Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ronei Ximenes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ribeiro, Cláudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
DOI: 10.21713/2358-2332.2013.v10.398
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398
Resumo: O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.
id CAPES-1_e385b97b8897073ff5fb19903ae35783
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/398
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Professional master’s degree in education and innovation in teaching practiceMestrado profissional em Educação e inovação na prática docenteMaestría profesional en Educación e innovación en la práctica docenteInnovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico.Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project.O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.The article presents the experience of planning and implementing a Professional Master’s Degree for teacher education, focusing on the application of knowledge grounded in research, critical/reflective thinking and pedagogical innovation. The approach studied seeks to overcome differences and antagonisms between the Academic and the Professional Master’s Degree and focuses on the components that distinguish an innovation: a) alterations in current practice and b) an intentional, systematic and planned character, as opposed to spontaneous and sporadic changes. The article discusses the concepts of Professional Master’s Degree and innovation in education, presents the pedagogical project, its organization and the elements that allow for innovation in teaching, relates the experience until the present moment, and identifies possible improvements.El artículo presenta la experiencia de planeamiento e implantación de una maestría profesional en Educación destinada a la formación docente, con énfasis en la aplicación de conocimientos para la actuación profesional, sin embargo, basada en la investigación, en el pensamiento reflexivo/ crítico y en la innovación pedagógica. El abordaje adoptado para el relato busca superar las diferencias y los antagonismos entre maestrías académicas y profesionales y enfoca los componentes que diferencian la innovación: a) la alteración del sentido de la práctica corriente, y b) el carácter intencional, sistemático y planeado, en contrapunto al cambio espontaneo o esporádico. Se discuten los conceptos de maestría e innovación en el ámbito educacional; se presenta el proyecto pedagógico, su organización, así como los elementos que viabilizan la innovación en la actuación profesional; además de la experiencia vivida hasta el momento y los perfeccionamientos posibles.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoMartins, Ronei XimenesRibeiro, Cláudia Maria2013-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/39810.21713/2358-2332.2013.v10.398RBPG; v. 10, n. 20 (2013)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398/342##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:52:01Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
Mestrado profissional em Educação e inovação na prática docente
Maestría profesional en Educación e innovación en la práctica docente
title Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
spellingShingle Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
Martins, Ronei Ximenes
Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico.
Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project.
Martins, Ronei Ximenes
Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico.
Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project.
title_short Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
title_full Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
title_fullStr Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
title_full_unstemmed Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
title_sort Professional master’s degree in education and innovation in teaching practice
author Martins, Ronei Ximenes
author_facet Martins, Ronei Ximenes
Martins, Ronei Ximenes
Ribeiro, Cláudia Maria
Ribeiro, Cláudia Maria
author_role author
author2 Ribeiro, Cláudia Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ronei Ximenes
Ribeiro, Cláudia Maria
dc.subject.none.fl_str_mv



dc.subject.por.fl_str_mv Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico.
Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project.
topic Innovación Educacional. Formación del Profesorado. Posgrado. Proyecto Pedagógico.
Educational Innovation. Teacher Education. Graduate Studies. Pedagogical Project.
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.
The article presents the experience of planning and implementing a Professional Master’s Degree for teacher education, focusing on the application of knowledge grounded in research, critical/reflective thinking and pedagogical innovation. The approach studied seeks to overcome differences and antagonisms between the Academic and the Professional Master’s Degree and focuses on the components that distinguish an innovation: a) alterations in current practice and b) an intentional, systematic and planned character, as opposed to spontaneous and sporadic changes. The article discusses the concepts of Professional Master’s Degree and innovation in education, presents the pedagogical project, its organization and the elements that allow for innovation in teaching, relates the experience until the present moment, and identifies possible improvements.
El artículo presenta la experiencia de planeamiento e implantación de una maestría profesional en Educación destinada a la formación docente, con énfasis en la aplicación de conocimientos para la actuación profesional, sin embargo, basada en la investigación, en el pensamiento reflexivo/ crítico y en la innovación pedagógica. El abordaje adoptado para el relato busca superar las diferencias y los antagonismos entre maestrías académicas y profesionales y enfoca los componentes que diferencian la innovación: a) la alteración del sentido de la práctica corriente, y b) el carácter intencional, sistemático y planeado, en contrapunto al cambio espontaneo o esporádico. Se discuten los conceptos de maestría e innovación en el ámbito educacional; se presenta el proyecto pedagógico, su organización, así como los elementos que viabilizan la innovación en la actuación profesional; además de la experiencia vivida hasta el momento y los perfeccionamientos posibles.
description O artigo apresenta a experiência de planejamento e implantação de um mestrado profissional em Educação destinado à formação docente, com ênfase na aplicação de conhecimentos para a atuação profissional, porém, alicerçada na pesquisa, no pensamento reflexivo/crítico e na inovação pedagógica. A abordagem adotada para o relato busca superar as diferenças e os antagonismos entre mestrados acadêmicos e profissionais e se foca nos componentes que distinguem uma inovação: a) a alteração de sentido da prática corrente; e b) o caráter intencional, sistemático e planejado, em contraponto à mudança espontânea ou esporádica. São discutidos os conceitos de mestradoprofissional e inovação no âmbito educacional; é apresentado o projeto pedagógico, sua organização, bem como os elementos que viabilizam a inovação na atuação profissional; além da experiência vivenciada até o momento e os aprimoramentos possíveis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-27
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398
10.21713/2358-2332.2013.v10.398
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2013.v10.398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/398/342
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 10, n. 20 (2013)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 10, n. 20 (2013)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1821895832520097792
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.21713/2358-2332.2013.v10.398