POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bispo, Fabiana Carvalho da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882
Resumo: O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais e poder intervir na realidade em que vivem fazendo-se valer dos seus direitos e ter noção dos seus deveres. É tarefa do Estado fazer com que a educação possa ser oferecida em grande escala, atendendo a anseios de parcelas expressivas da sociedade e conjugando qualidade com inclusão social. Nesta árdua tarefa, a educação profissional e tecnológica vem ocupando uma posição estratégica importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e construção da cidadania. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da contribuição do Pronatec na construção da cidadania, além de contribuir com o debate sobre o assunto. Foi verificado que o Pronatec se destacou como um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade.
id UNEMAT-5_b1e11e375f60d4f8f8715b0590270fec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3882
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATECeducação profissionalcidadaniaPronatec.O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais e poder intervir na realidade em que vivem fazendo-se valer dos seus direitos e ter noção dos seus deveres. É tarefa do Estado fazer com que a educação possa ser oferecida em grande escala, atendendo a anseios de parcelas expressivas da sociedade e conjugando qualidade com inclusão social. Nesta árdua tarefa, a educação profissional e tecnológica vem ocupando uma posição estratégica importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e construção da cidadania. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da contribuição do Pronatec na construção da cidadania, além de contribuir com o debate sobre o assunto. Foi verificado que o Pronatec se destacou como um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 153-1702178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882/3077Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBispo, Fabiana Carvalho da Silva2021-07-05T09:34:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3882Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2021-07-05T09:34:10Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
title POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
Bispo, Fabiana Carvalho da Silva
educação profissional
cidadania
Pronatec.
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO PRONATEC
author Bispo, Fabiana Carvalho da Silva
author_facet Bispo, Fabiana Carvalho da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bispo, Fabiana Carvalho da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
cidadania
Pronatec.
topic educação profissional
cidadania
Pronatec.
description O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais e poder intervir na realidade em que vivem fazendo-se valer dos seus direitos e ter noção dos seus deveres. É tarefa do Estado fazer com que a educação possa ser oferecida em grande escala, atendendo a anseios de parcelas expressivas da sociedade e conjugando qualidade com inclusão social. Nesta árdua tarefa, a educação profissional e tecnológica vem ocupando uma posição estratégica importante para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e construção da cidadania. Neste contexto, este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão teórica acerca da contribuição do Pronatec na construção da cidadania, além de contribuir com o debate sobre o assunto. Foi verificado que o Pronatec se destacou como um elemento estratégico para a construção da cidadania e para uma melhor inserção de jovens e trabalhadores na sociedade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3882/3077
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 30 n. 2 (2018): (JUL/DEZ); 153-170
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217459909296128