A pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil: evolução e tendência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceretta, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Anjos, Lucia Helena Cunha dos, Siqueira, José Oswaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/140
Resumo: Uma das maiores riquezas do Brasil é o solo, pela sua extensão e potencialidade para uso na agropecuária. Por esse motivo os programas de pós-graduação em Ciência do Solo têm grande responsabilidade na formação de recursos humanos e na geração de ciência e tecnologias que permitam o uso racional do solo e da água com benefícios sociais, econômicos e ambientalmente aceitáveis. Os programas de pós-graduação em Ciência do Solo cresceram muito nos últimos anos, embora concentrados nas regiões Sudeste e Sul. É fundamental a criação de novos programas nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste porque nessas regiões se localizam ambientes frágeis como o bioma Cerrado, a Amazônia, a Caatinga e o Pantanal. A Ciência do Solo é a área de conhecimento que tem um papel chave na geração de conhecimento sobre o manejo do solo e da água, visando a relação mais harmoniosa do homem com o ambiente. Para alcançar esta meta a pós-graduação (PG) em Ciência do Solo deve aumentar a inserção e a participação de profi ssionais de outras áreas, tornando os resultados gerados nessa pósgraduação em produtos completos e de qualidade. O sistema de acompanhamento e avaliação da Capes tem apontado os programas que têm necessidade de reestruturação quanto à distribuição de docentes e pesquisadores, para evitar a concentração da participação acadêmica e da produção intelectual em poucos docentes e pesquisadores, bem como em algumas áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos. O número de artigos publicados em revistas classifi cadas como Qualis A Internacional deve ser ampliado e priorizado pelos programas de PG em Ciência do Solo, bem como o aumento da participação de discentes na produção intelectual. A Ciência do Solo é uma das áreas da pós-graduação que tem proporcionado maiores retornos ao investimento em pesquisa feito pelo Brasil e sua importância será cada vez maior. Principalmente porque no Brasil são abundantes e diversifi cados seus recursos naturais, especialmente solo e água, e seu uso tem forte impacto na qualidade do ambiente de uma forma global.
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spelling A pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil: evolução e tendênciaA pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil: evolução e tendênciasCiência do Solo. Cursos em Solos. Avaliação Solos. Ciência do Solo no Brasil.Soil science. Soil courses. Soil science evaluation. Soil science in Brazil.Uma das maiores riquezas do Brasil é o solo, pela sua extensão e potencialidade para uso na agropecuária. Por esse motivo os programas de pós-graduação em Ciência do Solo têm grande responsabilidade na formação de recursos humanos e na geração de ciência e tecnologias que permitam o uso racional do solo e da água com benefícios sociais, econômicos e ambientalmente aceitáveis. Os programas de pós-graduação em Ciência do Solo cresceram muito nos últimos anos, embora concentrados nas regiões Sudeste e Sul. É fundamental a criação de novos programas nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste porque nessas regiões se localizam ambientes frágeis como o bioma Cerrado, a Amazônia, a Caatinga e o Pantanal. A Ciência do Solo é a área de conhecimento que tem um papel chave na geração de conhecimento sobre o manejo do solo e da água, visando a relação mais harmoniosa do homem com o ambiente. Para alcançar esta meta a pós-graduação (PG) em Ciência do Solo deve aumentar a inserção e a participação de profi ssionais de outras áreas, tornando os resultados gerados nessa pósgraduação em produtos completos e de qualidade. O sistema de acompanhamento e avaliação da Capes tem apontado os programas que têm necessidade de reestruturação quanto à distribuição de docentes e pesquisadores, para evitar a concentração da participação acadêmica e da produção intelectual em poucos docentes e pesquisadores, bem como em algumas áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos. O número de artigos publicados em revistas classifi cadas como Qualis A Internacional deve ser ampliado e priorizado pelos programas de PG em Ciência do Solo, bem como o aumento da participação de discentes na produção intelectual. A Ciência do Solo é uma das áreas da pós-graduação que tem proporcionado maiores retornos ao investimento em pesquisa feito pelo Brasil e sua importância será cada vez maior. Principalmente porque no Brasil são abundantes e diversifi cados seus recursos naturais, especialmente solo e água, e seu uso tem forte impacto na qualidade do ambiente de uma forma global.The soil is one of Brazil’s uppermost sources of wealth, in terms of extension and agricultural potential. For this reason graduate programs in Soil Science have great responsibility in the training of human resources and in the making of science and technologies that allow for the rational usage of soil and water, with social and economic benefi ts which are environmentally acceptable. The graduate programs in Soil Science have experienced major growth in recent years, although they are concentrated in the Southeast and South regions of Brazil. The establishment of new programs in the Central-West, North and Northeast regions is imperative, because in these regions there are fragile environments such as the biome Cerrado, the Amazon, the Caatinga (semi-arid) and the Pantanal (wet-land). Soil Science is a key fi eld for the generation of knowledge about soil and water management, aiming at a harmonious relationship between human beings and the environment. To achieve this goal the graduate programs in Soil Science have to increase the insertion and participation of professionals from other