Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542 |
Resumo: | A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio. |
id |
CAPES-1_c3a6d2d7e486fb06705b2a0bb82e5e31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/542 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamentalOriximiná-Santarém-Belém: Formatting a new graduate program in Biosciences in the Amazon with a strong bond to the students of primary and secondary educationOriximiná-Santarém-Belém: Formateo de un nuevo programa de posgrado en Biociencias en el Amazonas con un fuerte vínculo con los estudiantes de educación primaria y secundariaGraduate. Amazon. Secondary Education.Graduate. Amazon. Secondary Education.A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students.The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoSalgado, Claudio GuedesPicanço Diniz, Domingos Wanderley2014-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/54210.21713/2358-2332.2014.v11.542RBPG; v. 11, n. 23 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 23 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542/410##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental Oriximiná-Santarém-Belém: Formatting a new graduate program in Biosciences in the Amazon with a strong bond to the students of primary and secondary education Oriximiná-Santarém-Belém: Formateo de un nuevo programa de posgrado en Biociencias en el Amazonas con un fuerte vínculo con los estudiantes de educación primaria y secundaria |
title |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental |
spellingShingle |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental Salgado, Claudio Guedes Graduate. Amazon. Secondary Education. Graduate. Amazon. Secondary Education. |
title_short |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental |
title_full |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental |
title_fullStr |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental |
title_full_unstemmed |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental |
title_sort |
Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental |
author |
Salgado, Claudio Guedes |
author_facet |
Salgado, Claudio Guedes Picanço Diniz, Domingos Wanderley |
author_role |
author |
author2 |
Picanço Diniz, Domingos Wanderley |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Claudio Guedes Picanço Diniz, Domingos Wanderley |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Graduate. Amazon. Secondary Education. Graduate. Amazon. Secondary Education. |
topic |
Graduate. Amazon. Secondary Education. Graduate. Amazon. Secondary Education. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio. The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students. The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students. |
description |
A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542 10.21713/2358-2332.2014.v11.542 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2014.v11.542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542/410 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 11, n. 23 (2014) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 23 (2014) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987073660223488 |