MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de, Bezerra, Júlio César Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449
Resumo: O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas.
id CATOLICA_4311f0963497f59f1746c6db6e0ce99d
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1449
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMCiências SociaisMoodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem.O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas.Núcleo de Publicação UNICATÓLICASilva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de QuixadáLima, Gabriela Cíntia Cavalcante deBezerra, Júlio César Cavalcante2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/144910.25190/rec.v4i1.1449Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449/1182/*ref*/ARCOS, Catarina. MOODLE: O que é o moodle? 2010. Disponível em: https://sites.google.com/a/eu.ipp.pt/moodle/home/historia. Acesso em: 06 set. 2013./*ref*/BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação à distância. In:BEHAR, P.A.(Org.). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.15-32. Disponível em:<http://www.umcpos.com.b r/centraldoaluno/arquivos/31_10_2012_164/Texto_4._Modelos_Pedagogicos_em_Educacao_a_Distancia.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013./*ref*/COELHO, Pollyanna Jericó Pinto; ALVES, Jefferson Fernandes. Visões camaleônicas: vantagens e limites do uso vídeo no processo de ensino-aprendizagem. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n.13, p.111-122, dez.2005. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos /files/Revista/N%2013/artigo10.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013./*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Núcleo de Pesquisa. Regulamento de trabalhos científicos. Quixadá: FCRS, 2012. Disponível em: <http://catolicadequixada.files.wordpress.com/2013/06/regulamento-de-trabalh os-cientc3adficos-2012-2.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013./*ref*/IAHN, Luciene Ferreira; BENTES, Roberto de Fino. Ambiente Virtual de Aprendizagem apoiando melhorias no ensino presencial e a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, Manaus, Brasil, p. 1-10, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/c d/201.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2014./*ref*/LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática; Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993./*ref*/OLIVEIRA, Manfredo A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2008./*ref*/PEDROSO, Deucélia Eva. Interfaces Gráficas em Ambientes de E-learning: Caso VIASK. Florianopólis, 2002, 120p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. Disponível em:<https://epositorio.ufsc.br/ bitstream/handle/123456789/83286/222581.pdf?sequence=1>. Acesso em: 29 set.2013./*ref*/REGO, Mauro Alex; PADOVANI, Stephania. Requisitos para o design de interface de ambiente virtual de aprendizagem voltado à capacitação de agentes do design possível. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE: DESAFIOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, Paraná, Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.designemartigos.com.br/design-de-interface-para-ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 03 jul. 2013./*ref*/SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista FAEBA: Educação e Contemporaneidade, v.11, n. 18, p.425-435, nov. 2003. Disponível em: <http://www.uneb.br/revistada faeeba/files/2011/05/numero18.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2013.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1449Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
spellingShingle MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Ciências Sociais
Moodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem.
title_short MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_fullStr MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
title_sort MOODLE: ANÁLISE DAS FERRAMENTAS NA CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
author Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_facet Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de
Bezerra, Júlio César Cavalcante
author_role author
author2 Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de
Bezerra, Júlio César Cavalcante
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Antonio Neuton da; Centro Universitário Católica de Quixadá
Lima, Gabriela Cíntia Cavalcante de
Bezerra, Júlio César Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais
Moodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem.
topic Ciências Sociais
Moodle. Ferramentas. Comunicação. Aprendizagem.
description O presente trabalho apresenta como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem se inserindo na educação e se disseminando. O objetivo desse trabalho é apresentar e analisar os recursos desse ambiente, como eles funcionam e de que forma podem influenciar na comunicação e no processo de aprendizagem dos alunos. Utilizou-se de análise qualitativa e pesquisa bibliográfica para as devidas análises e colaborações teóricas, obtendo-se esclarecimentos sobre as relações existentes no nível de comunicação e aprendizagem do Moodle e suas ferramentas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449
10.25190/rec.v4i1.1449
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449
identifier_str_mv 10.25190/rec.v4i1.1449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1449/1182
/*ref*/ARCOS, Catarina. MOODLE: O que é o moodle? 2010. Disponível em: https://sites.google.com/a/eu.ipp.pt/moodle/home/historia. Acesso em: 06 set. 2013.
/*ref*/BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação à distância. In:BEHAR, P.A.(Org.). Modelos pedagógicos em educação à distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.15-32. Disponível em:<http://www.umcpos.com.b r/centraldoaluno/arquivos/31_10_2012_164/Texto_4._Modelos_Pedagogicos_em_Educacao_a_Distancia.pdf>. Acesso em: 29 set. 2013.
/*ref*/COELHO, Pollyanna Jericó Pinto; ALVES, Jefferson Fernandes. Visões camaleônicas: vantagens e limites do uso vídeo no processo de ensino-aprendizagem. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n.13, p.111-122, dez.2005. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos /files/Revista/N%2013/artigo10.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013.
/*ref*/FACULDADE CATÓLICA RAINHA DO SERTÃO. Núcleo de Pesquisa. Regulamento de trabalhos científicos. Quixadá: FCRS, 2012. Disponível em: <http://catolicadequixada.files.wordpress.com/2013/06/regulamento-de-trabalh os-cientc3adficos-2012-2.pdf>. Acesso em: 19 set. 2013.
/*ref*/IAHN, Luciene Ferreira; BENTES, Roberto de Fino. Ambiente Virtual de Aprendizagem apoiando melhorias no ensino presencial e a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, Manaus, Brasil, p. 1-10, 2011. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/c d/201.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2014.
/*ref*/LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática; Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
/*ref*/OLIVEIRA, Manfredo A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2008.
/*ref*/PEDROSO, Deucélia Eva. Interfaces Gráficas em Ambientes de E-learning: Caso VIASK. Florianopólis, 2002, 120p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2002. Disponível em:<https://epositorio.ufsc.br/ bitstream/handle/123456789/83286/222581.pdf?sequence=1>. Acesso em: 29 set.2013.
/*ref*/REGO, Mauro Alex; PADOVANI, Stephania. Requisitos para o design de interface de ambiente virtual de aprendizagem voltado à capacitação de agentes do design possível. In: III SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE: DESAFIOS PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, Paraná, Brasil, 2009. Disponível em: <http://www.designemartigos.com.br/design-de-interface-para-ambiente-virtual-de-aprendizagem/>. Acesso em: 03 jul. 2013.
/*ref*/SANTOS, Edméa Oliveira. Ambientes virtuais de aprendizagem: por autorias livres, plurais e gratuitas. Revista FAEBA: Educação e Contemporaneidade, v.11, n. 18, p.425-435, nov. 2003. Disponível em: <http://www.uneb.br/revistada faeeba/files/2011/05/numero18.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica
2357-8483
10.25190/rec.v4i1
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826419984138240