Colaboração científica e produtividade na pós-graduação em Sociologia e Ciências Sociais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Velcimiro Inácio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1291
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1291
Resumo: Este estudio describe la evolución de la cohesión social y la productividad científica en el área de Sociología y de Ciencias Sociales en Brasil a través de redes de coautoría científica de profesores actuantes en cursos de maestría y doctorado durante dos trienios. La investigación de tipo descriptiva y explicativa usa como fuente de datos los currículum vitae disponibles en la Plataforma Lattes del CNPq y las Listas de indicadores Capes. Las relaciones establecidas a lo largo del trabajo se identificaron con el auxilio de una herramienta de minería de datos, y las redes analizadas con el apoyo de softwares de análisis de redes sociales. Concluimos que el área aumentó en tamaño, cohesión social y productividad y que los programas de postgrado con una mayor diversidad de lazos se mostraron más productivos. Los resultados contribuyen a la comprensión de las interacciones interinstitucionales en el campo, ofreciendo subsidios a los actores involucrados.
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Este estudo descreve a evolução da coesão social e da produtividade científica na área da Sociologia e das Ciências Sociais no Brasil por meio das redes de coautoria científica do corpo docente atuante na pós-graduação durante dois triênios. A pesquisa do tipo descritiva e explicativa utiliza como fonte de dados os currículos disponíveis na Plataforma Lattes do CNPq e os Cadernos de Indicadores da Capes. As relações de coautoria foram identificadas com o uso de uma ferramenta de mineração de dados e as redes foram analisadas com o auxílio de softwares de análise de redes sociais. Conclui-se que a área aumentou em tamanho, coesão social e produtividade e que os programas de pós-graduação com maior diversidade de laços se mostraram mais produtivos. Os resultados contribuem para a compreensão das interações interinstitucionais no campo, fornecendo subsídios para os atores envolvidos.
This article describes the evolution of social cohesion and scientific productivity in the field of Sociology and Social Sciences in Brazil through the networks of scientific co-authoring of professors working in graduate school for two three-year periods. The descriptive and explanatory study used résumés available in the Plataforma Lattes of CNPq and the Cadernos de Indicadores Capes as data sources. The co-authoring relationships were identified with the use of a data mining tool and the networks were analyzed with the aid of social networks analysis software. It can be concluded that the field has increased in size, social cohesion, and productivity and that graduate programs with a greater diversity of ties were more productive. The results contribute to the understanding of the inter-institutional interactions in the field, providing subsidies for the actors involved.
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