Qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação: a disciplina Seminário de Dissertação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trzesniak, Piotr
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25
Resumo: Todo programa de pós-graduação stricto sensu prevê a realização de seminários e a confecção de dissertações e teses. A experiência tem mostrado, no entanto, que é difícil manter a freqüência e a intensidade dessas duas atividades num patamar satisfatório para as respectivas coordenações. Várias razões contribuem para isso, destacando-se a longa duração do trabalho de dissertação/tese e o isolamento intelectual decorrente de se estar realizando uma pesquisa eventualmente apenas compartilhada com o orientador. Considerando estes aspectos (entre outros), foi desenvolvida uma metodologia que se mostrou capaz de contribuir para reduzir a dimensão dos problemas apresentados acima. Os seminários, tradicionalmente informais, ganharam o status de disciplina, com uma estrutura de procedimentos construída de modo a suprimir especificamente as causas apontadas e, em conseqüência, os seus efeitos indesejáveis. Apresentam-se, neste estudo, a própria metodologia, os documentos criados para apoiá-la, e uma avaliação subjetiva dos resultados observados nos três primeiros quadrimestres de sua aplicação.
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spelling Qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação: a disciplina Seminário de DissertaçãoQualidade e produtividade nos programas de pós-graduação: a disciplina Seminário de Dissertaçãograduate program management; thesis and dissertation preparation; scientific writing; refereed reportspós-graduação: gerenciamento. dissertação/tese: preparação. redação científica. pareceres científicos: elaboração.Todo programa de pós-graduação stricto sensu prevê a realização de seminários e a confecção de dissertações e teses. A experiência tem mostrado, no entanto, que é difícil manter a freqüência e a intensidade dessas duas atividades num patamar satisfatório para as respectivas coordenações. Várias razões contribuem para isso, destacando-se a longa duração do trabalho de dissertação/tese e o isolamento intelectual decorrente de se estar realizando uma pesquisa eventualmente apenas compartilhada com o orientador. Considerando estes aspectos (entre outros), foi desenvolvida uma metodologia que se mostrou capaz de contribuir para reduzir a dimensão dos problemas apresentados acima. Os seminários, tradicionalmente informais, ganharam o status de disciplina, com uma estrutura de procedimentos construída de modo a suprimir especificamente as causas apontadas e, em conseqüência, os seus efeitos indesejáveis. Apresentam-se, neste estudo, a própria metodologia, os documentos criados para apoiá-la, e uma avaliação subjetiva dos resultados observados nos três primeiros quadrimestres de sua aplicação.In Brazil, degree-oriented graduate programs include from two to four partial oral reports on work progress, as well as the writing of a doctoral dissertation or master’s thesis. Practice has shown, however, that it is difficult to keep the frequency and intensity of these activities at a high enough level to meet the demands of the respective program coordination. There are several reasons for this, of which two stand out: to produce a thesis or dissertation is (i) a long term job, and (ii) intellectually solitary work; since only the graduate student himself, and sometimes his advisor, are actually involved in the research. Taking into account these two aspects (among others), a methodology was developed that was able to contribute to reducing the dimensions of these two problems. The traditionally informal oral reports take on the status of an academic course, with a structure built specifically to deal with the problems and, therefore, to minimize their undesirable effects. This study presents the methodology developed, the documents created to aid it, and the results observed in the first three terms of its application.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoTrzesniak, Piotr2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/2510.21713/2358-2332.2004.v1.25RBPG; v. 1, n. 1 (2004)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 1, n. 1 (2004)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25/22info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
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In Brazil, degree-oriented graduate programs include from two to four partial oral reports on work progress, as well as the writing of a doctoral dissertation or master’s thesis. Practice has shown, however, that it is difficult to keep the frequency and intensity of these activities at a high enough level to meet the demands of the respective program coordination. There are several reasons for this, of which two stand out: to produce a thesis or dissertation is (i) a long term job, and (ii) intellectually solitary work; since only the graduate student himself, and sometimes his advisor, are actually involved in the research. Taking into account these two aspects (among others), a methodology was developed that was able to contribute to reducing the dimensions of these two problems. The traditionally informal oral reports take on the status of an academic course, with a structure built specifically to deal with the problems and, therefore, to minimize their undesirable effects. This study presents the methodology developed, the documents created to aid it, and the results observed in the first three terms of its application.
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