PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120
Resumo: Este artigo resultou de uma pesquisa documental cujo objeto de análise consistiu em teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no triênio 2013 a 2015, que se utilizaram de abordagem qualitativa. O artigo discute fundamentos e concepções da pesquisa qualitativa, bem como o delineamento do percurso investigativo dos trabalhos analisados. As teses foram coletadas por meio da internet através da Biblioteca Digital Teses e Dissertações (BDTD). Primeiramente, obtivemos todos os trabalhos defendidos no período 2013 a 2015; em seguida, identificamos as abordagens metodológicas concernentes à classificação: qualitativa, quantitativa e mista (quali-quanti). Posteriormente, selecionamos os trabalhos com abordagem qualitativa para leitura dos resumos e dos capítulos metodológicos nos casos da existência de ambas as dimensões. Os resultados evidenciaram que as pesquisas qualitativas partem da problemática cotidiana dos pesquisadores. Constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas. A investigação possibilitou a identificação de trabalhos com a seguinte estrutura metodológica: i) metodologia contemplada somente no capítulo metodológico; ii) metodologia mencionada no resumo e no capítulo metodológico; iii) atendem aos dois últimos requisitos e também mencionam no corpo do texto; iv) em menor quantidade, foram analisadas teses, que apresentaram maior índice de fragilidade na estrutura metodológica.
id CATOLICA_11b9aa711f1d95bc0d67464cdb6afe7b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2120
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015Educação; Pesquisa Qualitativa; TesesAvanços metodológicos. Pesquisa Qualitativa. Tendências metodológicas.Este artigo resultou de uma pesquisa documental cujo objeto de análise consistiu em teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no triênio 2013 a 2015, que se utilizaram de abordagem qualitativa. O artigo discute fundamentos e concepções da pesquisa qualitativa, bem como o delineamento do percurso investigativo dos trabalhos analisados. As teses foram coletadas por meio da internet através da Biblioteca Digital Teses e Dissertações (BDTD). Primeiramente, obtivemos todos os trabalhos defendidos no período 2013 a 2015; em seguida, identificamos as abordagens metodológicas concernentes à classificação: qualitativa, quantitativa e mista (quali-quanti). Posteriormente, selecionamos os trabalhos com abordagem qualitativa para leitura dos resumos e dos capítulos metodológicos nos casos da existência de ambas as dimensões. Os resultados evidenciaram que as pesquisas qualitativas partem da problemática cotidiana dos pesquisadores. Constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas. A investigação possibilitou a identificação de trabalhos com a seguinte estrutura metodológica: i) metodologia contemplada somente no capítulo metodológico; ii) metodologia mencionada no resumo e no capítulo metodológico; iii) atendem aos dois últimos requisitos e também mencionam no corpo do texto; iv) em menor quantidade, foram analisadas teses, que apresentaram maior índice de fragilidade na estrutura metodológica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALeite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do NorteSilva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraMartins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/212010.25190/rec.v6i1.2120Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 43-532357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120/pdf/*ref*/ALBUQUERQUE, C. T. A. de. Discurso de Professores de letras: a profissionalidade em contextos de inovação e mudanças, Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2015./*ref*/ALBURQUERQUE. E. R. de. Prática Pedagógica Inclusiva: um Estudo de Caso em Escola com Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2014. 342p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/ALVES. M. S., do V. Discurso de Professores de Letras: a profissionalidade em contextos de inovação e mudanças. 2015. 313p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/ANADÓN, M. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. UNEB/UQAC, 2005. ANDRADE, R. M. B. L. A de. Produção de Textos Escritos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugal. 2015. 338p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/ARAÚJO, K. C. L. de. O debate da política curricular para a formação de professores e os sentidos do estágio supervisionado (1996-2006): demandas, antagonismos e hegemonia. 2015. 235p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/BELEI. R. A.; PASCHOAL. S. R. G.; NASCIMENTO. E. N.; MATSUMOTO. P. H. V. R. O uso de entrevistas, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação, FAE/PPGE/UFPel, Pelotas, v. 30, n. 187-199, jan./jun. 2008./*ref*/BOGDAN R. & BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994./*ref*/BONA. V. de. Representações Sociais de Autonomia e o Uso das Tecnologias na Prática Docente. 2014. 263p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. CABRAL, A. C. S. dos P. EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo das relações entre diferentes práticas de ensino e conhecimentos das crianças sobre a notação alfabética. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/CAVALCANTI, A. C. D. Participação Cidadã no Contexto da Reforma Administrativa do Estado de Pernambuco. 2015. 206p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/CHIZZOTTI. A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evoluções e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho. Braga, Portugal, v. 16, n. 2 p. 221-236, 2003./*ref*/ESPÍNDOLA E. B. M. de. Profissionalidade Docente: um estudo sobre as representações sociais de competência para ensinar matemática de professores brasileiros e franceses. