Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Claudio Guedes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Picanço Diniz, Domingos Wanderley
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542
Resumo: A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.
id CAPES-1_c3a6d2d7e486fb06705b2a0bb82e5e31
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/542
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamentalOriximiná-Santarém-Belém: Formatting a new graduate program in Biosciences in the Amazon with a strong bond to the students of primary and secondary educationOriximiná-Santarém-Belém: Formateo de un nuevo programa de posgrado en Biociencias en el Amazonas con un fuerte vínculo con los estudiantes de educación primaria y secundariaGraduate. Amazon. Secondary Education.Graduate. Amazon. Secondary Education.A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students.The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoSalgado, Claudio GuedesPicanço Diniz, Domingos Wanderley2014-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/54210.21713/2358-2332.2014.v11.542RBPG; v. 11, n. 23 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 23 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542/410##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
Oriximiná-Santarém-Belém: Formatting a new graduate program in Biosciences in the Amazon with a strong bond to the students of primary and secondary education
Oriximiná-Santarém-Belém: Formateo de un nuevo programa de posgrado en Biociencias en el Amazonas con un fuerte vínculo con los estudiantes de educación primaria y secundaria
title Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
spellingShingle Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
Salgado, Claudio Guedes
Graduate. Amazon. Secondary Education.
Graduate. Amazon. Secondary Education.
title_short Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
title_full Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
title_fullStr Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
title_full_unstemmed Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
title_sort Oriximiná-Santarém-Belém: a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências na Amazônia com um forte vínculo com os estudantes do ensino médio e fundamental
author Salgado, Claudio Guedes
author_facet Salgado, Claudio Guedes
Picanço Diniz, Domingos Wanderley
author_role author
author2 Picanço Diniz, Domingos Wanderley
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Claudio Guedes
Picanço Diniz, Domingos Wanderley
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Graduate. Amazon. Secondary Education.
Graduate. Amazon. Secondary Education.
topic Graduate. Amazon. Secondary Education.
Graduate. Amazon. Secondary Education.
dc.description.none.fl_txt_mv A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.
The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students.
The purpose of the paper is to present the history and format of a new graduate program in Biosciences (PPGBIO) within the Amazon region, situated on the campus of Oriximiná, located in western Para and linked to the Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). The PPGBIO is the second program in the Amazon region linked to the Committee of Biological Sciences (CBII) of CAPES, and it presents an innovative format with the co-supervision of professors from the Graduate Program in Neuroscience and Cell Biology (PNBC) at the Federal University of Para (UFPA) actingin association with the UFOPA professors. The authors first present the importance of graduate study for the development of the communities that foster it, clearly demonstrating asymmetries in relation to indexes of education and life quality in the Amazon states as compared to Brazilian states with the highest index of human development (HDI). They next indicate the path to implementing the PPGBIO in Oriximiná and Santarém, and then, finally, they discuss the results of the Interdisciplinary Program of Action (PAI) in supporting the deployment of the PPGBIO, the need to recruit students who are better prepared for graduate study, and the importance of offering to master students a graduate education of high quality, especially with respect to relationships with elementary and secondary school students.
description A proposta deste texto é apresentar o histórico e a formatação de um novo programa de pós-graduação em Biociências (PPGBIO) no interior da Amazônia, com sede no campus de Oriximiná, oeste do Pará, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O PPGBIO é o segundo curso da Amazônia vinculado ao Comitê Ciências Biológicas II (CBII), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), e apresenta uma formatação inovadora com a coorientaçãode professores do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando em associação com os orientadores da Ufopa. Os autores apresentam inicialmente a importância da pós-graduação para o desenvolvimento das comunidades que a fomentam, demonstrando claramente asassimetrias existentes em relação aos índices educacionais e de qualidade de vida nos estados da Amazônia em comparação aos estados com os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Em seguida, discorrem sobre o caminho percorrido até a implantação do PPGBIO em Oriximiná e Santarém para, finalmente, discutir os resultados do Programa de Ação Interdisciplinar (PAI) como apoio à implantação do PPGBIO, a necessidade de receber alunos mais preparados na pós graduação e de formar alunos de pós-graduação com mais qualidade, especialmente no relacionamento com alunos do ensino fundamentale médio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542
10.21713/2358-2332.2014.v11.542
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2014.v11.542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/542/410
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 11, n. 23 (2014)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 23 (2014)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073660223488