O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248 |
Resumo: | The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG. |
id |
CAPES-1_16a84548551831739d39a7a7ba6ffe8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/248 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docenteThe Pibid-FAE/UFMG and signifying processes of teaching practiceEl Pibid-FAE/UFMG y los procesos de significación de la práctica docentePolítica de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita.Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts.Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura.The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG.O texto discute o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/UFMG), com o intuito de apresentar seus objetivos, suas ações e seus desafios. Para isso, apontamos os aspectos que fazem do Pibid um programa inédito no cenário educacional brasileiro e discutimos inovações educacionais. A partir do conceito de dialogismo e de atos de escrita, analisamos os processos de significação da prática pedagógica nos relatórios anuais de coordenadores, supervisores e licenciandos do Pibid-FAE/UFMG.El texto analisa el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia de la Universidad Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/ UFMG), con el objetivo de presentar sus objetivos, sus acciones y sus retos. Para ello, señalamos los aspectos que hacen de Pibid un programa sin precedentes en el escenario educativo brasileño y discutimos innovaciones educativas. Desde el concepto de diálogo y de los actos de la escritura, analizamos los procesos de significación de la práctica pedagógica en los informes anuales de coordinadores, supervisores y licenciados de Pibid-FAE/UFMG.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoOliveira, Míria Gomes de2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/24810.21713/2358-2332.2012.v8.248RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248/237http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/248/15##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente The Pibid-FAE/UFMG and signifying processes of teaching practice El Pibid-FAE/UFMG y los procesos de significación de la práctica docente |
title |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente |
spellingShingle |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente Oliveira, Míria Gomes de Política de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita. Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts. Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura. |
title_short |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente |
title_full |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente |
title_fullStr |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente |
title_full_unstemmed |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente |
title_sort |
O Pibid-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente |
author |
Oliveira, Míria Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Míria Gomes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Míria Gomes de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita. Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts. Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura. |
topic |
Política de Formação Inicial de Professores. Dialogismo. Atos de Escrita. Teacher Education Policies. Dialogism. Writing Acts. Política de Formación Inicial de Profesores. Diálogo. Actos de Escritura. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG. O texto discute o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/UFMG), com o intuito de apresentar seus objetivos, suas ações e seus desafios. Para isso, apontamos os aspectos que fazem do Pibid um programa inédito no cenário educacional brasileiro e discutimos inovações educacionais. A partir do conceito de dialogismo e de atos de escrita, analisamos os processos de significação da prática pedagógica nos relatórios anuais de coordenadores, supervisores e licenciandos do Pibid-FAE/UFMG. El texto analisa el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia de la Universidad Federal de Minas Gerais (Pibid-FAE/ UFMG), con el objetivo de presentar sus objetivos, sus acciones y sus retos. Para ello, señalamos los aspectos que hacen de Pibid un programa sin precedentes en el escenario educativo brasileño y discutimos innovaciones educativas. Desde el concepto de diálogo y de los actos de la escritura, analizamos los procesos de significación de la práctica pedagógica en los informes anuales de coordinadores, supervisores y licenciados de Pibid-FAE/UFMG. |
description |
The text discusses the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation developed at Federal University of Minas Gerais – Pibid-FAE/UFMG, with the aim of presenting its objectives, actions and challenges. To accomplish this end, the aspects which make the program singular in the Brazilian contemporary educational context are pointed out and educational innovations are discussed. Based upon the concept of dialogism and of writing acts, an analysis is made of processes for the signification of teaching practice through a study of the annual reports presented by the coordinators, supervisors and teacher educators who participate in the PIBID-FAE/UFMG. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248 10.21713/2358-2332.2012.v8.248 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v8.248 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/248/237 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/248/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075113549824 |