A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/183 |
Resumo: | Com a significativa ampliação da produção científica brasileira, sustentada principalmente pelos programas de pós-graduação das universidades públicas, emergem novos desafios para seus coordenadores relacionados à administração de recursos humanos e financeiros. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores de programas de pós-graduação diante de um cenário de rápida mudança dos modos de produção de conhecimento, descreve-se o caso de um programa de pós-graduação em Pediatria, em que se apontam as dificuldades, oportunidades e uma breve avaliação referente ao processo de adaptação frente a um modelo de produção de conhecimento mercado-dirigido, circunstanciado dentro de uma estrutura universitária de difícil trânsito administrativo e com um acesso precário aos fundos de investimento para a pesquisa e formação. |
id |
CAPES-1_718a416eefd36b6cc19adf2521c64123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/183 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduaçãoThe question of knowledge production: challenges with respect to the governance of graduate programsConhecimento. Educação de Pós-Graduação. Ciência.Knowledge. Graduate Education, Science.Com a significativa ampliação da produção científica brasileira, sustentada principalmente pelos programas de pós-graduação das universidades públicas, emergem novos desafios para seus coordenadores relacionados à administração de recursos humanos e financeiros. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores de programas de pós-graduação diante de um cenário de rápida mudança dos modos de produção de conhecimento, descreve-se o caso de um programa de pós-graduação em Pediatria, em que se apontam as dificuldades, oportunidades e uma breve avaliação referente ao processo de adaptação frente a um modelo de produção de conhecimento mercado-dirigido, circunstanciado dentro de uma estrutura universitária de difícil trânsito administrativo e com um acesso precário aos fundos de investimento para a pesquisa e formação.Due to the significant increases in Brazilian knowledge production sustained mainly by graduate programs at public universities, new challenges have arisen in terms of the management of staff and funding resources. The aim of this study is to provide tools for coordinators of graduate programs as they face a scenario characterized by intense changes in the modes of knowledge production. The article presents the case of a graduate program in pediatrics and details its effort to adapt to a new, market-driven model of knowledge production, considering the context of public universities in Brazil, characterized by scarce funds for research and an excess of bureaucracy.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoGoldani, Marcelo ZubaranSilva, Clécio Homrich daNascimento, Luís Felipe Machado doBlank, Danilo2011-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/18310.21713/2358-2332.2010.v7.183RBPG; v. 7, n. 12 (2010)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 12 (2010)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/183/177info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação The question of knowledge production: challenges with respect to the governance of graduate programs |
title |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação |
spellingShingle |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação Goldani, Marcelo Zubaran Conhecimento. Educação de Pós-Graduação. Ciência. Knowledge. Graduate Education, Science. |
title_short |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação |
title_full |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação |
title_fullStr |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação |
title_full_unstemmed |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação |
title_sort |
A questão da produção do conhecimento: desafios na gestão dos programas de pós-graduação |
author |
Goldani, Marcelo Zubaran |
author_facet |
Goldani, Marcelo Zubaran Silva, Clécio Homrich da Nascimento, Luís Felipe Machado do Blank, Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Clécio Homrich da Nascimento, Luís Felipe Machado do Blank, Danilo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goldani, Marcelo Zubaran Silva, Clécio Homrich da Nascimento, Luís Felipe Machado do Blank, Danilo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento. Educação de Pós-Graduação. Ciência. Knowledge. Graduate Education, Science. |
topic |
Conhecimento. Educação de Pós-Graduação. Ciência. Knowledge. Graduate Education, Science. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Com a significativa ampliação da produção científica brasileira, sustentada principalmente pelos programas de pós-graduação das universidades públicas, emergem novos desafios para seus coordenadores relacionados à administração de recursos humanos e financeiros. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores de programas de pós-graduação diante de um cenário de rápida mudança dos modos de produção de conhecimento, descreve-se o caso de um programa de pós-graduação em Pediatria, em que se apontam as dificuldades, oportunidades e uma breve avaliação referente ao processo de adaptação frente a um modelo de produção de conhecimento mercado-dirigido, circunstanciado dentro de uma estrutura universitária de difícil trânsito administrativo e com um acesso precário aos fundos de investimento para a pesquisa e formação. Due to the significant increases in Brazilian knowledge production sustained mainly by graduate programs at public universities, new challenges have arisen in terms of the management of staff and funding resources. The aim of this study is to provide tools for coordinators of graduate programs as they face a scenario characterized by intense changes in the modes of knowledge production. The article presents the case of a graduate program in pediatrics and details its effort to adapt to a new, market-driven model of knowledge production, considering the context of public universities in Brazil, characterized by scarce funds for research and an excess of bureaucracy. |
description |
Com a significativa ampliação da produção científica brasileira, sustentada principalmente pelos programas de pós-graduação das universidades públicas, emergem novos desafios para seus coordenadores relacionados à administração de recursos humanos e financeiros. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores de programas de pós-graduação diante de um cenário de rápida mudança dos modos de produção de conhecimento, descreve-se o caso de um programa de pós-graduação em Pediatria, em que se apontam as dificuldades, oportunidades e uma breve avaliação referente ao processo de adaptação frente a um modelo de produção de conhecimento mercado-dirigido, circunstanciado dentro de uma estrutura universitária de difícil trânsito administrativo e com um acesso precário aos fundos de investimento para a pesquisa e formação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-04 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/183 10.21713/2358-2332.2010.v7.183 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/183 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2010.v7.183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/183/177 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 7, n. 12 (2010) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 7, n. 12 (2010) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075797221376 |