Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279 |
Resumo: | This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing. |
id |
CAPES-1_3af68c08688bb7469295060822b1cd8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/279 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande RioSpecific Didactics, new technologies and teacher training for science education at Baixada Fluminense: the experience of a professional Master Program at the University of Grande RioDidácticas específicas, nuevas tecnologías y formación de profesores para la enseñanza de las Ciencias en la bajada fluminense: la experiencia de la maestría profesional en la Universidad de Grande RíoDidactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program.Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional.Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional.This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing.Este texto explora a (res)significação das didáticas específicas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs)na formação de professores. Analisa a natureza das didáticas específicas e o seu papel no mestrado em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Dados foram coletados por meio do levantamento das dissertações produzidas no primeiro triênio de funcionamento do programa, assim como de entrevistas com mestrandos. Resultados indicam que, ao articular o saber de diversas áreas, as didáticas específicas assumem uma nova configuração e rompem com as divisões epistemológicas instauradas pela tradição francesa. O estudo mostra ainda que a emergência de novos sentidos para a didática como campo epistemológico, considerando as inovações tecnológicas e pedagógicas,abre espaço para um pensar e fazer interdisciplinar.Este texto explora la (re)significación de las didácticas específicas facilitadas por las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (TICs) en la formación de profesores. Analiza la naturaleza de las didácticas específicas y su papel en el máster de Enseñanza de las Ciencias de la Universidad de Grande Rio (Unigranrio). Los datos fueron recolectados por medio de la recopilación de las disertaciones elaboradas durante el primero trienio de funcionamiento del programa, así como de entrevistas con los participantes en el máster. Los resultados indican que, al articular los conocimientos de diversas áreas, las didácticas específicas asumen una nueva configuración y rompen con las divisiones epistemológicas instauradas por la tradición francesa. Además, el estudio muestra que el surgimiento de nuevos sentidos para la didáctica como campo epistemológico, teniendo en cuenta las innovaciones tecnológicas y pedagógicas, abre un espacio para el pensamiento y la práctica interdisciplinar.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãodos Santos, Sônia Regina MendesMartins, Herbert GomesPuggian, Cleoniceda Costa, Patrícia Maneschy Duarte2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/27910.21713/2358-2332.2012.v9.279RBPG; v. 9, n. 16 (2012)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 16 (2012)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279/266##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio Specific Didactics, new technologies and teacher training for science education at Baixada Fluminense: the experience of a professional Master Program at the University of Grande Rio Didácticas específicas, nuevas tecnologías y formación de profesores para la enseñanza de las Ciencias en la bajada fluminense: la experiencia de la maestría profesional en la Universidad de Grande Río |
title |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio |
spellingShingle |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio dos Santos, Sônia Regina Mendes Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program. Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional. Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional. |
title_short |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio |
title_full |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio |
title_fullStr |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio |
title_full_unstemmed |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio |
title_sort |
Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio |
author |
dos Santos, Sônia Regina Mendes |
author_facet |
dos Santos, Sônia Regina Mendes Martins, Herbert Gomes Puggian, Cleonice da Costa, Patrícia Maneschy Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Herbert Gomes Puggian, Cleonice da Costa, Patrícia Maneschy Duarte |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Sônia Regina Mendes Martins, Herbert Gomes Puggian, Cleonice da Costa, Patrícia Maneschy Duarte |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program. Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional. Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional. |
topic |
Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program. Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional. Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing. Este texto explora a (res)significação das didáticas específicas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs)na formação de professores. Analisa a natureza das didáticas específicas e o seu papel no mestrado em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Dados foram coletados por meio do levantamento das dissertações produzidas no primeiro triênio de funcionamento do programa, assim como de entrevistas com mestrandos. Resultados indicam que, ao articular o saber de diversas áreas, as didáticas específicas assumem uma nova configuração e rompem com as divisões epistemológicas instauradas pela tradição francesa. O estudo mostra ainda que a emergência de novos sentidos para a didática como campo epistemológico, considerando as inovações tecnológicas e pedagógicas,abre espaço para um pensar e fazer interdisciplinar. Este texto explora la (re)significación de las didácticas específicas facilitadas por las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (TICs) en la formación de profesores. Analiza la naturaleza de las didácticas específicas y su papel en el máster de Enseñanza de las Ciencias de la Universidad de Grande Rio (Unigranrio). Los datos fueron recolectados por medio de la recopilación de las disertaciones elaboradas durante el primero trienio de funcionamiento del programa, así como de entrevistas con los participantes en el máster. Los resultados indican que, al articular los conocimientos de diversas áreas, las didácticas específicas asumen una nueva configuración y rompen con las divisiones epistemológicas instauradas por la tradición francesa. Además, el estudio muestra que el surgimiento de nuevos sentidos para la didáctica como campo epistemológico, teniendo en cuenta las innovaciones tecnológicas y pedagógicas, abre un espacio para el pensamiento y la práctica interdisciplinar. |
description |
This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279 10.21713/2358-2332.2012.v9.279 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v9.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279/266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 9, n. 16 (2012) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 16 (2012) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075032809473 |