O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Míria Gomes de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248
Resumo: The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG.
id CAPES-1_16a84548551831739d39a7a7ba6ffe8e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/248
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docenteThe Pibid-FAE/UFMG and signifying processes of teaching practiceEl Pibid-FAE/UFMG y los procesos de significación de la práctica docentePolítica de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita.Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts.Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura.The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG.O texto discute o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/UFMG), com o intuito de apresentar seus objetivos, suas ações e seus desafios. Para isso, apontamos os aspectos que fazem do Pibid um programa inédito no cenário educacional brasileiro e discutimos inovações educacionais. A partir do conceito de dialogismo e de atos de escrita, analisamos os processos de significação da prática pedagógica nos relatórios anuais de coordenadores, supervisores e  licenciandos do Pibid-FAE/UFMG.El texto analisa el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia de la Universidad Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/ UFMG), con el objetivo de presentar sus objetivos, sus acciones y sus retos. Para ello, señalamos los aspectos que hacen de Pibid un programa sin precedentes en el escenario educativo brasileño y discutimos innovaciones educativas. Desde el concepto de diálogo y de los actos de la escritura, analizamos los procesos de significación de la práctica pedagógica en los informes anuales de coordinadores, supervisores y licenciados de Pibid-FAE/UFMG.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoOliveira, Míria Gomes de2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/24810.21713/2358-2332.2012.v8.248RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248/237http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/248/15##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
The Pibid-FAE/UFMG and signifying processes of teaching practice
El Pibid-FAE/UFMG y los procesos de significación de la práctica docente
title O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
spellingShingle O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
Oliveira, Míria Gomes de
Política de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita.
Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts.
Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura.
title_short O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
title_full O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
title_fullStr O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
title_full_unstemmed O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
title_sort O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
author Oliveira, Míria Gomes de
author_facet Oliveira, Míria Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Míria Gomes de
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Política de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita.
Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts.
Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura.
topic Política de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita.
Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts.
Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura.
dc.description.none.fl_txt_mv The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG.
O texto discute o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/UFMG), com o intuito de apresentar seus objetivos, suas ações e seus desafios. Para isso, apontamos os aspectos que fazem do Pibid um programa inédito no cenário educacional brasileiro e discutimos inovações educacionais. A partir do conceito de dialogismo e de atos de escrita, analisamos os processos de significação da prática pedagógica nos relatórios anuais de coordenadores, supervisores e  licenciandos do Pibid-FAE/UFMG.
El texto analisa el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia de la Universidad Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/ UFMG), con el objetivo de presentar sus objetivos, sus acciones y sus retos. Para ello, señalamos los aspectos que hacen de Pibid un programa sin precedentes en el escenario educativo brasileño y discutimos innovaciones educativas. Desde el concepto de diálogo y de los actos de la escritura, analizamos los procesos de significación de la práctica pedagógica en los informes anuales de coordinadores, supervisores y licenciados de Pibid-FAE/UFMG.
description The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248
10.21713/2358-2332.2012.v8.248
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v8.248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248/237
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/248/15
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075113549824