Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/477 |
Resumo: | Desde 2009 tem havido uma expansão da internacionalização do ensino superior no Brasil; traduzida em um conjunto de programas financiados pelo governo federal, por meio da Fundação Capes. O Programa de Licenciaturas Internacionais incentiva projetos voltados para a melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores e promove o intercâmbio de estudantes de Licenciatura em cursos de graduação da Universidade de Coimbra, Portugal. Há obstáculos que devem ser superados decorrentes da incompatibilidade curricular dos cursos de formação de professores no Brasil e na Europa. Vamos discutir os desafios de garantir a compatibilidade entre os diferentes sistemas, de modo a criar um ambiente adequado para a mobilidade dos licenciandos brasileiros e permitir-lhes a realização de uma parte da sua formação no exterior. |
id |
CAPES-1_2b2cc6510c4ef6789412c657cfe5eb21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/477 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionaisTeacher training in Brazil: the challenges of international partnershipsFormación de docentes en Brasil: los desafíos de las alianzas internacionalesEducaçãoInternacionalização. Educação Superior. Formação de ProfessoresInternacionalización. Educación Superior. Formación del Profesorado.Desde 2009 tem havido uma expansão da internacionalização do ensino superior no Brasil; traduzida em um conjunto de programas financiados pelo governo federal, por meio da Fundação Capes. O Programa de Licenciaturas Internacionais incentiva projetos voltados para a melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores e promove o intercâmbio de estudantes de Licenciatura em cursos de graduação da Universidade de Coimbra, Portugal. Há obstáculos que devem ser superados decorrentes da incompatibilidade curricular dos cursos de formação de professores no Brasil e na Europa. Vamos discutir os desafios de garantir a compatibilidade entre os diferentes sistemas, de modo a criar um ambiente adequado para a mobilidade dos licenciandos brasileiros e permitir-lhes a realização de uma parte da sua formação no exterior.There has been an expansion of the internationalization of higher education in Brazil since 2009; this has been translated into programs funded by the federal government through the CAPES Foundation. The International Undergraduate Teaching Program encourages projects aimed at improving instruction and quality in initial teacher training, and promoting the exchange of licenciature students with undergraduate courses at the University of Coimbra, Portugal. There are obstacles that have to be overcome arising from incompatibilities with respect to the curriculum of training courses for teachers in Brazil and in Europe. We will, therefore, discuss the challenges of ensuring compatibility between different systems in order to create a suitable environment for the mobility of teacher trainees in Brazil and allow them to carry out a part of their training abroad.Desde 2009 ha habido una expansión de la internacionalización de la educación superior en Brasil; traducida en un conjunto de programas financiados por el gobierno federal, a través de la Fundación CAPES. El Programa de Licenciaturas Internacionales alienta proyectos destinados a mejorar la calidad de la enseñanza y la formación del profesorado, y promueve el intercambio de estudiantes de licenciatura en la Universidad de Coimbra, Portugal. Hay obstáculos que deben ser superados, derivados de la incompatibilidad del plan de estudios de los cursos de formación para profesores en Brasil y Europa. Vamos a discutir los desafíos de asegurar la compatibilidad entre los diferentes sistemas con el fin de crear un entorno adecuado para la movilidad de estudiantes en licenciatura brasileños y permitirles la realización de parte de su formación en el extranjero.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCAPESSantos, Flavia Maria Teixeira dos2014-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/47710.21713/2358-2332.2014.v11.477RBPG; v. 11, n. 26 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/477/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:36Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais Teacher training in Brazil: the challenges of international partnerships Formación de docentes en Brasil: los desafíos de las alianzas internacionales |
title |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais |
spellingShingle |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais Santos, Flavia Maria Teixeira dos Educação Internacionalização. Educação Superior. Formação de Professores Internacionalización. Educación Superior. Formación del Profesorado. |
title_short |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais |
title_full |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais |
title_fullStr |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais |
title_full_unstemmed |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais |
title_sort |
Formação de professores no Brasil: os desafios de parcerias internacionais |
author |
Santos, Flavia Maria Teixeira dos |
author_facet |
Santos, Flavia Maria Teixeira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Flavia Maria Teixeira dos |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Internacionalização. Educação Superior. Formação de Professores Internacionalización. Educación Superior. Formación del Profesorado. |
topic |
Educação Internacionalização. Educação Superior. Formação de Professores Internacionalización. Educación Superior. Formación del Profesorado. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Desde 2009 tem havido uma expansão da internacionalização do ensino superior no Brasil; traduzida em um conjunto de programas financiados pelo governo federal, por meio da Fundação Capes. O Programa de Licenciaturas Internacionais incentiva projetos voltados para a melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores e promove o intercâmbio de estudantes de Licenciatura em cursos de graduação da Universidade de Coimbra, Portugal. Há obstáculos que devem ser superados decorrentes da incompatibilidade curricular dos cursos de formação de professores no Brasil e na Europa. Vamos discutir os desafios de garantir a compatibilidade entre os diferentes sistemas, de modo a criar um ambiente adequado para a mobilidade dos licenciandos brasileiros e permitir-lhes a realização de uma parte da sua formação no exterior. There has been an expansion of the internationalization of higher education in Brazil since 2009; this has been translated into programs funded by the federal government through the CAPES Foundation. The International Undergraduate Teaching Program encourages projects aimed at improving instruction and quality in initial teacher training, and promoting the exchange of licenciature students with undergraduate courses at the University of Coimbra, Portugal. There are obstacles that have to be overcome arising from incompatibilities with respect to the curriculum of training courses for teachers in Brazil and in Europe. We will, therefore, discuss the challenges of ensuring compatibility between different systems in order to create a suitable environment for the mobility of teacher trainees in Brazil and allow them to carry out a part of their training abroad. Desde 2009 ha habido una expansión de la internacionalización de la educación superior en Brasil; traducida en un conjunto de programas financiados por el gobierno federal, a través de la Fundación CAPES. El Programa de Licenciaturas Internacionales alienta proyectos destinados a mejorar la calidad de la enseñanza y la formación del profesorado, y promueve el intercambio de estudiantes de licenciatura en la Universidad de Coimbra, Portugal. Hay obstáculos que deben ser superados, derivados de la incompatibilidad del plan de estudios de los cursos de formación para profesores en Brasil y Europa. Vamos a discutir los desafíos de asegurar la compatibilidad entre los diferentes sistemas con el fin de crear un entorno adecuado para la movilidad de estudiantes en licenciatura brasileños y permitirles la realización de parte de su formación en el extranjero. |
description |
Desde 2009 tem havido uma expansão da internacionalização do ensino superior no Brasil; traduzida em um conjunto de programas financiados pelo governo federal, por meio da Fundação Capes. O Programa de Licenciaturas Internacionais incentiva projetos voltados para a melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores e promove o intercâmbio de estudantes de Licenciatura em cursos de graduação da Universidade de Coimbra, Portugal. Há obstáculos que devem ser superados decorrentes da incompatibilidade curricular dos cursos de formação de professores no Brasil e na Europa. Vamos discutir os desafios de garantir a compatibilidade entre os diferentes sistemas, de modo a criar um ambiente adequado para a mobilidade dos licenciandos brasileiros e permitir-lhes a realização de uma parte da sua formação no exterior. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/477 10.21713/2358-2332.2014.v11.477 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/477 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2014.v11.477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/477/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 11, n. 26 (2014) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074286223360 |