Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Ronaldo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388
Resumo: Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais.
id CAPES-1_d4f9ce9fa3b2ee94320e9aa8f438afb1
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/388
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmesExplorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileirosAprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação.independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation.Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais.This paper presents remarks about integrated independent learning with emphasis on the role played by teachers in observing student learning experiences and in having the students share with the teacher the centrality of the teaching-learning process. This teaching strategy, applicable to any educational level, including graduate courses, is presented as a powerful contribution to the training of professionals, as it enables them to face the challenges associated with a new Brazilian scenario, wherein innovation and entrepreneurship are central priorities.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMota, Ronaldo2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/38810.21713/2358-2332.2013.v10.388RBPG; v. 10, n. 20 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388/334##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
Explorando a aprendizagem independente integrada e a inovação nos programas de pós-graduação brasileiros
title Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
spellingShingle Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
Mota, Ronaldo
Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação.
independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation.
title_short Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
title_full Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
title_fullStr Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
title_full_unstemmed Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
title_sort Exploring integrated independent learning and innovation in the Brazilian postgraduate programmes
author Mota, Ronaldo
author_facet Mota, Ronaldo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Ronaldo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação.
independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation.
topic Aprendizagem Independente. Pós-Graduação. Inovação Tecnológica. Autoaprendizagem Personalizada. Empreendedorismo. Inovação.
independent learning, graduate programs, technological innovation, personalized self-instruction, entrepreneurship, innovation.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais.
This paper presents remarks about integrated independent learning with emphasis on the role played by teachers in observing student learning experiences and in having the students share with the teacher the centrality of the teaching-learning process. This teaching strategy, applicable to any educational level, including graduate courses, is presented as a powerful contribution to the training of professionals, as it enables them to face the challenges associated with a new Brazilian scenario, wherein innovation and entrepreneurship are central priorities.
description Este artigo apresenta observações sobre aprendizagem independente integrada, com ênfase no papel do professor, acompanhando as experiências de aprendizagem dos estudantes, e tendo os estudantes compartilhando com o professor a centralidade do processo ensino-aprendizagem. Essa estratégia de ensino, aplicável a qualquer nível educacional, inclusive aos cursos de pósgraduação, é apresentada como poderoso instrumento motivador para contribuir com a formação de profissionais capazes de enfrentar os desafios associados com o novo cenário brasileiro, em que inovação e empreendedorismo são prioridades centrais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388
10.21713/2358-2332.2013.v10.388
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2013.v10.388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/388/334
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 10, n. 20 (2013)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073778712576