A UNIVERSIDADE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA
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Data de Publicação: | 2021 |
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Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
DOI: | 10.25190/rec.v10i2.4689 |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4689 |
Resumo: | As escolas estão inseridas em universos de competição para uma sociedade industrial e tecnológica. Nossos jovens estão bombardeados de informações, metas a serem atingidas, preocupados com a formação profissional. Este trabalho articular tem como mister apresentar um panorama atual sobre os parâmetros curriculares dos cursos de ensino jurídico superior no país. No trabalho cientifico tem na metodologia bibliográfica e documental sua técnica pesquisa básica, onde buscou-se abarcar a adaptação das informações obtidas em revistas cientificas, doutrinas pertinentes, jurisprudências trazendo resultados, obtermos caminhos até chegarmos a métodos e instrumentos necessários. O professor que estudar didática e teorias de aprendizagem e entrar nos cursos jurídicos vai ter que buscar novas alternativas de ensino e diversificar suas estratégias. Seria uma forma de inserir o aluno dentro do processo de aprendizagem como um agente reflexivo de sua prática e não para ficar reproduzindo fielmente as leis do país, contudo, sem compreender o contexto da realidade. Imagina-se uma sociedade sem amarras ideológicas e sem relações umbilicais, apresenta-se aos alunos uma imagem do ideal sem a realidade que deve ser compartilhada entre a simplicidade e complexidade. Uma leitura crítica do conhecimento para o exercício da cidadania. |
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A UNIVERSIDADE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA: EDUCAÇÃO E CIDADANIAEnsino Superior; Cidadania; Educação ProfissionalAs escolas estão inseridas em universos de competição para uma sociedade industrial e tecnológica. Nossos jovens estão bombardeados de informações, metas a serem atingidas, preocupados com a formação profissional. Este trabalho articular tem como mister apresentar um panorama atual sobre os parâmetros curriculares dos cursos de ensino jurídico superior no país. No trabalho cientifico tem na metodologia bibliográfica e documental sua técnica pesquisa básica, onde buscou-se abarcar a adaptação das informações obtidas em revistas cientificas, doutrinas pertinentes, jurisprudências trazendo resultados, obtermos caminhos até chegarmos a métodos e instrumentos necessários. O professor que estudar didática e teorias de aprendizagem e entrar nos cursos jurídicos vai ter que buscar novas alternativas de ensino e diversificar suas estratégias. Seria uma forma de inserir o aluno dentro do processo de aprendizagem como um agente reflexivo de sua prática e não para ficar reproduzindo fielmente as leis do país, contudo, sem compreender o contexto da realidade. Imagina-se uma sociedade sem amarras ideológicas e sem relações umbilicais, apresenta-se aos alunos uma imagem do ideal sem a realidade que deve ser compartilhada entre a simplicidade e complexidade. Uma leitura crítica do conhecimento para o exercício da cidadania.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASouza, Joel Arruda de; Universidade Católica de Brasília, UCB, BrasilVasconcelos, Francisco Jose Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, BrasilGonçalves, Susana Maria de Almeida; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, FPCEUP, Brasil2021-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos Originaisapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/468910.25190/rec.v10i2.4689Revista Expressão Católica; v. 10, n. 2 (2021): Rev. Expr. Catól.; 20-332357-848310.25190/rec.v10i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4689/pdf02/*ref*/ALMEIDA JUNIOR, F. F. A proliferação dos cursos jurídicos de direito no Brasil e a superação do positivismo jurídico como condições que favorecem a ampliação do acesso à justiça. In: TAGLIAVINI, J. V. (org.). A superação do positivismo jurídico no ensino do Direito: uma releitura de Kelsen que possibilita ir além de um positivismo restrito e já consagrado. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2008./*ref*/ANDRÉ, M. E. D. A.; VIEIRA, M. M. da S. O coordenador pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. M. N. de S. (org.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006./*ref*/BARROS, R. C. S. de. As implicações do positivismo jurídico no ensino do direito do trabalho. In: TAGLIAVINI, J. V. (org.). A superação do positivismo jurídico no ensino do Direito: uma releitura de Kelsen que possibilita ir além de um positivismo restrito e já consagrado. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2008./*ref*/BASTOS, A. W. Ensino jurídico no Brasil. 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A superação do positivismo jurídico no ensino do Direito: uma releitura de Kelsen que possibilita ir além de um positivismo restrito e já consagrado. Araraquara, SP: Junqueira & Marin Editores, 2008./*ref*/CASTRO, A. G. Educação continuada: o papel das instituições de ensino superior e o papel das escolas superiores de advocacia, da magistratura e do ministério público. In: OAB Ensino Jurídico: Formação jurídica e inserção profissional. Brasília: Conselho Federal da OAB, 2003./*ref*/CERQUEIRA, D. T.; FRAGALE FILHO, R. O ensino jurídico em debate: o papel das disciplinas propedêuticas na formação jurídica. Campinas: Editora Millennium, 2007./*ref*/COPETTI, A. L.; MORAIS, J. L. B. O Ensino Jurídico e a Formação do Bacharel em Direito: Diretrizes Político-Pedagógicas do Curso de Direito da Unisinos. Porto Alegre: Editora Livraria do Advogado, 2007./*ref*/FERRA, M. P. Fundação Universitaria Iberoamericana (FUNIBER). Didática Aplicada. 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São Paulo: Atlas, 2011.Direitos autorais 2021 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-21T11:40:50Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/4689Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2021-12-21T11:40:50Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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