PESQUISA QUALITATIVA EM TESES DE DOUTORADO: UMA ANÁLISE DO TRIÊNIO 2013-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Martins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120
Resumo: Este artigo resultou de uma pesquisa documental cujo objeto de análise consistiu em teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no triênio 2013 a 2015, que se utilizaram de abordagem qualitativa. O artigo discute fundamentos e concepções da pesquisa qualitativa, bem como o delineamento do percurso investigativo dos trabalhos analisados. As teses foram coletadas por meio da internet através da Biblioteca Digital Teses e Dissertações (BDTD). Primeiramente, obtivemos todos os trabalhos defendidos no período 2013 a 2015; em seguida, identificamos as abordagens metodológicas concernentes à classificação: qualitativa, quantitativa e mista (quali-quanti). Posteriormente, selecionamos os trabalhos com abordagem qualitativa para leitura dos resumos e dos capítulos metodológicos nos casos da existência de ambas as dimensões. Os resultados evidenciaram que as pesquisas qualitativas partem da problemática cotidiana dos pesquisadores. Constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas. A investigação possibilitou a identificação de trabalhos com a seguinte estrutura metodológica: i) metodologia contemplada somente no capítulo metodológico; ii) metodologia mencionada no resumo e no capítulo metodológico; iii) atendem aos dois últimos requisitos e também mencionam no corpo do texto; iv) em menor quantidade, foram analisadas teses, que apresentaram maior índice de fragilidade na estrutura metodológica.
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Posteriormente, selecionamos os trabalhos com abordagem qualitativa para leitura dos resumos e dos capítulos metodológicos nos casos da existência de ambas as dimensões. Os resultados evidenciaram que as pesquisas qualitativas partem da problemática cotidiana dos pesquisadores. Constituem-se de temáticas variadas e contemporâneas. A investigação possibilitou a identificação de trabalhos com a seguinte estrutura metodológica: i) metodologia contemplada somente no capítulo metodológico; ii) metodologia mencionada no resumo e no capítulo metodológico; iii) atendem aos dois últimos requisitos e também mencionam no corpo do texto; iv) em menor quantidade, foram analisadas teses, que apresentaram maior índice de fragilidade na estrutura metodológica.Núcleo de Publicação UNICATÓLICALeite, Maria Cleide da Silva Ribeiro; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do NorteSilva, Antonio José Pereira da; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraMartins, Elcimar Simão; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/212010.25190/rec.v6i1.2120Revista Expressão Católica; v. 6, n. 1 (2017): Revista Expressão Católica; 43-532357-848310.25190/rec.v6i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2120/pdf/*ref*/ALBUQUERQUE, C. 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