Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Mônica Antunes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Morandi, Verônica, Barja-Fidalgo, Christina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1376
Resumo: Este trabajo presenta el resultado del proyecto de divulgación científica desarrollado por el Programa de Postgrado de Biociencias de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro en una escuela pública de aquel estado. Investigadores, estudiantes graduados, non-graduados y profesores de la educación básica realizaron actividades a respecto de temas científicos interdisciplinarios, alineados con el contenido curricular de la educación básica. La inclusión de los estudiantes secundarios en el entorno académico ha promovido mejora en el rendimiento de los estudiantes, cuyo perfil mostraba, entre otras cosas, la brecha de edad-grado y las altas tasas de fracaso escolar. La iniciativa destaca la importancia de la interacción entre educación básica y posgrado como un proceso motivacional en la mejora de la calidad de la enseñanza y del fomento de nuevas oportunidades para la formación.
id CAPES-1_8784fffa318e91100a0fe5f10e42ae88
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/1376
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de JaneiroContribution of graduate programs to basic education: the experience of the Graduate Program in Bioscience of the Universidade do Estado do Rio de JaneiroContribución del postgrado para la educación básica: la experiencia del Programa de Postgrado de Biociencias de la Universidade do Estado do Rio de JaneiroEducaçãoEducação Básica. Divulgação Científica. Qualidade da Educação. Integração Pós-Graduação-Escola Pública.Educación Básica. Divulgación Científica. La Calidad de la Educación. La Integración Universidad-Escuela.Basic Education. Scientific Disclosure. Quality of Education. University-School Integration.Este trabajo presenta el resultado del proyecto de divulgación científica desarrollado por el Programa de Postgrado de Biociencias de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro en una escuela pública de aquel estado. Investigadores, estudiantes graduados, non-graduados y profesores de la educación básica realizaron actividades a respecto de temas científicos interdisciplinarios, alineados con el contenido curricular de la educación básica. La inclusión de los estudiantes secundarios en el entorno académico ha promovido mejora en el rendimiento de los estudiantes, cuyo perfil mostraba, entre otras cosas, la brecha de edad-grado y las altas tasas de fracaso escolar. La iniciativa destaca la importancia de la interacción entre educación básica y posgrado como un proceso motivacional en la mejora de la calidad de la enseñanza y del fomento de nuevas oportunidades para la formación.In this study we present results of a scientific disclosure project that involves the Graduate Program in Biosciences of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro in a public school of that state. Researchers, graduated and undergraduate students, and basic education teachers enrolled on activities about scientific and interdisciplinary themes, which approached the secondary education curriculum. Also, the presence of high school students in the academic environment improved their performances, these student’s profile evidenced, among other aspects, age-grades mismatch and high failure rates. This initiative highlights the importance of interaction between basic education and graduate programs to improve teaching quality and encourage new education perspectives.Este trabalho apresenta o resultado do projeto de divulgação científica desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em uma escola pública daquele estado. Pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica realizaram atividades sobre temas científicos interdisciplinares, alinhados ao conteúdo curricular da educação básica. A inserção de alunos do ensino médio no ambiente acadêmico promoveu melhora no desempenho dos estudantes, cujo perfil mostrava, entre outros aspectos, defasagem entre idade e série e altos índices de reprovação. A iniciativa destaca a importância da interação entre educação básica e pós-graduação como processo motivador na melhoria da qualidade do ensino e do incentivo a novas perspectivas de formação.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoFAPERJCAPESChagas, Mônica AntunesMorandi, VerônicaBarja-Fidalgo, Christina2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/137610.21713/2358-2332.2017.v14.1376RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1376/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Contribution of graduate programs to basic education: the experience of the Graduate Program in Bioscience of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Contribución del postgrado para la educación básica: la experiencia del Programa de Postgrado de Biociencias de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Chagas, Mônica Antunes
Educação
Educação Básica. Divulgação Científica. Qualidade da Educação. Integração Pós-Graduação-Escola Pública.