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/FLICK. U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009./*ref*/FREIRE. S. F. Educação e Integralidade o Conceito de Integralidade no pensamento pedagógico de Edgar Morin, Paulo Freire e Leonardo Boff. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/FREITAS. M. B. O Brincar e a Ludicidade como Saberes da Profissionalidade Docente na Educação Infantil: contributos e paradoxos da formação continuada na escola. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. GAMA. Y. M. S. da. Construção das Práticas de Alfabetização: elementos da formação continuada mobilizados no cotidiano da sala de aula. 2014. Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2014./*ref*/GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Introdução. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (orgs.). Pesquisa em educação – alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006./*ref*/GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009./*ref*/GODOY. A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995./*ref*/GOMES, E. F. A Profissionalidade do Tutor na Docência no Sistema Universidade Aberta do Brasil: tensões entre concepções e exercício docente. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/GUIMARÃES, O. M. S. de. O Currículo do Curso de Pedagogia e sua influência na relação que estudantes-professores/as estabelecem com seus saberes da experiência. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/LIMA, E. C. Discurso de professores e documentos sobre o experimento no CECINE (Centro de Ensino de Ciências do Nordeste) nas décadas de 1960 e 1970. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/MELO, D. B. L. de. Formação do Gestor Escolar em Curso de Pós-graduação: Análise da Experiência da Escola de Gestores da Educação Básica em Pernambuco. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994./*ref*/MODENESI, T. V. A educação e a revista illustrada nos primeiros anos da República. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/MORAIS, K. N. de. A Produção Acadêmica sobre a expansão da Educação Superior no Brasil no período de 1995 a 2010. Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2013./*ref*/NETO. T. L. C. da. As Representações Sociais Sobre a Participação Democrática de Gestores de Escolas Públicas em Alagoas. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/OLIVEIRA, M. L. de. Políticas de Juventude, Governo da Vida e Educação: uma aproximação às ações de re(x)istência de jovens moradores das periferias na paraíba. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/OLIVEIRA. F. T. M. de. A Representação Cultural da Deficiência nos Discursos Midiáticos do Portal do professor do MEC. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/PEREIRA, M. I. B. Processos de Gestão em Transformação: os institutos federais de educação, ciência e tecnologia como “arena política”. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/SANTOS, C. I. dos. A Formação do Administrador: desvelando uma aproximação necessária entre formação acadêmica e formação humana. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/SANTOS, J. de O. Usos e significados da Escrita ‘fabricados’ no cenário cotidiano de uma escola no sertão do Pajéu (PE): lendo e escrevendo entre veredas, serras e mandacarus. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010./*ref*/SILVA, R. C. da. A falsa dicotomia qualitativo-quantitativo: paradigmas que informam nossas práticas de pesquisas. In: ROMANELLI, G.; BIASOLI-ALVES, Z. M. M. Diálogos Metodológicos sobre Prática de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP USP/CAPES. R. Preto: Legis-Summa, 1998./*ref*/SILVA, F. S. da. Leitura e Prova Brasil: Ensino e Avaliação. Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2013./*ref*/SILVA, I. N. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Reverberação do discurso da diversidade nas escolas da rede pública estaduais de Pernambuco. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/SILVA, R. N. da. Parceria Público Privado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Estado de Pernambuco. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/SILVA. E. G. da. Fenomenologia da Metafísica do Ser e do Ter: contribuições do pensamento filosófico de Gabriel Marcel para a educação numa perspectiva da formação humana. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/SILVA. F. A. G. da. A abordagem Triangular no Ensino das Artes como Teoria e a Pesquisa como Experiência Criadora. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/SILVA. L. N da.; Práticas de professores e conhecimentos de seus alunos. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014./*ref*/SOUSA, K. F. B. S. de. Educação e Região. Práticas Anisianas e Freyreanas fazem a Educação do Recife/PE (1957-1964). 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/SOUZA, A. P. A. de. Redes Discursivas sobre os Corpos Infantis: a pedagogia cultural das danças midiatizadas como região de constituição de subjetividades. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015./*ref*/TAVARES, A. C. R. Bondade Fundamental e Presença Autêntica: a visão de formação humana no pensamento de chögyam trungpa rinpoche. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/VITÓRIA. T. Aguçando o Olhar para Compreender a Criança na Creche: Contribuições à Formação de Estudantes de Pedagogia. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013./*ref*/XIMENES. L. M. de. A Promoção da Formação Humana no Processo de Formação Acadêmica do Educador. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-18T15:01:07Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2120Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-09-18T15:01:07Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
title PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
spellingShingle PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte
Educação; Pesquisa Qualitativa; Teses
Avanços metodológicos. Pesquisa Qualitativa. Tendências metodológicas.
