A UNIVERSIDADE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA: EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joel Arruda de; Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasconcelos, Francisco Jose Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá, UNICATÓLICA, Brasil, Gonçalves, Susana Maria de Almeida; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, FPCEUP, Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
DOI: 10.25190/rec.v10i2.4689
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/4689
Resumo: As escolas estão inseridas em universos de competição para uma sociedade industrial e tecnológica. Nossos jovens estão bombardeados de informações, metas a serem atingidas, preocupados com a formação profissional. Este trabalho articular tem como mister apresentar um panorama atual sobre os parâmetros curriculares dos cursos de ensino jurídico superior no país. No trabalho cientifico tem na metodologia bibliográfica e documental sua técnica pesquisa básica, onde buscou-se abarcar a adaptação das informações obtidas em revistas cientificas, doutrinas pertinentes, jurisprudências trazendo resultados, obtermos caminhos até chegarmos a métodos e instrumentos necessários. O professor que estudar didática e teorias de aprendizagem e entrar nos cursos jurídicos vai ter que buscar novas alternativas de ensino e diversificar suas estratégias. Seria uma forma de inserir o aluno dentro do processo de aprendizagem como um agente reflexivo de sua prática e não para ficar reproduzindo fielmente as leis do país, contudo, sem compreender o contexto da realidade. Imagina-se uma sociedade sem amarras ideológicas e sem relações umbilicais, apresenta-se aos alunos uma imagem do ideal sem a realidade que deve ser compartilhada entre a simplicidade e complexidade. Uma leitura crítica do conhecimento para o exercício da cidadania.
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