Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: idéias para (avali)ação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/46 |
Resumo: | O Brasil precisa formar competentes professores e excelentes pesquisadores, críticos e criativos em suas ações, compromissados com o desenvolvimento social do País. A crescente integração entre as principais agências de fomento à pesquisa e pós-graduação no Brasil, associada à definição de uma política nacional de ciência e tecnologia nas várias áreas do conhecimento, impõe a necessidade de reavaliar os critérios de acompanhamento e avaliação na pós-graduação (PG). Além da produção intelectual, devem ser valorizados indicadores de medida do impacto social do conhecimento produzido nos cursos de pós-graduação. O envolvimento ativo de usuários com produtores do conhecimento, na elaboração integrada de planos nacionais de pós-graduação e conferências nacionais de ciência, tecnologia e inovação, pode contribuir para um melhor direcionamento social das ações científicas adequadas à realidade brasileira. |
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Responsabilidade social e pós-graduação no Brasil: idéias para (avali)açãoResponsabilidade social e pós-graduação no Brasil: idéias para (avali)açãoavaliação de pós-graduação. responsabilidade social. cursos de pós-graduação. política científica. Brasil.graduate evaluation; social responsibility; science policy.O Brasil precisa formar competentes professores e excelentes pesquisadores, críticos e criativos em suas ações, compromissados com o desenvolvimento social do País. A crescente integração entre as principais agências de fomento à pesquisa e pós-graduação no Brasil, associada à definição de uma política nacional de ciência e tecnologia nas várias áreas do conhecimento, impõe a necessidade de reavaliar os critérios de acompanhamento e avaliação na pós-graduação (PG). Além da produção intelectual, devem ser valorizados indicadores de medida do impacto social do conhecimento produzido nos cursos de pós-graduação. O envolvimento ativo de usuários com produtores do conhecimento, na elaboração integrada de planos nacionais de pós-graduação e conferências nacionais de ciência, tecnologia e inovação, pode contribuir para um melhor direcionamento social das ações científicas adequadas à realidade brasileira.Brazil needs to educate its teaching and research staff to be competent, critical, creative and committed to the social development of the country. The increasing integration among key agencies for funding research and graduate study in Brazil associated with the definition of a national policy of science and technology make it necessary to reevaluate the criteria used for accompanying and evaluating graduate study. In addition to considering intellectual output, indicators should take into account the social impact of the knowledge produced by graduate programs. An active involvement of knowledge users with those responsible for its production in the elaboration of integrated national plans for graduate education and in national conferences dealing with science, technology and innovation can contribute to improving the social direction taken by scientific actions that are appropriate for the Brazilian reality.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoDantas, Flávio2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/4610.21713/2358-2332.2004.v1.46RBPG; v. 1, n. 2 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 2 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/46/43info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
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O Brasil precisa formar competentes professores e excelentes pesquisadores, críticos e criativos em suas ações, compromissados com o desenvolvimento social do País. A crescente integração entre as principais agências de fomento à pesquisa e pós-graduação no Brasil, associada à definição de uma política nacional de ciência e tecnologia nas várias áreas do conhecimento, impõe a necessidade de reavaliar os critérios de acompanhamento e avaliação na pós-graduação (PG). Além da produção intelectual, devem ser valorizados indicadores de medida do impacto social do conhecimento produzido nos cursos de pós-graduação. O envolvimento ativo de usuários com produtores do conhecimento, na elaboração integrada de planos nacionais de pós-graduação e conferências nacionais de ciência, tecnologia e inovação, pode contribuir para um melhor direcionamento social das ações científicas adequadas à realidade brasileira. |
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