A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241 |
Resumo: | In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society. |
id |
CAPES-1_790558bcad31c3af6f06d0655b424d13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/241 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicosThe Chemical of Garbage: using contextualization in the teaching of chemical conceptsLa Química de la Basura: utilizando la contextualización en la enseñanza de los conceptos químicosEnsino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa.CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning.Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo.In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society.Para que o ensino de Química contribua para a formação de cidadãos críticos e ativos frente aos problemas da sociedade, é necessário que os alunos compreendam as relações existentes entre os conceitos químicos e seu cotidiano. Este trabalho buscou avaliar como as atividades contextualizadas, realizadas por um projeto desenvolvido em uma escola pública de Goiás, auxiliaram na construção de uma aprendizagem significativa sobre os conceitos químicos relacionados à temática lixo e reciclagem e propiciaram aos alunos um posicionamento crítico-reflexivo ao considerar as implicações sociais, econômicas e atitudinais da temática. A avaliação foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas e opinários semiestruturados aplicados antes e após o desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados revelam que a contextualização é um recurso importante e que tem muito a contribuir para a formação discente, permitindo que os alunos possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.Para que la enseñanza de la Química contribuya a la formación de ciudadanos críticos y activos frente a los problemas de la sociedad, es necesario que los alumnos comprendan las relaciones entre los conceptos químicos y su vida cotidiana. Este trabajo trató de evaluar cómo las actividades contextualizadas, realizadas por un proyecto desarrollado en una escuela pública de Goiás, ayudan en la construcción de un aprendizaje significativo acerca de los conceptos químicos relacionados al tema basura y reciclaje y ofrecen a los alumnos un posicionamiento críticoreflexivo al considerar los impactos sociales, económicos y de actitud del tema. La evaluación se realizó por medio de un estudio cualitativo mediante entrevistas y opinarios semiestructurados aplicados antes y después del desarrollo de las actividades propuestas. Los resultados muestran que la contextualización es un recurso importante y que tiene mucho que aportar a la formación de los alumnos, lo que permite a los alumnos tomar decisiones coherentes sobre problemas que involucren a la sociedad.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãodos Santos, Dayane GracieleAparecida Borges, Ana PaulaBorges, Camila de OliveiraMarciano, Eloah da PaixãoBrito, Lya Christina da CostaCarneiro, Glauce Michelle BezerraEpoglou, AlexandraNunes, Simara Maria Tavares2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/24110.21713/2358-2332.2012.v8.241RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241/233http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/241/14##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos The Chemical of Garbage: using contextualization in the teaching of chemical concepts La Química de la Basura: utilizando la contextualización en la enseñanza de los conceptos químicos |
title |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos |
spellingShingle |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos dos Santos, Dayane Graciele Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa. CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning. Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo. |
title_short |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos |
title_full |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos |
title_fullStr |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos |
title_full_unstemmed |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos |
title_sort |
A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos |
author |
dos Santos, Dayane Graciele |
author_facet |
dos Santos, Dayane Graciele Aparecida Borges, Ana Paula Borges, Camila de Oliveira Marciano, Eloah da Paixão Brito, Lya Christina da Costa Carneiro, Glauce Michelle Bezerra Epoglou, Alexandra Nunes, Simara Maria Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Aparecida Borges, Ana Paula Borges, Camila de Oliveira Marciano, Eloah da Paixão Brito, Lya Christina da Costa Carneiro, Glauce Michelle Bezerra Epoglou, Alexandra Nunes, Simara Maria Tavares |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Dayane Graciele Aparecida Borges, Ana Paula Borges, Camila de Oliveira Marciano, Eloah da Paixão Brito, Lya Christina da Costa Carneiro, Glauce Michelle Bezerra Epoglou, Alexandra Nunes, Simara Maria Tavares |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa. CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning. Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo. |
topic |
Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa. CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning. Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society. Para que o ensino de Química contribua para a formação de cidadãos críticos e ativos frente aos problemas da sociedade, é necessário que os alunos compreendam as relações existentes entre os conceitos químicos e seu cotidiano. Este trabalho buscou avaliar como as atividades contextualizadas, realizadas por um projeto desenvolvido em uma escola pública de Goiás, auxiliaram na construção de uma aprendizagem significativa sobre os conceitos químicos relacionados à temática lixo e reciclagem e propiciaram aos alunos um posicionamento crítico-reflexivo ao considerar as implicações sociais, econômicas e atitudinais da temática. A avaliação foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas e opinários semiestruturados aplicados antes e após o desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados revelam que a contextualização é um recurso importante e que tem muito a contribuir para a formação discente, permitindo que os alunos possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade. Para que la enseñanza de la Química contribuya a la formación de ciudadanos críticos y activos frente a los problemas de la sociedad, es necesario que los alumnos comprendan las relaciones entre los conceptos químicos y su vida cotidiana. Este trabajo trató de evaluar cómo las actividades contextualizadas, realizadas por un proyecto desarrollado en una escuela pública de Goiás, ayudan en la construcción de un aprendizaje significativo acerca de los conceptos químicos relacionados al tema basura y reciclaje y ofrecen a los alumnos un posicionamiento críticoreflexivo al considerar los impactos sociales, económicos y de actitud del tema. La evaluación se realizó por medio de un estudio cualitativo mediante entrevistas y opinarios semiestructurados aplicados antes y después del desarrollo de las actividades propuestas. Los resultados muestran que la contextualización es un recurso importante y que tiene mucho que aportar a la formación de los alumnos, lo que permite a los alumnos tomar decisiones coherentes sobre problemas que involucren a la sociedad. |
description |
In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241 10.21713/2358-2332.2012.v8.241 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v8.241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241/233 http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/241/14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987074662662145 |