Que roda é que se conta? A escrita narrativa na formação permanente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Aline Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Galiazzi, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/256
Resumo: Este trabalho apresenta, a partir do quinteto dramatístico de Burke (1969), os cenários representados nas histórias de sala de aula narradas por seis professoras de Química participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As histórias foram narradas mensalmente em ambiente virtual de aprendizagem. Analisam-se 48 histórias de cinco professoras. Apresentam-se as cenas, os agentes e os atos das histórias de sala de aula de cada cenário. Da análise, configura-se a Roda de Formação permanente por meio de três cenários diferentes: a situação-problema, o processo formativo do professor com o licenciando e as atividades experimentais. Argumenta-se sobre a potencialidade da narrativa da sala de aula na formação de professores, pois representa a possibilidade do registro de um processo de formação na perspectiva de diferentes agentes. Esse registro mostra o processo de formação, a sala de aula dessas professoras, as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes e, ao ser lido e problematizado,  configura-se como dispositivo de formação pela narrativa.
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Este trabajo presenta, a partir del quinteto dramático de Burke (1969), los escenarios presentados en las historias del aula contadas por seis profesoras de Química que participan del Programa Institucional de Beca de Iniciación a la Docencia (Pibid). Las historias fueron narradas mensualmente en un entorno virtual de aprendizaje. Fueron analizadas 48 historias de seis profesoras. Se presentan las escenas, los agentes y los actos de las historias del aula para cada escenario. Del análisis, se configura la Rueda de Formación permanente por medio de tres escenarios distintos: la situación problema, el proceso formativo del docente con el alumno y las actividades experimentales. Se argumenta sobre la potencialidad de la narrativa en el aula en la formación de profesores, ya que representa la posibilidad del registro de un proceso de formación desde la perspectiva de diferentes agentes. Este registro muestra el proceso de formación, la clase de esas profesoras, las teorías que sustentan la acción pedagógica de los participantes y, al ser leído y problematizado, se configura como dispositivo de formación por la narrativa.
This paper, based on Burke’s dramatism quintet (1969), presents the scenarios which are represented in the class stories narrated by six Chemistry teachers who take part in the Institutional Scholarship Program for Teacher Initiation (PIBID), an institutional program of teacher education that articulates in-service teachers, students of teacher education and professors. These stories were narrated monthly in a virtual learning environment; forty eight were analyzed. The scenes, agents and acts of each scenario revealed by the class stories were presented. The analysis led to the in-service education wheel through three different scenarios: the problem situation, the teacher education process and the experimental activities. The potentiality of class narrative in teacher education is defended, since it enables the recording an education process from the perspectives of different agents. This recording illustrates the teachers´ education process, their classes and the theories that underlie their pedagogical practice. Besides, when the stories are read and also problematized, they become a tool for teacher education through narrative.
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