Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Regina Célia Moraes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253
Resumo: Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa.
id CAPES-1_e5d379035bcd124cc83912d9af88b642
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/253
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio NegroMonographic cycle: from myths to science in the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio NegroCiclo monográfico: de los mitos a la ciencia de la Escuela Indígena Baniwa Coripaco en el Alto Río NegroInterculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável.Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development.Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible.Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa.This article discusses research developed on the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio Negro, reflecting on the need for an intercultural perspective of indigenous education. This perspective is essential for the recovery of a trilogy of factors that combine the myths of indigenous knowledge, access to Western technologies and the sustainable development of the people from the Içana River to improve their living conditions and promote the professional performance of the young people in the region. Finally, we intend to show how the Pamáali School is developing science education on the elementary school level and how the three above-mentioned aspects are articulated through teaching with research.Este artículo se refiere a un estudio en desarrollo en la Escuela Indígena Baniwa y Coripaco en el Alto Río Negro, al reflexionar sobre la necesidad de una perspectiva intercultural de la educación indígena. Tiene como premisa fundamental la valorización de una trilogía de factores que reúne el conocimiento mítico indígena, el acceso a la tecnología occidental y la cuestión del desarrollo sostenible de los pueblos del Río Içana para mejorar sus condiciones de vida y permitir el desempeño profesional de sus jóvenes en la región. Finalmente, pretendemos mostrar cómo la Escuela Pamáali está desarrollando la enseñanza de Ciencias en la educación primaria y cómo estos tres aspectos se articulan a través de una enseñanza con investigación.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoVieira, Regina Célia MoraesRuiz, Maria Auxiliadora de Souza2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25310.21713/2358-2332.2011.v8.253RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253/242##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
Monographic cycle: from myths to science in the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio Negro
Ciclo monográfico: de los mitos a la ciencia de la Escuela Indígena Baniwa Coripaco en el Alto Río Negro
title Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
spellingShingle Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
Vieira, Regina Célia Moraes
Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável.
Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development.
Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible.
title_short Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
title_full Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
title_fullStr Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
title_full_unstemmed Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
title_sort Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
author Vieira, Regina Célia Moraes
author_facet Vieira, Regina Célia Moraes
Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza
author_role author
author2 Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Regina Célia Moraes
Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável.
Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development.
Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible.
topic Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável.
Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development.
Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa.
This article discusses research developed on the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio Negro, reflecting on the need for an intercultural perspective of indigenous education. This perspective is essential for the recovery of a trilogy of factors that combine the myths of indigenous knowledge, access to Western technologies and the sustainable development of the people from the Içana River to improve their living conditions and promote the professional performance of the young people in the region. Finally, we intend to show how the Pamáali School is developing science education on the elementary school level and how the three above-mentioned aspects are articulated through teaching with research.
Este artículo se refiere a un estudio en desarrollo en la Escuela Indígena Baniwa y Coripaco en el Alto Río Negro, al reflexionar sobre la necesidad de una perspectiva intercultural de la educación indígena. Tiene como premisa fundamental la valorización de una trilogía de factores que reúne el conocimiento mítico indígena, el acceso a la tecnología occidental y la cuestión del desarrollo sostenible de los pueblos del Río Içana para mejorar sus condiciones de vida y permitir el desempeño profesional de sus jóvenes en la región. Finalmente, pretendemos mostrar cómo la Escuela Pamáali está desarrollando la enseñanza de Ciencias en la educación primaria y cómo estos tres aspectos se articulan a través de una enseñanza con investigación.
description Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253
10.21713/2358-2332.2011.v8.253
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2011.v8.253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253/242
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075094675456