“Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theves, Denise Wildner
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247203
Resumo: Este texto propõe refletir sobre andanças, mapas e narrativas das crianças que (geo)grafam a docência em vivências e estudos com a cultura indígena Mbya Guarani. Com este propósito, parte-se de recortes de trabalhos que foram desenvolvidos com a Geografia escolar junto a turmas de quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul (RS). Insere-se na pesquisa sobre a docência com as crianças, em que se realizaram vivências na comunidade indígena Tekoá Pindó Mirim, localizada no município de Viamão (RS). Tomou-se por objetivo refletir sobre as geografias que as crianças constroem e como os conhecimentos podem ser fomentados no diálogo interétnico e intercultural com a comunidade indígena. Concluiu-se que conhecer e vivenciar a cultura indígena com as crianças, refletindo e aprendendo a partir de suas dinâmicas socioespaciais potencializam a criação, o diálogo e constroem saberes na convivência com as diferenças.
id UFRGS-2_5f65b20d9593352f0f0355c759469912
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247203
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Theves, Denise Wildner2022-08-18T04:45:23Z20221516-6368http://hdl.handle.net/10183/247203001148045Este texto propõe refletir sobre andanças, mapas e narrativas das crianças que (geo)grafam a docência em vivências e estudos com a cultura indígena Mbya Guarani. Com este propósito, parte-se de recortes de trabalhos que foram desenvolvidos com a Geografia escolar junto a turmas de quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul (RS). Insere-se na pesquisa sobre a docência com as crianças, em que se realizaram vivências na comunidade indígena Tekoá Pindó Mirim, localizada no município de Viamão (RS). Tomou-se por objetivo refletir sobre as geografias que as crianças constroem e como os conhecimentos podem ser fomentados no diálogo interétnico e intercultural com a comunidade indígena. Concluiu-se que conhecer e vivenciar a cultura indígena com as crianças, refletindo e aprendendo a partir de suas dinâmicas socioespaciais potencializam a criação, o diálogo e constroem saberes na convivência com as diferenças.This paper proposes a reflection on wanderings, maps and the narratives of children that (geo)graph teaching in experiences and studies with the Mbya Guarani indigenous culture. With this purpose, it starts from clippings of works which have been developed in geography classes with fifth grade groups in the initial years of elementary school, in a school located in Lajeado, Rio Grande do Sul. The paper is included in a research about teaching with the children that had experiences in an Indian tribe Tekoá Pindó Mirim, in Viamão , Rio Grande do Sul. The objective was to think about the geographies that children build and how knowledge can be fostered in the interethnic and intercultural dialogue with the indigenous community. Knowing and experiencing the indigenous culture with the children, thinking and learning through their socio-spatial dynamics, potentialize creation, dialogue, and build knowledge through living with differences.Este texto propone reflexionar sobre andanzas, mapas y narrativas de los niños que (geo)grafían la docencia en vivencias y estudios con la cultura indígena Mbya Guaraní. Con este propósito, se parte de recortes de trabajos que fueron desarrollados con la Geografía escolar junto a las turmas de quinto año de los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental, en una escuela ubicada en Lajeado, en Río Grande do Sul (RS). Se comprende en la pesquisa sobre la docencia con los niños, en que se realizaron vivencias en la comunidad indígena Tekoá Pindó Mirim, ubicada en el municipio de Viamão (RS). Se tomó por objetivo reflexionar sobre las geografías que los niños construyen y cómo los conocimientos pueden ser fomentados en el diálogo interétnico e intercultural con la comunidad indígena. Se concluye que conocer y vivenciar la cultura indígena con los niños, reflexionando y aprendiendo a partir de sus dinámicas socioespaciales potencializan la creación, diálogo y construyen saberes en la convivencia con las diferencias.application/pdfporInstrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 392-411InterculturalidadeTeachingChildrenInterculturalityDocenciaNiños.Interculturalidad“Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas“I am remembering in order to think ”: teaching in the wanderings, maps and children’s narratives in experiences with indigenous cultures“Yo estoy me acordando para pensar ”: la docencia en las andanzas, mapas y narrativas de los niños en vivencias con las culturas indígenasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148045.pdf.txt001148045.pdf.txtExtracted Texttext/plain46474http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247203/2/001148045.pdf.txt8418949dd6e5f2b06a20c6f3e45dcb54MD52ORIGINAL001148045.pdfTexto completoapplication/pdf3403527http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247203/1/001148045.pdf705d6e6183ef50e0f67cf7239baa3301MD5110183/2472032022-08-19 04:44:19.771422oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-19T07:44:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “I am remembering in order to think ”: teaching in the wanderings, maps and children’s narratives in experiences with indigenous cultures
dc.title.alternative.es.fl_str_mv “Yo estoy me acordando para pensar ”: la docencia en las andanzas, mapas y narrativas de los niños en vivencias con las culturas indígenas
title “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
spellingShingle “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
Theves, Denise Wildner
Interculturalidade
Teaching
Children
Interculturality
Docencia
Niños.
Interculturalidad
title_short “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
title_full “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
title_fullStr “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
title_full_unstemmed “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
title_sort “Eu estou me lembrando para pensar ”: vivencias con las culturas indígenas a docência nas andanças, mapas e narrativas das crianças em vivências com as culturas indígenas
author Theves, Denise Wildner
author_facet Theves, Denise Wildner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Theves, Denise Wildner
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
topic Interculturalidade
Teaching
Children
Interculturality
Docencia
Niños.
Interculturalidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Children
Interculturality
dc.subject.spa.fl_str_mv Docencia
Niños.
Interculturalidad
description Este texto propõe refletir sobre andanças, mapas e narrativas das crianças que (geo)grafam a docência em vivências e estudos com a cultura indígena Mbya Guarani. Com este propósito, parte-se de recortes de trabalhos que foram desenvolvidos com a Geografia escolar junto a turmas de quinto ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul (RS). Insere-se na pesquisa sobre a docência com as crianças, em que se realizaram vivências na comunidade indígena Tekoá Pindó Mirim, localizada no município de Viamão (RS). Tomou-se por objetivo refletir sobre as geografias que as crianças constroem e como os conhecimentos podem ser fomentados no diálogo interétnico e intercultural com a comunidade indígena. Concluiu-se que conhecer e vivenciar a cultura indígena com as crianças, refletindo e aprendendo a partir de suas dinâmicas socioespaciais potencializam a criação, o diálogo e constroem saberes na convivência com as diferenças.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T04:45:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247203
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-6368
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148045
identifier_str_mv 1516-6368
001148045
url http://hdl.handle.net/10183/247203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Instrumento : revista de estudo e pesquisa em educação. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 392-411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247203/2/001148045.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247203/1/001148045.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8418949dd6e5f2b06a20c6f3e45dcb54
705d6e6183ef50e0f67cf7239baa3301
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225064890236928