title_short PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
title_full PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
title_fullStr PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
title_full_unstemmed PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
title_sort PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015
author Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte
author_facet Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte
Silva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
author_role author
author2 Silva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte
Silva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Pesquisa Qualitativa; Teses
Avanços metodológicos. Pesquisa Qualitativa. Tendências metodológicas.
topic Educação; Pesquisa Qualitativa; Teses
Avanços metodológicos. Pesquisa Qualitativa. Tendências metodológicas.
description Este artigo resultou de uma pesquisa documental cujo objeto de análise consistiu em teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no triênio 2013 a 2015, que se utilizaram de abordagem qualitativa. O artigo discute fundamentos e concepções da pesquisa qualitativa, bem como o delineamento do percurso investigativo dos trabalhos analisados. As teses foram coletadas por meio da internet através da Biblioteca Digital Teses e Dissertações (BDTD). Primeiramente, obtivemos todos os trabalhos defendidos no período 2013 a 2015; em seguida, identificamos as abordagens metodológicas concernentes à classificação: qualitativa, quantitativa e mista (quali-quanti). Posteriormente, selecionamos os trabalhos com abordagem qualitativa para leitura dos resumos e dos capítulos metodológicos nos casos da existência de ambas as dimensões. Os resultados evidenciaram que as pesquisas qualitativas partem da problemática cotidiana dos pesquisadores. Constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas. A investigação possibilitou a identificação de trabalhos com a seguinte estrutura metodológica: i) metodologia contemplada somente no capítulo metodológico; ii) metodologia mencionada no resumo e no capítulo metodológico; iii) atendem aos dois últimos requisitos e também mencionam no corpo do texto; iv) em menor quantidade, foram analisadas teses, que apresentaram maior índice de fragilidade na estrutura metodológica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos Originais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120
10.25190/rec.v6i1.2120
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120
identifier_str_mv 10.25190/rec.v6i1.2120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120/pdf
/*ref*/ALBUQUERQUE, C. T. A. de. Discurso de Professores de letras: a profissionalidade em contextos de inovação e mudanças, Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2015.
/*ref*/ALBURQUERQUE. E. R. de. Prática Pedagógica Inclusiva: um Estudo de Caso em Escola com Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Jaboatão dos Guararapes-PE. 2014. 342p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/ALVES. M. S., do V. Discurso de Professores de Letras: a profissionalidade em contextos de inovação e mudanças. 2015. 313p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/ANADÓN, M. A pesquisa dita “qualitativa”: sua cultura e seus questionamentos. UNEB/UQAC, 2005. ANDRADE, R. M. B. L. A de. Produção de Textos Escritos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a ação docente no Brasil e em Portugal. 2015. 338p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/ARAÚJO, K. C. L. de. O debate da política curricular para a formação de professores e os sentidos do estágio supervisionado (1996-2006): demandas, antagonismos e hegemonia. 2015. 235p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/BELEI. R. A.; PASCHOAL. S. R. G.; NASCIMENTO. E. N.; MATSUMOTO. P. H. V. R. O uso de entrevistas, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. Cadernos de Educação, FAE/PPGE/UFPel, Pelotas, v. 30, n. 187-199, jan./jun. 2008.
/*ref*/BOGDAN R. & BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
/*ref*/BONA. V. de. Representações Sociais de Autonomia e o Uso das Tecnologias na Prática Docente. 2014. 263p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. CABRAL, A. C. S. dos P. EDUCAÇÃO INFANTIL: um estudo das relações entre diferentes práticas de ensino e conhecimentos das crianças sobre a notação alfabética. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/CAVALCANTI, A. C. D. Participação Cidadã no Contexto da Reforma Administrativa do Estado de Pernambuco. 2015. 206p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/CHIZZOTTI. A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evoluções e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho. Braga, Portugal, v. 16, n. 2 p. 221-236, 2003.
