Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo mapear quantitativamente e identificar temáticas associadas a formação do orientador através de um amplo levantamento bibliográfico nacional e internacional. Apesar da centralidade do orientador para o desenvolvimento de pesquisas, sua formação é vista como espontânea e individual, permanecendo à margem de ações e investigações na universidade. Identificamos 237 pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema que nos permitiram construir 10 categorias temáticas. Os resultados apontam para uma grande disparidade quantitativa e temática entre esses contextos, indicando a urgência de discussões nacionais sobre ética, produtividade, inserção profissional de pós-graduandos, pedagogia da orientação e adoção de modelos alternativos de orientação |
id |
CAPES-1_25b300df4611446c71c224ce86a54835 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/1375 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacionalInterdisciplinarformação do orientador, levantamento bibliográfico, pesquisas acadêmicasEste trabalho teve como objetivo mapear quantitativamente e identificar temáticas associadas a formação do orientador através de um amplo levantamento bibliográfico nacional e internacional. Apesar da centralidade do orientador para o desenvolvimento de pesquisas, sua formação é vista como espontânea e individual, permanecendo à margem de ações e investigações na universidade. Identificamos 237 pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema que nos permitiram construir 10 categorias temáticas. Os resultados apontam para uma grande disparidade quantitativa e temática entre esses contextos, indicando a urgência de discussões nacionais sobre ética, produtividade, inserção profissional de pós-graduandos, pedagogia da orientação e adoção de modelos alternativos de orientaçãoRevista Brasileira de Pós-GraduaçãoCAPESMassi, LucianaGiordan, Marcelo2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/137510.21713/2358-2332.2017.v14.1375RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375/pdf_1http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/1375/195##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
title |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
spellingShingle |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional Massi, Luciana Interdisciplinar formação do orientador, levantamento bibliográfico, pesquisas acadêmicas |
title_short |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
title_full |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
title_fullStr |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
title_full_unstemmed |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
title_sort |
Formação do orientador de pesquisas acadêmicas: um estudo bibliográfico nacional e internacional |
author |
Massi, Luciana |
author_facet |
Massi, Luciana Giordan, Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Giordan, Marcelo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massi, Luciana Giordan, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar formação do orientador, levantamento bibliográfico, pesquisas acadêmicas |
topic |
Interdisciplinar formação do orientador, levantamento bibliográfico, pesquisas acadêmicas |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este trabalho teve como objetivo mapear quantitativamente e identificar temáticas associadas a formação do orientador através de um amplo levantamento bibliográfico nacional e internacional. Apesar da centralidade do orientador para o desenvolvimento de pesquisas, sua formação é vista como espontânea e individual, permanecendo à margem de ações e investigações na universidade. Identificamos 237 pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema que nos permitiram construir 10 categorias temáticas. Os resultados apontam para uma grande disparidade quantitativa e temática entre esses contextos, indicando a urgência de discussões nacionais sobre ética, produtividade, inserção profissional de pós-graduandos, pedagogia da orientação e adoção de modelos alternativos de orientação |
description |
Este trabalho teve como objetivo mapear quantitativamente e identificar temáticas associadas a formação do orientador através de um amplo levantamento bibliográfico nacional e internacional. Apesar da centralidade do orientador para o desenvolvimento de pesquisas, sua formação é vista como espontânea e individual, permanecendo à margem de ações e investigações na universidade. Identificamos 237 pesquisas nacionais e internacionais sobre o tema que nos permitiram construir 10 categorias temáticas. Os resultados apontam para uma grande disparidade quantitativa e temática entre esses contextos, indicando a urgência de discussões nacionais sobre ética, produtividade, inserção profissional de pós-graduandos, pedagogia da orientação e adoção de modelos alternativos de orientação |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375 10.21713/2358-2332.2017.v14.1375 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2017.v14.1375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375/pdf http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1375/pdf_1 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/1375/195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 14 (2017) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074237988864 |