Educación Básica. Divulgación Científica. La Calidad de la Educación. La Integración Universidad-Escuela.
Basic Education. Scientific Disclosure. Quality of Education. University-School Integration.
title_short Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_full Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Contribuição da pós-graduação para a educação básica: a experiência do Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
author Chagas, Mônica Antunes
author_facet Chagas, Mônica Antunes
Morandi, Verônica
Barja-Fidalgo, Christina
author_role author
author2 Morandi, Verônica
Barja-Fidalgo, Christina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

FAPERJ
CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Mônica Antunes
Morandi, Verônica
Barja-Fidalgo, Christina
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação Básica. Divulgação Científica. Qualidade da Educação. Integração Pós-Graduação-Escola Pública.
Educación Básica. Divulgación Científica. La Calidad de la Educación. La Integración Universidad-Escuela.
Basic Education. Scientific Disclosure. Quality of Education. University-School Integration.
topic Educação
Educação Básica. Divulgação Científica. Qualidade da Educação. Integração Pós-Graduação-Escola Pública.
Educación Básica. Divulgación Científica. La Calidad de la Educación. La Integración Universidad-Escuela.
Basic Education. Scientific Disclosure. Quality of Education. University-School Integration.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabajo presenta el resultado del proyecto de divulgación científica desarrollado por el Programa de Postgrado de Biociencias de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro en una escuela pública de aquel estado. Investigadores, estudiantes graduados, non-graduados y profesores de la educación básica realizaron actividades a respecto de temas científicos interdisciplinarios, alineados con el contenido curricular de la educación básica. La inclusión de los estudiantes secundarios en el entorno académico ha promovido mejora en el rendimiento de los estudiantes, cuyo perfil mostraba, entre otras cosas, la brecha de edad-grado y las altas tasas de fracaso escolar. La iniciativa destaca la importancia de la interacción entre educación básica y posgrado como un proceso motivacional en la mejora de la calidad de la enseñanza y del fomento de nuevas oportunidades para la formación.
In this study we present results of a scientific disclosure project that involves the Graduate Program in Biosciences of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro in a public school of that state. Researchers, graduated and undergraduate students, and basic education teachers enrolled on activities about scientific and interdisciplinary themes, which approached the secondary education curriculum. Also, the presence of high school students in the academic environment improved their performances, these student’s profile evidenced, among other aspects, age-grades mismatch and high failure rates. This initiative highlights the importance of interaction between basic education and graduate programs to improve teaching quality and encourage new education perspectives.
Este trabalho apresenta o resultado do projeto de divulgação científica desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em uma escola pública daquele estado. Pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e professores da educação básica realizaram atividades sobre temas científicos interdisciplinares, alinhados ao conteúdo curricular da educação básica. A inserção de alunos do ensino médio no ambiente acadêmico promoveu melhora no desempenho dos estudantes, cujo perfil mostrava, entre outros aspectos, defasagem entre idade e série e altos índices de reprovação. A iniciativa destaca a importância da interação entre educação básica e pós-graduação como processo motivador na melhoria da qualidade do ensino e do incentivo a novas perspectivas de formação.
description Este trabajo presenta el resultado del proyecto de divulgación científica desarrollado por el Programa de Postgrado de Biociencias de la Universidade do Estado do Rio de Janeiro en una escuela pública de aquel estado. Investigadores, estudiantes graduados, non-graduados y profesores de la educación básica realizaron actividades a respecto de temas científicos interdisciplinarios, alineados con el contenido curricular de la educación básica. La inclusión de los estudiantes secundarios en el entorno académico ha promovido mejora en el rendimiento de los estudiantes, cuyo perfil mostraba, entre otras cosas, la brecha de edad-grado y las altas tasas de fracaso escolar. La iniciativa destaca la importancia de la interacción entre educación básica y posgrado como un proceso motivacional en la mejora de la calidad de la enseñanza y del fomento de nuevas oportunidades para la formación.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1376
10.21713/2358-2332.2017.v14.1376
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1376
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2017.v14.1376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1376/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 14 (2017)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073699020800