduate students of stricto sensu programs, since 2012, in the House of Science (Hemocentro de Ribeirão Preto), an integral project of the National Science Institute and Technology (INCT) in Stem Cells and Cancer Cell Therapy in Cancer. In ten meetings, after the presentation of scientific content to the students, and a dialogical clarification of any doubts, it is verified, through qualitative research, the ability of these students to identify and to analyze the presented themes. In specific cases, the project emphasizes teaching and learning peculiarities evidenced during its validity, namely: anticipating the practice of teaching with science and technology with future professionals of higher education and improving the cognitive abilities reflected in the student’s academic performance, respectively.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-14
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1472
10.21713/2358-2332.2017.v14.1472
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1472
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2017.v14.1472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1472/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 14 (2017)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073695875072