A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Dayane Graciele
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Aparecida Borges, Ana Paula, Borges, Camila de Oliveira, Marciano, Eloah da Paixão, Brito, Lya Christina da Costa, Carneiro, Glauce Michelle Bezerra, Epoglou, Alexandra, Nunes, Simara Maria Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241
Resumo: In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society.
id CAPES-1_790558bcad31c3af6f06d0655b424d13
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/241
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicosThe Chemical of Garbage: using contextualization in the teaching of chemical conceptsLa Química de la Basura: utilizando la contextualización en la enseñanza de los conceptos químicosEnsino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa.CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning.Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo.In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society.Para que o ensino de Química contribua para a formação de cidadãos críticos e ativos frente aos problemas da sociedade, é necessário que os alunos compreendam as relações existentes entre os conceitos químicos e seu cotidiano. Este trabalho buscou avaliar como as atividades contextualizadas, realizadas por um projeto desenvolvido em uma escola pública de Goiás, auxiliaram na construção de uma aprendizagem significativa sobre os conceitos químicos relacionados à temática lixo e reciclagem e propiciaram aos alunos um posicionamento crítico-reflexivo ao considerar as implicações sociais, econômicas e atitudinais da temática. A avaliação foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas e opinários semiestruturados aplicados antes e após o desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados revelam que a contextualização é um recurso importante e que tem muito a contribuir para a formação discente, permitindo que os alunos possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.Para que la enseñanza de la Química contribuya a la formación de ciudadanos críticos y activos frente a los problemas de la sociedad, es necesario que los alumnos comprendan las relaciones entre los conceptos químicos y su vida cotidiana. Este trabajo trató de evaluar cómo las actividades contextualizadas, realizadas por un proyecto desarrollado en una escuela pública de Goiás, ayudan en la construcción de un aprendizaje significativo acerca de los conceptos químicos relacionados al tema basura y reciclaje y ofrecen a los alumnos un posicionamiento críticoreflexivo al considerar los impactos sociales, económicos y de actitud del tema. La evaluación se realizó por medio de un estudio cualitativo mediante entrevistas y opinarios semiestructurados aplicados antes y después del desarrollo de las actividades propuestas. Los resultados muestran que la contextualización es un recurso importante y que tiene mucho que aportar a la formación de los alumnos, lo que permite a los alumnos tomar decisiones coherentes sobre problemas que involucren a la sociedad.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãodos Santos, Dayane GracieleAparecida Borges, Ana PaulaBorges, Camila de OliveiraMarciano, Eloah da PaixãoBrito, Lya Christina da CostaCarneiro, Glauce Michelle BezerraEpoglou, AlexandraNunes, Simara Maria Tavares2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/24110.21713/2358-2332.2012.v8.241RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à DocênciaRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241/233http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/241/14##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
The Chemical of Garbage: using contextualization in the teaching of chemical concepts
La Química de la Basura: utilizando la contextualización en la enseñanza de los conceptos químicos
title A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
spellingShingle A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
dos Santos, Dayane Graciele
Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa.
CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning.
Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo.
title_short A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
title_full A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
title_fullStr A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
title_full_unstemmed A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
title_sort A Química do Lixo: utilizando a contextualização no ensino de conceitos químicos
author dos Santos, Dayane Graciele
author_facet dos Santos, Dayane Graciele
Aparecida Borges, Ana Paula
Borges, Camila de Oliveira
Marciano, Eloah da Paixão
Brito, Lya Christina da Costa
Carneiro, Glauce Michelle Bezerra
Epoglou, Alexandra
Nunes, Simara Maria Tavares
author_role author
author2 Aparecida Borges, Ana Paula
Borges, Camila de Oliveira
Marciano, Eloah da Paixão
Brito, Lya Christina da Costa
Carneiro, Glauce Michelle Bezerra
Epoglou, Alexandra
Nunes, Simara Maria Tavares
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Dayane Graciele
Aparecida Borges, Ana Paula
Borges, Camila de Oliveira
Marciano, Eloah da Paixão
Brito, Lya Christina da Costa
Carneiro, Glauce Michelle Bezerra
Epoglou, Alexandra
Nunes, Simara Maria Tavares
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa.
CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning.
Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo.
topic Ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Química do Lixo. Aprendizagem Significativa.
CTSA Teaching. Chemical Waste. Significant Learning.
Enseñanza Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente (CTSA). Química de la Basura. Aprendizaje Significativo.
dc.description.none.fl_txt_mv In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society.
Para que o ensino de Química contribua para a formação de cidadãos críticos e ativos frente aos problemas da sociedade, é necessário que os alunos compreendam as relações existentes entre os conceitos químicos e seu cotidiano. Este trabalho buscou avaliar como as atividades contextualizadas, realizadas por um projeto desenvolvido em uma escola pública de Goiás, auxiliaram na construção de uma aprendizagem significativa sobre os conceitos químicos relacionados à temática lixo e reciclagem e propiciaram aos alunos um posicionamento crítico-reflexivo ao considerar as implicações sociais, econômicas e atitudinais da temática. A avaliação foi realizada por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas e opinários semiestruturados aplicados antes e após o desenvolvimento das atividades propostas. Os resultados revelam que a contextualização é um recurso importante e que tem muito a contribuir para a formação discente, permitindo que os alunos possam tomar decisões coerentes diante de problemas que envolvam a sociedade.
Para que la enseñanza de la Química contribuya a la formación de ciudadanos críticos y activos frente a los problemas de la sociedad, es necesario que los alumnos comprendan las relaciones entre los conceptos químicos y su vida cotidiana. Este trabajo trató de evaluar cómo las actividades contextualizadas, realizadas por un proyecto desarrollado en una escuela pública de Goiás, ayudan en la construcción de un aprendizaje significativo acerca de los conceptos químicos relacionados al tema basura y reciclaje y ofrecen a los alumnos un posicionamiento críticoreflexivo al considerar los impactos sociales, económicos y de actitud del tema. La evaluación se realizó por medio de un estudio cualitativo mediante entrevistas y opinarios semiestructurados aplicados antes y después del desarrollo de las actividades propuestas. Los resultados muestran que la contextualización es un recurso importante y que tiene mucho que aportar a la formación de los alumnos, lo que permite a los alumnos tomar decisiones coherentes sobre problemas que involucren a la sociedad.
description In order for the teaching of chemistry to contribute to the development of reflective and inquiring citizens, it is necessary for students to understand the relationship between their daily lives and the concepts of chemistry. This work aimed to evaluate how contextualized activities developed by a project with high school students of a public school in the state of Goiás helped to develop the significant learning of chemical concepts related to the theme garbage and recycling and promote critical and reflective thinking with respect to the social, economic and attitudinal aspects of the theme. The study employed a qualitative research methodology. The research tools consisted of interviews and semi-structured opines applied before and after the development of the proposed activities. The results indicated that contextualization is an important resource and that it may contribute to the formation of students, enabling them to make coherent decisions in light of problems faced by present day society.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241
10.21713/2358-2332.2012.v8.241
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v8.241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/241/233
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/downloadSuppFile/241/14
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 2 (2012): Suplemento 2 - Ensino de Ciências e Matemática e a Iniciação à Docência
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074662662145