25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Liane
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Bufrem, Leilah Santiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187
Resumo: Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória. 25 years of education post-graduation program in UFPR Abstract It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory.
id UFPR-4_ebe9be54bcd3b5d07cd85d934e15a666
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2187
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPRcomunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória. 25 years of education post-graduation program in UFPR Abstract It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory. UFPR2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-3981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/1839https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/31334 dos Anjos, LianeBufrem, Leilah Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:17:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/2187Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:17:53Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
title 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
spellingShingle 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
dos Anjos, Liane
comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production
title_short 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
title_full 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
title_fullStr 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
title_full_unstemmed 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
title_sort 25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
author dos Anjos, Liane
author_facet dos Anjos, Liane
Bufrem, Leilah Santiago
author_role author
author2 Bufrem, Leilah Santiago
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Anjos, Liane
Bufrem, Leilah Santiago
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production
topic comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production
description Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória. 25 years of education post-graduation program in UFPR Abstract It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/1839
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/31334
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894823501824