Petroleum royalties and education: analysis of allocative efficiency

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Givisiez, Gustavo Henrique Naves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Oliveira, Elzira Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/234
Resumo: Este estudo avalia os impactos nos indicadores de educação dos municípios da região do norte do estado do Rio de Janeiro, recebedores de vultosos recursos provenientes das rendas da exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. Em muitos desses municípios, levantam-se hipóteses de que os recursos não são revertidos em políticas públicas de grande benefício social, como é o caso das políticas educacionais. A metodologia deste estudo inclui o levantamento de séries históricas de indicadores de educação e compara a evolução desse grupo de municípios com um grupo de municípios controle, por meio de regressões logísticas. Os resultados confirmam a hipótese levantada no trabalho,indicando que as vantagens orçamentárias desses municípios não têmrefletido em melhorias nos indicadores de educação.
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spelling Petroleum royalties and education: analysis of allocative efficiencyRoyalties do petróleo e educação: análise da eficiência da alocaçãoLas regalías petroleras y la educación: análisis de la eficiencia en la asignaciónPolíticas Públicas. Royalties do Petróleo. Indicadores EducacionaisPublic Policy. Petroleum Royalties. Education Indicators.Políticas Públicas. Regalías del Petróleo. Indicadores Educativos.Este estudo avalia os impactos nos indicadores de educação dos municípios da região do norte do estado do Rio de Janeiro, recebedores de vultosos recursos provenientes das rendas da exploração de petróleo e gás na Bacia de Campos. Em muitos desses municípios, levantam-se hipóteses de que os recursos não são revertidos em políticas públicas de grande benefício social, como é o caso das políticas educacionais. A metodologia deste estudo inclui o levantamento de séries históricas de indicadores de educação e compara a evolução desse grupo de municípios com um grupo de municípios controle, por meio de regressões logísticas. Os resultados confirmam a hipótese levantada no trabalho,indicando que as vantagens orçamentárias desses municípios não têmrefletido em melhorias nos indicadores de educação.This study evaluates impacts on education indicators in the municipalities of the northern part of the state of Rio de Janeiro that receive high levels of funding due to the exploration and production of oil and gas. It is hypothesized that in several of these municipalities resources are not utilized for public policies, such as those pertaining to education. The methodology of this study uses an historical series of indicators of education and compares a group of municipalities with those in a control group, through logistic regressions. The results confirm the hypothesis that the budgetary advantages of the favored municipalities have not been reflected in improvements in education indicators.Este estudio evalúa los impactos en los indicadores de educación de los municipios de la región norte del estado de Río de Janeiro, beneficiarios de vastos recursos provenientes de los ingresos de explotación de petróleo y gas en la Bacia de Campos. En muchos de esos municipios, se plantea la hipótesis de que los recursos no se invierten en las políticas públicas de gran beneficio social, como es el caso de las políticas educativas. La metodología de este estudio incluye una encuesta de la serie histórica de indicadores de educación y compara la evolución de este grupo de municipios con un grupo control de municipios, por medio de regresiones logísticas. Los resultados confirman la hipótesis de trabajo, lo que indica que las ventajas presupuestarias de estos municipios no se han reflejado en mejoras en los indicadores de educación.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGivisiez, Gustavo Henrique Navesde Oliveira, Elzira Lúcia2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/23410.21713/2358-2332.2011.v8.234RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/234/225##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
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This study evaluates impacts on education indicators in the municipalities of the northern part of the state of Rio de Janeiro that receive high levels of funding due to the exploration and production of oil and gas. It is hypothesized that in several of these municipalities resources are not utilized for public policies, such as those pertaining to education. The methodology of this study uses an historical series of indicators of education and compares a group of municipalities with those in a control group, through logistic regressions. The results confirm the hypothesis that the budgetary advantages of the favored municipalities have not been reflected in improvements in education indicators.
Este estudio evalúa los impactos en los indicadores de educación de los municipios de la región norte del estado de Río de Janeiro, beneficiarios de vastos recursos provenientes de los ingresos de explotación de petróleo y gas en la Bacia de Campos. En muchos de esos municipios, se plantea la hipótesis de que los recursos no se invierten en las políticas públicas de gran beneficio social, como es el caso de las políticas educativas. La metodología de este estudio incluye una encuesta de la serie histórica de indicadores de educación y compara la evolución de este grupo de municipios con un grupo control de municipios, por medio de regresiones logísticas. Los resultados confirman la hipótesis de trabajo, lo que indica que las ventajas presupuestarias de estos municipios no se han reflejado en mejoras en los indicadores de educación.
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