/*ref*/ESPÍNDOLA E. B. M. de. Profissionalidade Docente: um estudo sobre as representações sociais de competência para ensinar matemática de professores brasileiros e franceses. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/FLICK. U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
/*ref*/FREIRE. S. F. Educação e Integralidade o Conceito de Integralidade no pensamento pedagógico de Edgar Morin, Paulo Freire e Leonardo Boff. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/FREITAS. M. B. O Brincar e a Ludicidade como Saberes da Profissionalidade Docente na Educação Infantil: contributos e paradoxos da formação continuada na escola. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014. GAMA. Y. M. S. da. Construção das Práticas de Alfabetização: elementos da formação continuada mobilizados no cotidiano da sala de aula. 2014. Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2014.
/*ref*/GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Introdução. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. (orgs.). Pesquisa em educação – alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
/*ref*/GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
/*ref*/GODOY. A. S. Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.
/*ref*/GOMES, E. F. A Profissionalidade do Tutor na Docência no Sistema Universidade Aberta do Brasil: tensões entre concepções e exercício docente. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/GUIMARÃES, O. M. S. de. O Currículo do Curso de Pedagogia e sua influência na relação que estudantes-professores/as estabelecem com seus saberes da experiência. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/LIMA, E. C. Discurso de professores e documentos sobre o experimento no CECINE (Centro de Ensino de Ciências do Nordeste) nas décadas de 1960 e 1970. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/MELO, D. B. L. de. Formação do Gestor Escolar em Curso de Pós-graduação: Análise da Experiência da Escola de Gestores da Educação Básica em Pernambuco. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/MINAYO, M. C. S. (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.
/*ref*/MODENESI, T. V. A educação e a revista illustrada nos primeiros anos da República. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/MORAIS, K. N. de. A Produção Acadêmica sobre a expansão da Educação Superior no Brasil no período de 1995 a 2010. Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2013.
/*ref*/NETO. T. L. C. da. As Representações Sociais Sobre a Participação Democrática de Gestores de Escolas Públicas em Alagoas. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/OLIVEIRA, M. L. de. Políticas de Juventude, Governo da Vida e Educação: uma aproximação às ações de re(x)istência de jovens moradores das periferias na paraíba. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/OLIVEIRA. F. T. M. de. A Representação Cultural da Deficiência nos Discursos Midiáticos do Portal do professor do MEC. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/PEREIRA, M. I. B. Processos de Gestão em Transformação: os institutos federais de educação, ciência e tecnologia como “arena política”. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/SANTOS, C. I. dos. A Formação do Administrador: desvelando uma aproximação necessária entre formação acadêmica e formação humana. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/SANTOS, J. de O. Usos e significados da Escrita ‘fabricados’ no cenário cotidiano de uma escola no sertão do Pajéu (PE): lendo e escrevendo entre veredas, serras e mandacarus. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2010.
/*ref*/SILVA, R. C. da. A falsa dicotomia qualitativo-quantitativo: paradigmas que informam nossas práticas de pesquisas. In: ROMANELLI, G.; BIASOLI-ALVES, Z. M. M. Diálogos Metodológicos sobre Prática de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP USP/CAPES. R. Preto: Legis-Summa, 1998.
/*ref*/SILVA, F. S. da. Leitura e Prova Brasil: Ensino e Avaliação. Tese de Doutorado, UFPE, Recife: 2013.
/*ref*/SILVA, I. N. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: Reverberação do discurso da diversidade nas escolas da rede pública estaduais de Pernambuco. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/SILVA, R. N. da. Parceria Público Privado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Estado de Pernambuco. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/SILVA. E. G. da. Fenomenologia da Metafísica do Ser e do Ter: contribuições do pensamento filosófico de Gabriel Marcel para a educação numa perspectiva da formação humana. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/SILVA. F. A. G. da. A abordagem Triangular no Ensino das Artes como Teoria e a Pesquisa como Experiência Criadora. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/SILVA. L. N da.; Práticas de professores e conhecimentos de seus alunos. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.
/*ref*/SOUSA, K. F. B. S. de. Educação e Região. Práticas Anisianas e Freyreanas fazem a Educação do Recife/PE (1957-1964). 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/SOUZA, A. P. A. de. Redes Discursivas sobre os Corpos Infantis: a pedagogia cultural das danças midiatizadas como região de constituição de subjetividades. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
/*ref*/TAVARES, A. C. R. Bondade Fundamental e Presença Autêntica: a visão de formação humana no pensamento de chögyam trungpa rinpoche. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/VITÓRIA. T. Aguçando o Olhar para Compreender a Criança na Creche: Contribuições à Formação de Estudantes de Pedagogia. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
/*ref*/XIMENES. L. M. de. A Promoção da Formação Humana no Processo de Formação Acadêmica do Educador. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 43-53
2357-8483
10.25190/rec.v6i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421369307136