Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388 |
Resumo: | Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais. |
id |
CAPES-1_d4f9ce9fa3b2ee94320e9aa8f438afb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/388 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmesExplorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileirosAprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação.independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation.Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais.This paper presents remarks about integrated independent learning with emphasis on the role played by teachers in observing student learning experiences and in having the students share with the teacher the centrality of the teaching-learning process. This teaching strategy, applicable to any educational level, including graduate courses, is presented as a powerful contribution to the training of professionals, as it enables them to face the challenges associated with a new Brazilian scenario, wherein innovation and entrepreneurship are central priorities.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMota, Ronaldo2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/38810.21713/2358-2332.2013.v10.388RBPG; v. 10, n. 20 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388/334##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes Explorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileiros |
title |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes |
spellingShingle |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes Mota, Ronaldo Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação. independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation. |
title_short |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes |
title_full |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes |
title_fullStr |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes |
title_full_unstemmed |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes |
title_sort |
Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes |
author |
Mota, Ronaldo |
author_facet |
Mota, Ronaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Ronaldo |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação. independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation. |
topic |
Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação. independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais. This paper presents remarks about integrated independent learning with emphasis on the role played by teachers in observing student learning experiences and in having the students share with the teacher the centrality of the teaching-learning process. This teaching strategy, applicable to any educational level, including graduate courses, is presented as a powerful contribution to the training of professionals, as it enables them to face the challenges associated with a new Brazilian scenario, wherein innovation and entrepreneurship are central priorities. |
description |
Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388 10.21713/2358-2332.2013.v10.388 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2013.v10.388 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388/334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 10, n. 20 (2013) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987073778712576 |