Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RevistaBrasileiradePós-Graduação |
Texto Completo: | http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253 |
Resumo: | Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa. |
id |
CAPES-1_e5d379035bcd124cc83912d9af88b642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.141:article/253 |
network_acronym_str |
CAPES-1 |
network_name_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
spelling |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio NegroMonographic cycle: from myths to science in the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio NegroCiclo monográfico: de los mitos a la ciencia de la Escuela Indígena Baniwa Coripaco en el Alto Río NegroInterculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável.Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development.Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible.Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa.This article discusses research developed on the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio Negro, reflecting on the need for an intercultural perspective of indigenous education. This perspective is essential for the recovery of a trilogy of factors that combine the myths of indigenous knowledge, access to Western technologies and the sustainable development of the people from the Içana River to improve their living conditions and promote the professional performance of the young people in the region. Finally, we intend to show how the Pamáali School is developing science education on the elementary school level and how the three above-mentioned aspects are articulated through teaching with research.Este artículo se refiere a un estudio en desarrollo en la Escuela Indígena Baniwa y Coripaco en el Alto Río Negro, al reflexionar sobre la necesidad de una perspectiva intercultural de la educación indígena. Tiene como premisa fundamental la valorización de una trilogía de factores que reúne el conocimiento mítico indígena, el acceso a la tecnología occidental y la cuestión del desarrollo sostenible de los pueblos del Río Içana para mejorar sus condiciones de vida y permitir el desempeño profesional de sus jóvenes en la región. Finalmente, pretendemos mostrar cómo la Escuela Pamáali está desarrollando la enseñanza de Ciencias en la educación primaria y cómo estos tres aspectos se articulan a través de una enseñanza con investigación.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoVieira, Regina Célia MoraesRuiz, Maria Auxiliadora de Souza2011-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/25310.21713/2358-2332.2011.v8.253RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade CulturalRevista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253/242##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro Monographic cycle: from myths to science in the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio Negro Ciclo monográfico: de los mitos a la ciencia de la Escuela Indígena Baniwa Coripaco en el Alto Río Negro |
title |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro |
spellingShingle |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro Vieira, Regina Célia Moraes Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável. Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development. Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible. |
title_short |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro |
title_full |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro |
title_fullStr |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro |
title_full_unstemmed |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro |
title_sort |
Ciclo monográfico: dos mitos à ciência da Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto do Rio Negro |
author |
Vieira, Regina Célia Moraes |
author_facet |
Vieira, Regina Célia Moraes Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Regina Célia Moraes Ruiz, Maria Auxiliadora de Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável. Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development. Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible. |
topic |
Interculturalidade. EIBC-Pamáli. Ensino de Ciências Via Pesquisa. Desenvolvimento Sustentável. Interculturality. EIBC-Pamaáli. Science Education Through Research. Sustainable Development. Interculturalidad. EIBC-Pamáli. Enseñanza de Ciencias por Estudios. Desarrollo Sostenible. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa. This article discusses research developed on the Indigenous School Baniwa and Coripaco on the Rio Negro, reflecting on the need for an intercultural perspective of indigenous education. This perspective is essential for the recovery of a trilogy of factors that combine the myths of indigenous knowledge, access to Western technologies and the sustainable development of the people from the Içana River to improve their living conditions and promote the professional performance of the young people in the region. Finally, we intend to show how the Pamáali School is developing science education on the elementary school level and how the three above-mentioned aspects are articulated through teaching with research. Este artículo se refiere a un estudio en desarrollo en la Escuela Indígena Baniwa y Coripaco en el Alto Río Negro, al reflexionar sobre la necesidad de una perspectiva intercultural de la educación indígena. Tiene como premisa fundamental la valorización de una trilogía de factores que reúne el conocimiento mítico indígena, el acceso a la tecnología occidental y la cuestión del desarrollo sostenible de los pueblos del Río Içana para mejorar sus condiciones de vida y permitir el desempeño profesional de sus jóvenes en la región. Finalmente, pretendemos mostrar cómo la Escuela Pamáali está desarrollando la enseñanza de Ciencias en la educación primaria y cómo estos tres aspectos se articulan a través de una enseñanza con investigación. |
description |
Este artigo trata de uma pesquisa em desenvolvimento na Escola Indígena Baniwa e Coripaco no Alto Rio Negro, refletindo sobre a necessidade de uma perspectiva intercultural de educação indígena. Ela tem como pressuposto fundamental a valorização de uma trilogia de fatores que reúne os saberes míticos dos indígenas, o acesso às tecnologias ocidentais e a questão do desenvolvimento sustentável dos povos do Rio Içana para melhorar suas condições de vida e possibilitar a atuação profissional dos seus jovens na região. Por fim, pretendemos mostrar como a Escola Pamáali está desenvolvendo o ensino de Ciências no ensino fundamental e como esses três aspectos se articulam por meio de um ensino com pesquisa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253 10.21713/2358-2332.2011.v8.253 |
url |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253 |
identifier_str_mv |
10.21713/2358-2332.2011.v8.253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/253/242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
##submission.copyrightStatement## info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
##submission.copyrightStatement## |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pós-Graduação |
dc.source.none.fl_str_mv |
RBPG; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 8, n. 1 (2011): Suplemento 1 - Educação Básica: Políticas Públicas e Diversidade Cultural 2358-2332 1806-8405 reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação instname:CAPES instacron:CAPES |
reponame_str |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
collection |
RevistaBrasileiradePós-Graduação |
instname_str |
CAPES |
instacron_str |
CAPES |
institution |
CAPES |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1639987075094675456 |