Medidas de internacionalização e o uso de idiomas estrangeiros nos programas de pós-graduação brasileiros
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/169 |
Resumo: | O presente artigo foi elaborado com o objetivo de classificar as medidas de internacionalização e discutir o uso de idiomas estrangeiros como instrumento de internacionalização da pós-graduação brasileira. Além disso, aborda os aspectos juridicos, bem como os pontos administrativos e pedagógicos, positivos e negativos, relacionados ao uso de idiomas estrangeiros como medida de internacionalização nas Instituições de Educação Superior brasileiras, especialmente no processo seletivo de alunos de pós-graduação, na oferta de disciplinas e na elaboração de trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado. |
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Medidas de internacionalização e o uso de idiomas estrangeiros nos programas de pós-graduação brasileirosMeasures of internationalization and the use of foreign languages in Brazilian graduate programsInternacionalização. Pós-Graduação. Idiomas estrangeiros.Internationalization. Graduate programs. Foreign languages.O presente artigo foi elaborado com o objetivo de classificar as medidas de internacionalização e discutir o uso de idiomas estrangeiros como instrumento de internacionalização da pós-graduação brasileira. Além disso, aborda os aspectos juridicos, bem como os pontos administrativos e pedagógicos, positivos e negativos, relacionados ao uso de idiomas estrangeiros como medida de internacionalização nas Instituições de Educação Superior brasileiras, especialmente no processo seletivo de alunos de pós-graduação, na oferta de disciplinas e na elaboração de trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado.The aim of the present paper is to classify measures of internationalization and to discuss the use of foreign languages as an instrument for the internationalization of graduate programs in Brazil. The article also addresses legal aspects as well as pedagogical and administrative factors, both positive and negative, related to the use of foreign languages as an internationalization tool for Brazilian institutions of higher education, especially with regard to processes for the selection of new graduate students, for the determination of course offerings and for the development of theses and dissertations.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMarrara, ThiagoRodrigues, Jonas de Almeida2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/16910.21713/2358-2332.2009.v6.169RBPG; v. 6, n. 11 (2009)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 6, n. 11 (2009)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/169/163info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
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O presente artigo foi elaborado com o objetivo de classificar as medidas de internacionalização e discutir o uso de idiomas estrangeiros como instrumento de internacionalização da pós-graduação brasileira. Além disso, aborda os aspectos juridicos, bem como os pontos administrativos e pedagógicos, positivos e negativos, relacionados ao uso de idiomas estrangeiros como medida de internacionalização nas Instituições de Educação Superior brasileiras, especialmente no processo seletivo de alunos de pós-graduação, na oferta de disciplinas e na elaboração de trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado. |
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