Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
DOI: | 10.21713/2358-2332.2013.v10.398 |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398 |
Resumo: | O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis. |
id |
CAPES-1_e385b97b8897073ff5fb19903ae35783 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/398 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practiceMestrado profissional em Educação e inovação na prática docenteMaestría profesional en Educación e innovación en la práctica docenteInnovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico.Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project.O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.The article presents the experience of planning and implementing a Professional Master’s Degree for teacher education, focusing on the application of knowledge grounded in research, critical/reflective thinking and pedagogical innovation. The approach studied seeks to overcome differences and antagonisms between the Academic and the Professional Master’s Degree and focuses on the components that distinguish an innovation: a) alterations in current practice and b) an intentional, systematic and planned character, as opposed to spontaneous and sporadic changes. The article discusses the concepts of Professional Master’s Degree and innovation in education, presents the pedagogical project, its organization and the elements that allow for innovation in teaching, relates the experience until the present moment, and identifies possible improvements.El artículo presenta la experiencia de planeamiento e implantación de una maestría profesional en Educación destinada a la formación docente, con énfasis en la aplicación de conocimientos para la actuación profesional, sin embargo, basada en la investigación, en el pensamiento reflexivo/ crítico y en la innovación pedagógica. El abordaje adoptado para el relato busca superar las diferencias y los antagonismos entre maestrías académicas y profesionales y enfoca los componentes que diferencian la innovación: a) la alteración del sentido de la práctica corriente, y b) el carácter intencional, sistemático y planeado, en contrapunto al cambio espontaneo o esporádico. Se discuten los conceptos de maestría e innovación en el ámbito educacional; se presenta el proyecto pedagógico, su organización, así como los elementos que viabilizan la innovación en la actuación profesional; además de la experiencia vivida hasta el momento y los perfeccionamientos posibles.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMartins, Ronei XimenesRibeiro, Cláudia Maria2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39810.21713/2358-2332.2013.v10.398RBPG; v. 10, n. 20 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398/342##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:52:01Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docente Maestría profesional en Educación e innovación en la práctica docente |
title |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice |
spellingShingle |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice Martins, Ronei Ximenes Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico. Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project. Martins, Ronei Ximenes Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico. Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project. |
title_short |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice |
title_full |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice |
title_fullStr |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice |
title_full_unstemmed |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice |
title_sort |
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice |
author |
Martins, Ronei Ximenes |
author_facet |
Martins, Ronei Ximenes Martins, Ronei Ximenes Ribeiro, Cláudia Maria Ribeiro, Cláudia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Cláudia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ronei Ximenes Ribeiro, Cláudia Maria |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico. Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project. |
topic |
Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico. Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis. The article presents the experience of planning and implementing a Professional Master’s Degree for teacher education, focusing on the application of knowledge grounded in research, critical/reflective thinking and pedagogical innovation. The approach studied seeks to overcome differences and antagonisms between the Academic and the Professional Master’s Degree and focuses on the components that distinguish an innovation: a) alterations in current practice and b) an intentional, systematic and planned character, as opposed to spontaneous and sporadic changes. The article discusses the concepts of Professional Master’s Degree and innovation in education, presents the pedagogical project, its organization and the elements that allow for innovation in teaching, relates the experience until the present moment, and identifies possible improvements. El artículo presenta la experiencia de planeamiento e implantación de una maestría profesional en Educación destinada a la formación docente, con énfasis en la aplicación de conocimientos para la actuación profesional, sin embargo, basada en la investigación, en el pensamiento reflexivo/ crítico y en la innovación pedagógica. El abordaje adoptado para el relato busca superar las diferencias y los antagonismos entre maestrías académicas y profesionales y enfoca los componentes que diferencian la innovación: a) la alteración del sentido de la práctica corriente, y b) el carácter intencional, sistemático y planeado, en contrapunto al cambio espontaneo o esporádico. Se discuten los conceptos de maestría e innovación en el ámbito educacional; se presenta el proyecto pedagógico, su organización, así como los elementos que viabilizan la innovación en la actuación profesional; además de la experiencia vivida hasta el momento y los perfeccionamientos posibles. |
description |
O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398 10.21713/2358-2332.2013.v10.398 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2013.v10.398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398/342 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 10, n. 20 (2013) Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013) 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1821895832520097792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.21713/2358-2332.2013.v10.398 |