25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187 |
Resumo: | Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória. 25 years of education post-graduation program in UFPR Abstract It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory. |
id |
UFPR-4_ebe9be54bcd3b5d07cd85d934e15a666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2187 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPRcomunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória. 25 years of education post-graduation program in UFPR Abstract It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory. UFPR2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-3981984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/1839https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/31334 dos Anjos, LianeBufrem, Leilah Santiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:17:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/2187Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:17:53Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
title |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
spellingShingle |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR dos Anjos, Liane comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production |
title_short |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
title_full |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
title_fullStr |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
title_full_unstemmed |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
title_sort |
25 anos do programa de pós-graduação em educação da UFPR |
author |
dos Anjos, Liane |
author_facet |
dos Anjos, Liane Bufrem, Leilah Santiago |
author_role |
author |
author2 |
Bufrem, Leilah Santiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Anjos, Liane Bufrem, Leilah Santiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production |
topic |
comunicação científica; dissertação; educação; pós-graduação em educação; produção científica; Universidade Federal do Paraná; scientific communication; thesis; education; post-graduate studies in education; scientific production |
description |
Analisa os elementos que contribuíram para a concretização do que hoje se constitui o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir da leitura e interpretação de documentos e depoimentos obtidos. Acompanha e analisa suas quatro fases: a inicial, de criação, que vai de 1975 a 1983; a segunda, de 1984 a 1991, a terceira, de 1992 a 1997 e a quarta fase, iniciada em 1998, concluindo que o PPGE se consolidou nesses quatro períodos, cujas características definiram-se pelas iniciativas, limitações e dificuldades que enfrentaram. Considera os resultados como referentes e desafiantes para o conhecimento e a crítica de um processo de consolidação, a partir do qual se deve exercitar a isenção e liberdade na mediação crítico-reflexiva sobre o valor dos atos e dos fatos revelados nessa trajetória. 25 years of education post-graduation program in UFPR Abstract It analyzes the elements that contributed to the concretization of what today constitutes the Postgraduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná (UFPR), that is done based on reading and interpretation of the obtained documents and testimonies. It follows and analyzes the four phases of the program: the initial one, or creation, from 1975 to 1983; the second, from 1984 to 1991; the third, from 1992 to 1997; and the fourth phase, since 1998 until today. It comes to the conclusion that PPGE was consolidated throughout these periods, and that its characteristics were defined by decisions, limitations and faced difficulties. It considers the results as referring and challenging to the knowledge and criticism of a consolidation process, from which we should practice exemption and freedom in critic-reflective mediation on the value of the acts and facts revealed throughout this trajectory. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/1839 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2187/31334 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398 Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398 Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 377-398 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894823501824 |