Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/302 |
Resumo: | This study examines the thesis and dissertation proposals in science and art research, defended from 2004 to 2009 at the Bioscience and Health Teaching Graduate Program of the Oswaldo Cruz Institute/ Fiocruz. Using a “state of the art” framework, it identifies the creative power of the dialogue between those two great areas of human knowledge and its innovative possibilities for science education nowadays. The methodological approach was qualitative research of an interpretive nature. The following parameters were observed: intentional creation or appropriation of artistic or aesthetic expressions, as part of an interdisciplinary proposal for science education, and theoretical reflection on the dialogue between science and art. The conclusions point to a new discussion of the place and meaning of culture in Science Teaching and to the relevance of a graduate program in this field that includes the diversity of undergraduate formation as a characteristic of innovative proposals. |
id |
CAPES-1_7b42af67dd80631d56526a6d9f4dff0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/302 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e SaúdeScience and art: an “in-between place” in the Bioscience and Health Teaching Graduate ProgramCiencia y arte: un “lugar intermedio” en el Programa de Posgrado en Enseñanza en Biociencias y SaludCiencia y Arte. Enseñanza de Biociencias. Cultura. Creatividad.Science and Art. Bioscience Teaching. Culture. Creativity.Ciência e Arte. Ensino de Biociências. Cultura. Criatividade.This study examines the thesis and dissertation proposals in science and art research, defended from 2004 to 2009 at the Bioscience and Health Teaching Graduate Program of the Oswaldo Cruz Institute/ Fiocruz. Using a “state of the art” framework, it identifies the creative power of the dialogue between those two great areas of human knowledge and its innovative possibilities for science education nowadays. The methodological approach was qualitative research of an interpretive nature. The following parameters were observed: intentional creation or appropriation of artistic or aesthetic expressions, as part of an interdisciplinary proposal for science education, and theoretical reflection on the dialogue between science and art. The conclusions point to a new discussion of the place and meaning of culture in Science Teaching and to the relevance of a graduate program in this field that includes the diversity of undergraduate formation as a characteristic of innovative proposals.Este estudo examina a proposta das teses e dissertações na linha de pesquisa Ciência e Arte, defendidas de 2004 a 2009 no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em uma espécie de “estado da arte”,identifica a potência criativa do diálogo entre essas duas grandes áreas do conhecimento humano e suas possibilidades inovadoras para o ensino de ciências dos nossos dias. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e foram observados os seguintes parâmetros: a intencionalidade na criação ou apropriação deexpressões artísticas ou estéticas, como parte da interdisciplinaridade proposta para o ensino de ciências, e a reflexão teórica sobre o diálogo entre ciência e arte. As conclusões apontam para a rediscussão do lugar e do sentido da cultura no ensino de ciências e para a relevânciade um programa de pós-graduação nessa área que inclua a diversidadede formação como característica para propostas inovadoras.Este estudio examina la propuesta de las tesis de doctorado y los trabajos finales de maestría en la línea de investigación Ciencia y Arte, presentados de 2004 a 2009 en el Programa de Posgrado en Enseñanza en Biociencias y Salud del Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. En una especie de “estado de arte”, identifica la potencia creativa del diálogo entre estas dos grandes áreas del conocimiento humano y sus posibilidades innovadoras para la enseñanza de las ciencias en los días de hoy. El abordaje metodológico fue la investigación cualitativa de naturaleza interpretativa y fueron observados los siguientes parámetros: la intencionalidad en la creación o apropiación de expresiones artísticas o estéticas como parte de la interdisciplinaridad propuesta para la enseñanza de ciencias y la reflexión teórica sobre el diálogo entre ciencia y arte. Las conclusiones apuntan hacia la rediscusión del lugar y del sentido de la cultura en la enseñanza de las ciencias y hacia la relevancia de un programa de posgrado en esta área que incluya la diversidad de formación como característica para propuestas innovadoras.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoFigueira-Oliveira, DeniseRodriguez, Lucia De La Rocquede Meirelles, Rosane Moreira Silva2012-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/30210.21713/2358-2332.2012.v9.302RBPG; v. 9, n. 17 (2012)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 17 (2012)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/302/285##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde Science and art: an “in-between place” in the Bioscience and Health Teaching Graduate Program Ciencia y arte: un “lugar intermedio” en el Programa de Posgrado en Enseñanza en Biociencias y Salud |
title |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde |
spellingShingle |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde Figueira-Oliveira, Denise Ciencia y Arte. Enseñanza de Biociencias. Cultura. Creatividad. Science and Art. Bioscience Teaching. Culture. Creativity. Ciência e Arte. Ensino de Biociências. Cultura. Criatividade. |
title_short |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde |
