Os doutorados em cotutela no Brasil e em seus principais parceiros acadêmicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/560 |
Resumo: | This article analyses the so-called joint or co-tutelle PhDs graduate programs developed through international partnership, which are increasingly prominent in Brazilian higher education. We demonstrate that although they fit Brazilian universities’ internationalization objectives, they are still a source of inaccuracies and contradictions. After differentiating these programs from other types of international PhDs, we seek to identify how “Co-tutelles” are understood and practiced in other countries and whether they constitute a single, unitary model. Finally, we compare the international and Brazilian situations, demonstrating that Resolution 01/2001 of the National Council of Education and its interpretation by some Brazilian universities prevent full implementation of this type of partnership in the country and make it unappealing. |
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Os doutorados em cotutela no Brasil e em seus principais parceiros acadêmicosJointly supervised PhDs in Brazil and in its principal academic partnersTesis doctoral en régimen de cotutela en Brasil y en sus principales colaboradores académicosInterdisciplinarDoutorado sanduíche. Internacionalização. Pós-Graduação. Dupla titulação.Sandwich PhD. Internationalization. Graduate Studies. JointPhDs.Tesis Sándwich. Internacionalización. Postgrado. Doble Titulación.This article analyses the so-called joint or co-tutelle PhDs graduate programs developed through international partnership, which are increasingly prominent in Brazilian higher education. We demonstrate that although they fit Brazilian universities’ internationalization objectives, they are still a source of inaccuracies and contradictions. After differentiating these programs from other types of international PhDs, we seek to identify how “Co-tutelles” are understood and practiced in other countries and whether they constitute a single, unitary model. Finally, we compare the international and Brazilian situations, demonstrating that Resolution 01/2001 of the National Council of Education and its interpretation by some Brazilian universities prevent full implementation of this type of partnership in the country and make it unappealing.Este artigo analisa os doutorados em regime de cotutela de tese, modalidade de pós-graduação em parceria internacional, cuja realizaçãose intensifica no ensino superior brasileiro. Mostra-se que, embora eles se enquadrem nas linhas da política de internacionalização das universidades brasileiras, ainda são foco de imprecisões e contradições. Assim, após distingui-los de outros tipos de doutorados realizados em cooperação internacional, busca-se identificar em outros países quais seriam as principais características de um doutorado em cotutela e analisar se seria possível falar em um modelo único. Por fim, compara-se sua situação nos âmbitos internacional e brasileiro, demonstrando que a Resolução n° 1, de 2001, do Conselho Nacional de Educação, e o entendimento de algumas universidades brasileiras impedem a correta realização desse tipo de parceria no País e a tornam pouco atrativa.Este artículo analiza los doctorados en régimen de cotutela de tesis, modalidad de posgrado en colaboración internacional, cuya realización se intensifica en la educación superior brasileña. Demostramos que, aunque estos doctorados se adecuan a las líneas de la política de internacionalización de las universidades brasileñas, los mismos continúan siendo fuente de imprecisiones y contradicciones. Así, luego de diferenciarlos de otros tipos de doctorados realizados en colaboración internacional, hemos buscado identificar en otros países cuáles serían las principales características de un doctorado en cotutela y si sería posible hablar de un modelo único. Por último, se compara la situación de las cotutelas en los ámbitos internacional y brasileño, demostrando que la Resolución n° 01/2001 del Consejo Nacional de Educación y el entendimiento de algunas universidades brasileñas impiden la correcta realización de este tipo de convenios en el país volviéndolos poco atractiva.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoÉcole Doctorale Abbé Gregoire (França)CNJ Acadêmico/CAPES (Brasil)Olavo Leite, AndréMoura do Carmo, Valter2014-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/56010.21713/2358-2332.2014.v11.560RBPG; v. 11, n. 26 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 26 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/560/pdf_1info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
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This article analyses the so-called joint or co-tutelle PhDs graduate programs developed through international partnership, which are increasingly prominent in Brazilian higher education. We demonstrate that although they fit Brazilian universities’ internationalization objectives, they are still a source of inaccuracies and contradictions. After differentiating these programs from other types of international PhDs, we seek to identify how “Co-tutelles” are understood and practiced in other countries and whether they constitute a single, unitary model. Finally, we compare the international and Brazilian situations, demonstrating that Resolution 01/2001 of the National Council of Education and its interpretation by some Brazilian universities prevent full implementation of this type of partnership in the country and make it unappealing. Este artigo analisa os doutorados em regime de cotutela de tese, modalidade de pós-graduação em parceria internacional, cuja realizaçãose intensifica no ensino superior brasileiro. Mostra-se que, embora eles se enquadrem nas linhas da política de internacionalização das universidades brasileiras, ainda são foco de imprecisões e contradições. Assim, após distingui-los de outros tipos de doutorados realizados em cooperação internacional, busca-se identificar em outros países quais seriam as principais características de um doutorado em cotutela e analisar se seria possível falar em um modelo único. Por fim, compara-se sua situação nos âmbitos internacional e brasileiro, demonstrando que a Resolução n° 1, de 2001, do Conselho Nacional de Educação, e o entendimento de algumas universidades brasileiras impedem a correta realização desse tipo de parceria no País e a tornam pouco atrativa. Este artículo analiza los doctorados en régimen de cotutela de tesis, modalidad de posgrado en colaboración internacional, cuya realización se intensifica en la educación superior brasileña. Demostramos que, aunque estos doctorados se adecuan a las líneas de la política de internacionalización de las universidades brasileñas, los mismos continúan siendo fuente de imprecisiones y contradicciones. Así, luego de diferenciarlos de otros tipos de doctorados realizados en colaboración internacional, hemos buscado identificar en otros países cuáles serían las principales características de un doctorado en cotutela y si sería posible hablar de un modelo único. Por último, se compara la situación de las cotutelas en los ámbitos internacional y brasileño, demostrando que la Resolución n° 01/2001 del Consejo Nacional de Educación y el entendimiento de algunas universidades brasileñas impiden la correcta realización de este tipo de convenios en el país volviéndolos poco atractiva. |
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