POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882 |
Resumo: | O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais e poder intervir na realidade em que vivem fazendo-se valer dos seus direitos e ter noção dos seus deveres. É tarefa do Estado fazer com que a educação possa ser oferecida em grande escala, atendendo a anseios de parcelas expressivas da sociedade e conjugando qualidade com inclusão social. Nesta árdua tarefa, a educação profissional e tecnológica vem ocupando uma posição estratégica importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e construção da cidadania. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da contribuição do Pronatec na construção da cidadania, além de contribuir com o debate sobre o assunto. Foi verificado que o Pronatec se destacou como um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade. |
id |
UNEMAT-5_b1e11e375f60d4f8f8715b0590270fec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3882 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATECeducação profissionalcidadaniaPronatec.O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais e poder intervir na realidade em que vivem fazendo-se valer dos seus direitos e ter noção dos seus deveres. É tarefa do Estado fazer com que a educação possa ser oferecida em grande escala, atendendo a anseios de parcelas expressivas da sociedade e conjugando qualidade com inclusão social. Nesta árdua tarefa, a educação profissional e tecnológica vem ocupando uma posição estratégica importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e construção da cidadania. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da contribuição do Pronatec na construção da cidadania, além de contribuir com o debate sobre o assunto. Foi verificado que o Pronatec se destacou como um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 153-1702178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882/3077Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Fabiana Carvalho da Silva2021-07-05T09:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3882Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T09:34:10Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
title |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
spellingShingle |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC Bispo, Fabiana Carvalho da Silva educação profissional cidadania Pronatec. |
title_short |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
title_full |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
title_fullStr |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
title_full_unstemmed |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
title_sort |
POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC |
author |
Bispo, Fabiana Carvalho da Silva |
author_facet |
Bispo, Fabiana Carvalho da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bispo, Fabiana Carvalho da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação profissional cidadania Pronatec. |
topic |
educação profissional cidadania Pronatec. |
description |
O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais e poder intervir na realidade em que vivem fazendo-se valer dos seus direitos e ter noção dos seus deveres. É tarefa do Estado fazer com que a educação possa ser oferecida em grande escala, atendendo a anseios de parcelas expressivas da sociedade e conjugando qualidade com inclusão social. Nesta árdua tarefa, a educação profissional e tecnológica vem ocupando uma posição estratégica importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e construção da cidadania. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da contribuição do Pronatec na construção da cidadania, além de contribuir com o debate sobre o assunto. Foi verificado que o Pronatec se destacou como um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882/3077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 153-170 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217459909296128 |