As necessidades de informação subjacentes ao processo decisório no espaço que circunda a regulação da pós-graduação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Presser, Nadi Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Araújo, José Renato da Silva, Júnior, Marcos Antônio Gomes Falcão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/460
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre o processo decisório naesfera de ação que regula a pós-graduação das universidades públicase privadas e sobre as necessidades de informação subjacentes àtomada de decisão. O objeto empírico desta pesquisa estendeu suaação no ambiente informacional do Programa de Pós-Graduação emCiência da Informação do Departamento da Ciência da Informação daUniversidade Federal de Pernambuco. Entrevistas semiestruturadascom o coordenador do programa e o documento de área das CiênciasSociais Aplicadas I subsidiaram o estudo. Mesmo produzindoresultados complexos, identificou-se que muitas decisões racionaissão decompostas em elementos compreensíveis, e as necessidadesde informação que surgem do processo decisório são identificadas.
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Este artículo presenta reflexiones acerca del proceso de toma de decisiones en el ámbito de actuación que regula los programas de posgrado de las universidades públicas y privadas y acerca de las necesidades de información que subyacen la toma de decisión. El objeto empírico de esta investigación amplió su acción para el ambiente informacional del Programa de Posgrado en Ciencia de la Información del Departamento de Ciencia de la Información de la Universidad Federal de Pernambuco. Las entrevistas semiestructuradas con el coordinador del programa y el documento de área de las Ciencias Sociales Aplicadas I sirvieron de base para el estudio. Aunque los resultados producidos sean complejos, se identificó que muchas de las decisiones racionales se descomponen en elementos comprensibles, y se identifican las necesidades de información que surgen del proceso de toma de decisiones.
This paper presents reflections about the decision-making process within the action realm that regulates graduate study at public and private universities and about the information needs that underlie such decision-making. The empirical object of this research extended to the informational environment of the Information Science Graduate Program of the Information Science Department at the Federal University of Pernambuco. The study was based on semi-structured interviews with the program’s coordinator and on information gleaned from the CAPES area document for the Applied Social Sciences. Although the resulting findings were complex, it was possible to determine that many rational decisions are decomposed into understandable elements and to identify the information needs that emerge from the decision-making process.
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