Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Aline Machado
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Galiazzi, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4463
Resumo: Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa.
id FURG_779f2276d49d2be5d1813a9aa3317de4
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4463
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURGRodas de formaçãoEscrita narrativaSala de aula de químicaAnalisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa.2014-08-20T20:54:09Z2014-08-20T20:54:09Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014.2175-2699http://repositorio.furg.br/handle/1/4463porDorneles, Aline MachadoGaliazzi, Maria do Carmoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-08-20T20:54:09Zoai:repositorio.furg.br:1/4463Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-08-20T20:54:09Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
title Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
spellingShingle Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
Dorneles, Aline Machado
Rodas de formação
Escrita narrativa
Sala de aula de química
title_short Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
title_full Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
title_fullStr Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
title_full_unstemmed Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
title_sort Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG
author Dorneles, Aline Machado
author_facet Dorneles, Aline Machado
Galiazzi, Maria do Carmo
author_role author
author2 Galiazzi, Maria do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Aline Machado
Galiazzi, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Rodas de formação
Escrita narrativa
Sala de aula de química
topic Rodas de formação
Escrita narrativa
Sala de aula de química
description Analisam-se as histórias de sala de aula de seis professoras da educação básica de química, narradas durante a participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). No presente artigo, apresentam-se duas categorias que emergiram da pesquisa: a sala de aula de química na ação de planejar e avaliar; e a parceria do professor com o licenciando nas atividades experimentais. Argumenta-se que a escrita narrativa, quando promovida em rodas de formação, possibilita a partilha de experiências e o repensar as práticas educativas na sala de aula de química. As histórias representam o processo de formação, os desafios da sala de aula de química e as teorias que dão base à ação pedagógica dos participantes. Dessa forma, as histórias, ao serem lidas e problematizadas, configuram-se como dispositivo de formação pela narrativa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-08-20T20:54:09Z
2014-08-20T20:54:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014.
2175-2699
http://repositorio.furg.br/handle/1/4463
identifier_str_mv DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Histórias de sala de aula de professoras de Química: partilha de saberes e de experiências nas rodas de formação do PIBID/FURG. Química Nova na Escola, v. 34, n. 4, p. 256-265, 2012. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_4/12-PIBID-113-12.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2014.
2175-2699
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4463
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187244469518336