title_full |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde |
title_fullStr |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde |
title_full_unstemmed |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde |
title_sort |
Ciência e arte: um “entre-lugar” no Programa de Pós- Graduação em Ensino em Biociências e Saúde |
author |
Figueira-Oliveira, Denise |
author_facet |
Figueira-Oliveira, Denise Rodriguez, Lucia De La Rocque de Meirelles, Rosane Moreira Silva |
author_role |
author |
author2 |
Rodriguez, Lucia De La Rocque de Meirelles, Rosane Moreira Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueira-Oliveira, Denise Rodriguez, Lucia De La Rocque de Meirelles, Rosane Moreira Silva |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia y Arte. Enseñanza de Biociencias. Cultura. Creatividad. Science and Art. Bioscience Teaching. Culture. Creativity. Ciência e Arte. Ensino de Biociências. Cultura. Criatividade. |
topic |
Ciencia y Arte. Enseñanza de Biociencias. Cultura. Creatividad. Science and Art. Bioscience Teaching. Culture. Creativity. Ciência e Arte. Ensino de Biociências. Cultura. Criatividade. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
This study examines the thesis and dissertation proposals in science and art research, defended from 2004 to 2009 at the Bioscience and Health Teaching Graduate Program of the Oswaldo Cruz Institute/ Fiocruz. Using a “state of the art” framework, it identifies the creative power of the dialogue between those two great areas of human knowledge and its innovative possibilities for science education nowadays. The methodological approach was qualitative research of an interpretive nature. The following parameters were observed: intentional creation or appropriation of artistic or aesthetic expressions, as part of an interdisciplinary proposal for science education, and theoretical reflection on the dialogue between science and art. The conclusions point to a new discussion of the place and meaning of culture in Science Teaching and to the relevance of a graduate program in this field that includes the diversity of undergraduate formation as a characteristic of innovative proposals. Este estudo examina a proposta das teses e dissertações na linha de pesquisa Ciência e Arte, defendidas de 2004 a 2009 no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Em uma espécie de “estado da arte”,identifica a potência criativa do diálogo entre essas duas grandes áreas do conhecimento humano e suas possibilidades inovadoras para o ensino de ciências dos nossos dias. A abordagem metodológica foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e foram observados os seguintes parâmetros: a intencionalidade na criação ou apropriação deexpressões artísticas ou estéticas, como parte da interdisciplinaridade proposta para o ensino de ciências, e a reflexão teórica sobre o diálogo entre ciência e arte. As conclusões apontam para a rediscussão do lugar e do sentido da cultura no ensino de ciências e para a relevânciade um programa de pós-graduação nessa área que inclua a diversidadede formação como característica para propostas inovadoras. Este estudio examina la propuesta de las tesis de doctorado y los trabajos finales de maestría en la línea de investigación Ciencia y Arte, presentados de 2004 a 2009 en el Programa de Posgrado en Enseñanza en Biociencias y Salud del Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. En una especie de “estado de arte”, identifica la potencia creativa del diálogo entre estas dos grandes áreas del conocimiento humano y sus posibilidades innovadoras para la enseñanza de las ciencias en los días de hoy. El abordaje metodológico fue la investigación cualitativa de naturaleza interpretativa y fueron observados los siguientes parámetros: la intencionalidad en la creación o apropiación de expresiones artísticas o estéticas como parte de la interdisciplinaridad propuesta para la enseñanza de ciencias y la reflexión teórica sobre el diálogo entre ciencia y arte. Las conclusiones apuntan hacia la rediscusión del lugar y del sentido de la cultura en la enseñanza de las ciencias y hacia la relevancia de un programa de posgrado en esta área que incluya la diversidad de formación como característica para propuestas innovadoras. |
description |
This study examines the thesis and dissertation proposals in science and art research, defended from 2004 to 2009 at the Bioscience and Health Teaching Graduate Program of the Oswaldo Cruz Institute/ Fiocruz. Using a “state of the art” framework, it identifies the creative power of the dialogue between those two great areas of human knowledge and its innovative possibilities for science education nowadays. The methodological approach was qualitative research of an interpretive nature. The following parameters were observed: intentional creation or appropriation of artistic or aesthetic expressions, as part of an interdisciplinary proposal for science education, and theoretical reflection on the dialogue between science and art. The conclusions point to a new discussion of the place and meaning of culture in Science Teaching and to the relevance of a graduate program in this field that includes the diversity of undergraduate formation as a characteristic of innovative proposals. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/302 10.21713/2358-2332.2012.v9.302 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/302 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2012.v9.302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/302/285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 9, n. 17 (2012) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 17 (2012) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075469017088 |