fi elds, turning the results obtained on the graduate level in Soil Sciences into products that are more complete and of better quality. The Capes system of evaluation and oversight has directed the graduate programs to restructure themselves with respect to the distribution of professors and scientists and to avoid concentration of academic activities and intellectual production in a few professors and scientists, as well as in a limited number of the areas, specialties and research projects. The number of scientifi c papers published in journals qualifi ed as International A by Qualis must be amplifi ed and become a priority of graduate programs in Soil Science. It is also necessary to increase the participation of graduate students in the intellectual production. Soil Science is one of the graduate training areas that have proportioned a high return to Brazil’s investment in research. Its importance will be even greater in the future, primarily because in Brazil thenatural resources, especially soil and water, are abundant and diverse, and their usage has a strong impact on global environmental quality.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCeretta, Carlos AlbertoAnjos, Lucia Helena Cunha dosSiqueira, José Oswaldo2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/14010.21713/2358-2332.2008.v5.140RBPG; v. 5, n. 9 (2008)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 5, n. 9 (2008)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/140/134info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
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The soil is one of Brazil’s uppermost sources of wealth, in terms of extension and agricultural potential. For this reason graduate programs in Soil Science have great responsibility in the training of human resources and in the making of science and technologies that allow for the rational usage of soil and water, with social and economic benefi ts which are environmentally acceptable. The graduate programs in Soil Science have experienced major growth in recent years, although they are concentrated in the Southeast and South regions of Brazil. The establishment of new programs in the Central-West, North and Northeast regions is imperative, because in these regions there are fragile environments such as the biome Cerrado, the Amazon, the Caatinga (semi-arid) and the Pantanal (wet-land). Soil Science is a key fi eld for the generation of knowledge about soil and water management, aiming at a harmonious relationship between human beings and the environment. To achieve this goal the graduate programs in Soil Science have to increase the insertion and participation of professionals from other fi elds, turning the results obtained on the graduate level in Soil Sciences into products that are more complete and of better quality. The Capes system of evaluation and oversight has directed the graduate programs to restructure themselves with respect to the distribution of professors and scientists and to avoid concentration of academic activities and intellectual production in a few professors and scientists, as well as in a limited number of the areas, specialties and research projects. The number of scientifi c papers published in journals qualifi ed as International A by Qualis must be amplifi ed and become a priority of graduate programs in Soil Science. It is also necessary to increase the participation of graduate students in the intellectual production. Soil Science is one of the graduate training areas that have proportioned a high return to Brazil’s investment in research. Its importance will be even greater in the future, primarily because in Brazil thenatural resources, especially soil and water, are abundant and diverse, and their usage has a strong impact on global environmental quality.
description Uma das maiores riquezas do Brasil é o solo, pela sua extensão e potencialidade para uso na agropecuária. Por esse motivo os programas de pós-graduação em Ciência do Solo têm grande responsabilidade na formação de recursos humanos e na geração de ciência e tecnologias que permitam o uso racional do solo e da água com benefícios sociais, econômicos e ambientalmente aceitáveis. Os programas de pós-graduação em Ciência do Solo cresceram muito nos últimos anos, embora concentrados nas regiões Sudeste e Sul. É fundamental a criação de novos programas nas regiões Centro Oeste, Norte e Nordeste porque nessas regiões se localizam ambientes frágeis como o bioma Cerrado, a Amazônia, a Caatinga e o Pantanal. A Ciência do Solo é a área de conhecimento que tem um papel chave na geração de conhecimento sobre o manejo do solo e da água, visando a relação mais harmoniosa do homem com o ambiente. Para alcançar esta meta a pós-graduação (PG) em Ciência do Solo deve aumentar a inserção e a participação de profi ssionais de outras áreas, tornando os resultados gerados nessa pósgraduação em produtos completos e de qualidade. O sistema de acompanhamento e avaliação da Capes tem apontado os programas que têm necessidade de reestruturação quanto à distribuição de docentes e pesquisadores, para evitar a concentração da participação acadêmica e da produção intelectual em poucos docentes e pesquisadores, bem como em algumas áreas de concentração, linhas de pesquisa e projetos. O número de artigos publicados em revistas classifi cadas como Qualis A Internacional deve ser ampliado e priorizado pelos programas de PG em Ciência do Solo, bem como o aumento da participação de discentes na produção intelectual. A Ciência do Solo é uma das áreas da pós-graduação que tem proporcionado maiores retornos ao investimento em pesquisa feito pelo Brasil e sua importância será cada vez maior. Principalmente porque no Brasil são abundantes e diversifi cados seus recursos naturais, especialmente solo e água, e seu uso tem forte impacto na qualidade do ambiente de uma forma global.
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