Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102 |
Resumo: | Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional. |
id |
CAPES-1_6a346e364ed5316b3a5efce48ae77160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/102 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógicaImpactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógicaMestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development.Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.This article sought to investigate how the Professional Masters Program in the Teaching of Science and Mathematics of Unicsul has impacted on the teaching activities of its students, by analyzing responses to an open-ended questionnaire applied to 52 students in the three groups initially admitted to the Program. The objective was to capture their perceptions and verify the occurance of modifications in teaching activities and the school environment, elements indicative of the effectiveness of the Masters Program in promoting changes and progress in the education system. The principal problems and difficulties faced by the students in their teaching activities were also evaluated, along with their future perspectives with respect to professional development.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoAraújo, Mauro Sérgio Teixeira deAmaral, Luiz Henrique2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10210.21713/2358-2332.2006.v3.102RBPG; v. 3, n. 5 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102/96info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
title |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
spellingShingle |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional. Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development. |
title_short |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
title_full |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
title_fullStr |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
title_sort |
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica |
author |
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de |
author_facet |
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Amaral, Luiz Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Luiz Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de Amaral, Luiz Henrique |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional. Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development. |
topic |
Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional. Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional. This article sought to investigate how the Professional Masters Program in the Teaching of Science and Mathematics of Unicsul has impacted on the teaching activities of its students, by analyzing responses to an open-ended questionnaire applied to 52 students in the three groups initially admitted to the Program. The objective was to capture their perceptions and verify the occurance of modifications in teaching activities and the school environment, elements indicative of the effectiveness of the Masters Program in promoting changes and progress in the education system. The principal problems and difficulties faced by the students in their teaching activities were also evaluated, along with their future perspectives with respect to professional development. |
description |
Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-03 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102 10.21713/2358-2332.2006.v3.102 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2006.v3.102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102/96 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 3, n. 5 (2006) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075446996993 |