Graduate study in regional development in the state of Amapá: the case of the Master Program in Regional Development at the Federal University of Amapá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo Porto, Jadson Luís
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caldas, Yurgel Pantoja, Lomba, Roni Mayer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/522
Resumo: Este artigo descreve o papel do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá, criado em 2006, a fim de qualificar o debate sobre o desenvolvimento regional, a partir de suas (re)configurações territoriais e fronteiriças. O artigo busca compreender a dinâmica territorial amapaense com o intuito de amadurecer as pesquisas sobre o papel que a pós-graduação pode oferecer na produção de um conhecimento que leve efetivamente ao desenvolvimento regional. Para tanto, realiza um resgate histórico sobre o Amapá,chegando à importância da criação do Mestrado em Desenvolvimento Regional, seus avanços e suas perspectivas para o desenvolvimento regional. Os resultados apontam que o estado do Amapá ainda é deficitário na produção do conhecimento, fator que, em parte, o referido curso de mestrado tem conseguido suprir.
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spelling Graduate study in regional development in the state of Amapá: the case of the Master Program in Regional Development at the Federal University of AmapáPosgrado en desarrollo regional en Amapá: el caso de la Maestría en Desarrollo Regional de la Universidad Federal de AmapáPós-graduação em desenvolvimento regional no estado do Amapá: o caso do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do AmapáMaster in Regional Development. Development. The FrancoBrazilian Border Relationship.Máster en Desarrollo Regional. Desarrollo. Relaciones Fronterizas Franco-Brasileñas.Este artigo descreve o papel do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá, criado em 2006, a fim de qualificar o debate sobre o desenvolvimento regional, a partir de suas (re)configurações territoriais e fronteiriças. O artigo busca compreender a dinâmica territorial amapaense com o intuito de amadurecer as pesquisas sobre o papel que a pós-graduação pode oferecer na produção de um conhecimento que leve efetivamente ao desenvolvimento regional. Para tanto, realiza um resgate histórico sobre o Amapá,chegando à importância da criação do Mestrado em Desenvolvimento Regional, seus avanços e suas perspectivas para o desenvolvimento regional. Os resultados apontam que o estado do Amapá ainda é deficitário na produção do conhecimento, fator que, em parte, o referido curso de mestrado tem conseguido suprir.En este artículo se describe el papel del máster en Desarrollo Regional de la Universidad Federal de Amapá, creado en 2006 con el fin de calificar el debate sobre el desarrollo regional, a partir de sus (re)configuraciones territoriales y fronterizas. El texto trata de comprender las dinámicas territoriales de Amapá a fin de madurar la investigación sobre el papel que el posgrado puede ofrecer en la producción de conocimiento que permita de manera eficaz alcanzar el desarrollo regional. Para ello, recupera la historia de Amapá, alcanzando la importancia de la creación del máster en Desarrollo Regional, sus avances y perspectivas para el desarrollo regional. Los resultados indican que el estado de Amapá aún es deficitario en la producción de conocimiento, un factor que, en parte, el referido máster ha sido capaz de suministrar.This article describes the action of the Master Program in the Regional Development at the Federal University of Amapá, created in 2006 in order to qualify the debate about regional development, based on border and territorial (re) configurations. The article seeks to understand the territorial dynamics of Amapá in order to improve research on the role that graduate study can perform in the production of knowledge that effectively leads to regional development. To do so, it provides an overview of the history of Amapá, leading to a discussion of the importance of the creation of the Master Program in Regional Development and of its advances and perspectives with respect to the development of the region. The results indicate that the State of Amapá is still deficient in terms of knowledge production, a problem that the said Master Program has helped, in part, to overcome.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoRebelo Porto, Jadson LuísCaldas, Yurgel PantojaLomba, Roni Mayer2014-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/52210.21713/2358-2332.2014.v11.522RBPG; v. 11, n. 23 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 23 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/522/393##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:52:01Zmail@mail.com -
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En este artículo se describe el papel del máster en Desarrollo Regional de la Universidad Federal de Amapá, creado en 2006 con el fin de calificar el debate sobre el desarrollo regional, a partir de sus (re)configuraciones territoriales y fronterizas. El texto trata de comprender las dinámicas territoriales de Amapá a fin de madurar la investigación sobre el papel que el posgrado puede ofrecer en la producción de conocimiento que permita de manera eficaz alcanzar el desarrollo regional. Para ello, recupera la historia de Amapá, alcanzando la importancia de la creación del máster en Desarrollo Regional, sus avances y perspectivas para el desarrollo regional. Los resultados indican que el estado de Amapá aún es deficitario en la producción de conocimiento, un factor que, en parte, el referido máster ha sido capaz de suministrar.
This article describes the action of the Master Program in the Regional Development at the Federal University of Amapá, created in 2006 in order to qualify the debate about regional development, based on border and territorial (re) configurations. The article seeks to understand the territorial dynamics of Amapá in order to improve research on the role that graduate study can perform in the production of knowledge that effectively leads to regional development. To do so, it provides an overview of the history of Amapá, leading to a discussion of the importance of the creation of the Master Program in Regional Development and of its advances and perspectives with respect to the development of the region. The results indicate that the State of Amapá is still deficient in terms of knowledge production, a problem that the said Master Program has helped, in part, to overcome.
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