Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani, Freire, Patricia de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/185
Resumo: Neste estudo pretendeu-se analisar o processo de constru­ção interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECC) da Universidade Federal de San­ta Catarina (UFSC) pelas percepções docente e discente, considerando suas próprias vivências. Para tanto, realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva e de conteúdo, com a aplicação de questionários para a obtenção de dados primários. Percebeu-se que a interdisciplinaridade no PPGEGC/UFSC não é vista como um fim em si mesmo; pelo contrário, assume-se institucionalmente que o Programa é um processo de construção em que a interdisciplinaridade é um con­ceito transversal a todas as disciplinas e pesquisas que o compõem.
id CAPES-1_b2f4949cf8edb19beb22f8c806c17979
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/185
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSCInterdisciplinarity seen as a complex process of knowledge production: an analysis of the EGC/UFSC graduate programInterdisciplinaridade. Complexidade. Programa de Pós-Graduação. � � � � � � Construção do Conhecimento. Conhecimento Científico. Conhecimento Tecnológico.Interdisciplinarity. Complexity. Graduate Program. Construction of Knowledge. Scientific Knowledge. Technological Knowledge.Neste estudo pretendeu-se analisar o processo de constru­ção interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECC) da Universidade Federal de San­ta Catarina (UFSC) pelas percepções docente e discente, considerando suas próprias vivências. Para tanto, realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva e de conteúdo, com a aplicação de questionários para a obtenção de dados primários. Percebeu-se que a interdisciplinaridade no PPGEGC/UFSC não é vista como um fim em si mesmo; pelo contrário, assume-se institucionalmente que o Programa é um processo de construção em que a interdisciplinaridade é um con­ceito transversal a todas as disciplinas e pesquisas que o compõem.This study intended to analyze the process of developing in an interdisciplinary fashion the Graduate Program in Engineering and Knowledge Management at the Federal University of Santa Catarina, based on the perceptions of staff and students, considering their own experiences. The research was therefore predominantly qualitative in nature, utilizing descriptive and content-related questionnaires to obtain primary data. It discovered that interdisciplinarity” in the EGC/ UFSC graduate program is not seen as an end in itself. Rather, it is institutionally assumed that the program represents building process in which interdisciplinarity” is a concept that cuts across all of the program’s disciplines and research endeavors.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoPacheco, Roberto Carlos dos SantosTosta, Kelly Cristina Benetti TonaniFreire, Patricia de Sá2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/18510.21713/2358-2332.2010.v7.185RBPG; v. 7, n. 12 (2010)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 12 (2010)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/185/179info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
Interdisciplinarity seen as a complex process of knowledge production: an analysis of the EGC/UFSC graduate program
title Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
spellingShingle Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Interdisciplinaridade. Complexidade. Programa de Pós-Graduação. � � � � � � Construção do Conhecimento. Conhecimento Científico. Conhecimento Tecnológico.
Interdisciplinarity. Complexity. Graduate Program. Construction of Knowledge. Scientific Knowledge. Technological Knowledge.
title_short Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
title_full Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
title_fullStr Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
title_sort Interdisciplinaridade vista como um processo complexo de construção do conhecimento: uma análise do Programa de Pós-Graduação EGC/UFSC
author Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
author_facet Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Freire, Patricia de Sá
author_role author
author2 Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Freire, Patricia de Sá
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Roberto Carlos dos Santos
Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Freire, Patricia de Sá
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade. Complexidade. Programa de Pós-Graduação. � � � � � � Construção do Conhecimento. Conhecimento Científico. Conhecimento Tecnológico.
Interdisciplinarity. Complexity. Graduate Program. Construction of Knowledge. Scientific Knowledge. Technological Knowledge.
topic Interdisciplinaridade. Complexidade. Programa de Pós-Graduação. � � � � � � Construção do Conhecimento. Conhecimento Científico. Conhecimento Tecnológico.
Interdisciplinarity. Complexity. Graduate Program. Construction of Knowledge. Scientific Knowledge. Technological Knowledge.
dc.description.none.fl_txt_mv Neste estudo pretendeu-se analisar o processo de constru­ção interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECC) da Universidade Federal de San­ta Catarina (UFSC) pelas percepções docente e discente, considerando suas próprias vivências. Para tanto, realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva e de conteúdo, com a aplicação de questionários para a obtenção de dados primários. Percebeu-se que a interdisciplinaridade no PPGEGC/UFSC não é vista como um fim em si mesmo; pelo contrário, assume-se institucionalmente que o Programa é um processo de construção em que a interdisciplinaridade é um con­ceito transversal a todas as disciplinas e pesquisas que o compõem.
This study intended to analyze the process of developing in an interdisciplinary fashion the Graduate Program in Engineering and Knowledge Management at the Federal University of Santa Catarina, based on the perceptions of staff and students, considering their own experiences. The research was therefore predominantly qualitative in nature, utilizing descriptive and content-related questionnaires to obtain primary data. It discovered that interdisciplinarity” in the EGC/ UFSC graduate program is not seen as an end in itself. Rather, it is institutionally assumed that the program represents building process in which interdisciplinarity” is a concept that cuts across all of the program’s disciplines and research endeavors.
description Neste estudo pretendeu-se analisar o processo de constru­ção interdisciplinar do Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGECC) da Universidade Federal de San­ta Catarina (UFSC) pelas percepções docente e discente, considerando suas próprias vivências. Para tanto, realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva e de conteúdo, com a aplicação de questionários para a obtenção de dados primários. Percebeu-se que a interdisciplinaridade no PPGEGC/UFSC não é vista como um fim em si mesmo; pelo contrário, assume-se institucionalmente que o Programa é um processo de construção em que a interdisciplinaridade é um con­ceito transversal a todas as disciplinas e pesquisas que o compõem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-04
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/185
10.21713/2358-2332.2010.v7.185
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/185
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2010.v7.185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/185/179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 7, n. 12 (2010)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 12 (2010)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074761228288